Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIniciante4 motivos que Impedem os Iniciantes de operar Day Trade

4 motivos que Impedem os Iniciantes de operar Day Trade

Nesse artigo iremos abordar as principais barreiras que impedem os iniciantes de operar no Day Trade. São eles:

  • Falta de Conhecimento sobre o Assunto
  • Medo de Perder Dinheiro
  • Falta de Tempo
  • Receio (medo do desconhecido)

Por mais que você se sinta atraído para ir direto à razão que mais te atrapalha, eu sugiro que leia todos porque existem algumas lições em cada um deles.

Então vamos lá:

Falta de Conhecimento sobre Day Trade

Se você já procurou no Google sobre estratégia de Day Trade (ou como aprender Day Trade), você certamente se deparou que para ser um day trader consistente você teria que aprender Análise Técnica.

Eu também vivenciei isso quando comecei a operar em 2008, porque todas os Educacionais presentes na época só fomentavam esse tipo de ferramenta.

Eu fiz praticamente todos os cursos, desde a Ancor até cursos mais avançados. Li todos os best seller… e fiz todos os cursos disponíveis na internet…

Eu fiquei nesse ciclo por uns bons meses e quase nunca consegui ir para frente em resultados efetivos. Até que eu fui confrontado com uma realidade que até então eu nunca tinha me atendado.

Em 2007 e 2008 eu trabalhava em uma corretora que só atendia traders autônomos (pessoas físicas que operavam somente capital próprio e dentro da corretora).

Analisando tudo que eu tinha aprendido nos cursos e livros, eu percebi que nada daquilo era aplicado na prática pelos caras que operam lá dentro…

Eu via meu chefe (o dono da corretora e que era um dos melhores scalpers do pregão) operar e não me conformava como ele conseguia fazer aquilo sem olhar para nenhuma tela gráfica ou para nenhum indicador técnico.

Dos 200 traders que operavam na corretora… menos de 5% olhava gráficos…

Eu confesso que apesar de ver eles fazendo resultados muito expressivos (muito mesmo) eu não entendia o que eles olhavam… fiquei por um bom tempo assim…

Mas no fundo como eu queria ser igual a eles… eu queria ter os resultados deles… e percebi que teria que operar igual eles!!!

Tá bom André, e qual a sua estratégia hoje?

Bom, na verdade praticamente todas as operações que fazemos são baseadas em Análise de Fluxo de Ordens (ou Tape Reading).

Mas, André por que não gráficos ou indicadores técnicos?

Por alguns motivos:

1º Tem um monte de fatores que não são vistos nos gráficos e indicadores.

2º Gráficos e indicadores são baseados em preço e quando você usa o preço no passado para prever o preço no futuro você está fazendo uma pressuposição errada. Você estará, mesmo que sem querer, pressupondo que existe resposta no passado capaz de explicar variações futuras. Algumas vezes sim, mas na maioria das vezes a resposta para o futuro não está escrita no passado!

Quando você se aprofunda no que o mercado é, logo percebe a vantagem que traders que sabem enxergar o fluxo de ordens possuem em relação aos traders que não sabem enxergar. 

Medo de Perder Dinheiro

Operar Day Trade profissionalmente é mais parecido com empreender do que com emprego de salário fixo!

No começo seu ganho bruto no mercado é incerto e você terá uma série de custos, como corretagem, custos bolsa, plataforma, internet.

Na verdade, pela nossa bagagem os primeiros meses geralmente são no zero a zero ou negativo, porque os ganhos (se existirem) não cobrem os custos.

Isso é normal e acontece para todos nós…

Entretanto, o que mata a maioria dos traders que se aventuram sem nenhum conhecimento é o tempo que demora até aprender.

Existe uma curva de aprendizado e poucos estão dispostos (ou têm tempo e dinheiro) para suportar essa curva.

Os que tentam operar com lotes maiores pensando em cobrir todos os custos, geralmente são os que são expulsos mais cedo porque vão errar com lotes maiores.

O que as pessoas não gostam de ouvir é que você tem que estar disposto a pagar o preço desse tempo (além do seu custo de vida, contas de casa e etc).

Na verdade o problema com dinheiro é complicado…

Existem pessoas que nesse momento de vida não dispõem de dinheiro para colocar em risco e para essas pessoas eu sempre aconselho não desanimar. Não é porque você não tem agora que não vai ter daqui há um tempo!

Aliás, ter um objetivo, uma meta, faz as pessoas correrem, faz as pessoas lutarem e enfrentarem os desafios para conseguir ter.

E o que complica ainda mais a relação de dinheiro com Day Trade é que mesmo que você possua dinheiro para colocar em risco, você ainda corre o risco de sofrer de aversão a perdas.

A maior parte das pessoas que vem para o mercado só pensa nos ganhos e quase nunca nas perdas. Elas até sabem que existem perdas, mas não acreditam que isso vai acontecer com elas…

É aqui que nasce a obsessão por análise!

Na expectativa de não perder, algumas pessoas ficam na busca teórica do melhor trading system, do melhor setup pronto (daquele com a maior taxa de acerto).

Basicamente é assim: o trader aprende um método e começa a fazer previsões sobre direção de preço baseado nesse método e quando o mercado não reage da forma que ele queria (ou esperava) ele fica frustrado.

Acontece que com o tempo essa frustração vai se transformando em medo…

Como esse não deve ser o seu caso já que você disse que nunca operou, fica a dica: “Operar na física não tem nada a haver com fazer previsões…”.

Você não precisa adivinhar o que vai acontecer no futuro para ganhar dinheiro!

Trading não tem haver com achar uma equação para o passado e sim com desenvolvimento de habilidades! 

Falta de Tempo

Se você tem um emprego ou uma empresa e não tem tempo de operar, não há muito o que fazer…Ou você tem pelo menos algumas janelas durante o dia em que possa se dedicar ou essa atividade não é adequada para você nesse momento de vida!

Operar outro mercado, como Mini SP500 Futuro, Euro Futuro, Petróleo Futuro, Bitcoin Futuro até pode ser uma alternativa, mas você precisa tomar cuidado porque não vai ter tempo de focar.

Nenhum ser humano no mundo consegue trabalhar 8, as vezes 12 horas por dia, voltar para casa e ainda focar em operar. Trading consome muito do emocional e você provavelmente já vai estar consumido do seu dia.

O que você pode fazer é separar pequenos trechos ininterruptos dentro do dia para operar… Se não for possível, grave a tela e tente pelo menos rever algumas partes do dia nas horas vagas e vá se preparando para quando tiver um tempo. 

Receio (medo do desconhecido)

Na verdade em qualquer atividade que começamos é comum sentirmos receio (às vezes medo).

Algumas pessoas têm receio de não dar certo para elas, outras têm receio de investirem tempo e não dar em nada e ainda se arrependerem de não ter gasto esse tempo em outra atividade!

Tudo isso é absolutamente normal em qualquer decisão que tomamos e que exige dedicação.

A única coisa que você pode fazer além de aceitar esse risco é focar em aprender de forma rápida e eficiente. Quanto menos tempo você demorar para aprender, menor tende ser essa sensação de receio.

Bom, sei que o artigo ficou grande, mas espero ter ajudado de alguma forma.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.