Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosEducacionalApenas 10% Ganha no Day Trade?

Apenas 10% Ganha no Day Trade?

No mês de março/2019, a Comissão de Valores Mobiliários solicitou a dois pesquisadores da FGV um estudo em que foi demonstrado que aproximadamente 90% das pessoas que atuaram no mercado como day traders, operando minicontratos entre 2013 e 2015, acabaram desistindo de seguir com essa atividade. Além disso, menos de 1% dos que estiveram ativos em mais de 300 pregões conseguiu um lucro médio diário acima de R$ 300,00.

Essa é a realidade a ser enfrentada por quem escolhe viver de trade. Por conta desses números expressivos, algumas mídias declararam ser um verdadeiro mito a possiblidade de viver de day trade. Contudo, é preciso fazer algumas reflexões e ir além da estatística na hora de decidir ou não seguir este caminho.

Não vou aqui falar das vantagens e recompensas que um trader consegue ao atingir a consistência. Isso todos conhecem e alguns até exploram de forma indevida o sucesso que o trading proporciona. Minha intenção é apenas colaborar para que você tome uma decisão consciente.

Primeiramente, quero lhe falar de um outro estudo feito nos mercado americano comparando a remuneração da hora de trabalho do trader com profissionais de outras áreas. Essa pesquisa mostrou que o trader é a terceira melhor profissão em termos de remuneração por hora trabalhada, ficando atrás apenas de artistas e esportistas.

Agora te pergunto: qual é a estatística a ser enfrentada por aqueles que almejam ser artista ou esportista de sucesso? Não sei ao certo, mas arrisco dizer que é bem menos que 10%.

Sendo assim, por tudo que o trading é capaz de trazer para a vida de uma pessoa (alta remuneração, mais tempo, qualidade de vida, transformação comportamental etc.), acredito que os 10% de traders consistentes já é muito!

“Se você pensa que pode ou pensa que não pode, de qualquer forma você está certo” (Henry Ford)

Quando esse estudo foi divulgado pela grande mídia, choveram pronunciamentos de diferentes fontes criticando e questionando viabilidade do day trade. Certamente, quem estava em dúvida se devia ou não continuar perseguindo esse objetivo cogitou desistir.

Para mim, esse estudo revela duas vertentes: a primeira e mais óbvia é que realmente não será tarefa fácil. Já a segunda não é qualquer pessoa que enxerga, ouso dizer que só os destinados a vencer na vida é que pararam para pensar: de que é sim possível, afinal 10% consegue. E se alguém consegue, qualquer um consegue, desde que siga o mesmo caminho.

Foi o que fiz quando decidi largar a TI e me desenvolver como trader. Eu era o responsável por assegurar toda a infraestrutura eletrônica da corretora que abrigava a maioria dos traders autônomos de sucesso. Eu via que era possível dar certo nesta atividade, pois acompanhava o dia a dia dessas pessoas. E via também que era sim possível romper o padrão de trabalhar das 09h00 às 18h00, ganhando muito mais que um CEO de uma grande empresa.

Quando surgiu a oportunidade de entrar nesse mundo, eu não pensei duas vezes. Aliás, eu não entrei, eu mergulhei de cabeça nesse universo. E a primeira grande decisão que tomei foi aprender o Tape Reading, justamente porque sabia que esse era o método de leitura de mercado utilizado pelos traders vencedores. 

Como aprender day trade e qual o meu papel como mentor 

Nos últimos anos, graças à experiência de anos desenvolvendo conteúdo e cursos educacionais sobre o mercado financeiro, eu e minha equipe acumulamos experiência para fornecer um passo a passo a quem almeja ser trader.

O primeiro degrau dessa escala passa pelo aprendizado dos fundamentos, isto é, da base sólida, sobre a qual se desenvolve toda atividade especulativa do mercado financeiro. Depois disso, é preciso se aprofundar no estudo dos players e como eles interagem no mercado, analisando os diferentes impactos que eles causam nesse meio. Lembre-se: para sua operação dar certo, é preciso que alguém continue disposto a agredir os próximos níveis de preço de sua entrada. É por isso que o estudo da forma como os demais players atuam no mercado é tão importante. Se focar apenas em estratégia, não há como dar certo no mercado.

Dito isso, o maior erro que nós, aspirantes a trader, fazemos é focar apenas em uma parte do aprendizado. Alguns sabem toda a teoria, mas negligenciam a prática. Outros partem logo para a prática, mas esquecem de formar a base sólida que lhes dará condições de entender o que, de fato, está acontecendo na tela. No trading não há meio termo: é preciso que você dê atenção tanto para a teoria, quanto à prática, pois só assim você chegará ao objetivo final, a consistência.

Como mentor, sempre me cobrei e ainda me cobro para que os meus alunos consigam se desenvolver. Não economizo recursos e esforços, pois essa é a minha missão. Hoje, depois de ver muitos desses alunos conquistando seu espaço no mercado, tenho convicção que estou no caminho certo. De minha parte, fornecerei o conteúdo e as ferramentas necessárias, para que você consiga desenvolver a teoria e a prática que nossa profissão exige.

Contudo, o terceiro e último elemento dependerá unicamente de você. É a sua vontade e disposição em aplicar satisfatoriamente o conteúdo ensinado que o fará vencer no trading. Por mais que eu te motive, este terceiro é de sua inteira responsabilidade.

Portanto, jogue a muleta fora e deixe de desculpas. 90% ficam pelo caminho? Sim, ficam. Mas esses você deve ignorar. Preste atenção nos 10% que deram certo, pois são eles os exemplos a serem seguidos. No mercado há espaço para todos e ao seguir o caminho de quem venceu, certamente você conquistará o seu.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes



Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.