Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioFuja do Círculo Vicioso no Day Trade

Fuja do Círculo Vicioso no Day Trade

Se você quiser fugir do grupo de pessoas que pulam de setup em setup atrás da melhor estratégia e morrem na praia, não perca esse artigo.

Eu chamo de círculo vicioso a tentativa de olhar para trás e achar qual a melhor combinação de indicadores ou encontrar as melhores relações de causa e efeito que expliquem os movimentos passados, sem que essa relação faça sentido.

Digamos que tenha aprendido que cruzamento de média é uma boa estratégia. Seu trabalho seria adaptar o melhor cruzamento de médias para cada ativo que decidisse operar. Para isso, usaria um sistema que realizasse uma otimização (backtesting) apontando qual combinação de médias geraria um melhor resultado no período de avaliação que você escolheu.

Além disso, definiria todos os critérios gerenciais de risco (basicamente relação risco retorno)e de tamanho de lote. Digamos que o sistema apontou que as médias de 8 e 21 seriam as melhores combinações para determinado ativo, no período que você definiu o teste. O próximo passo seria validar este setup com relatório de avaliação contendo todas as informações relevantes, como ganho máximo por operação, perda máxima por operação, ganhos e perdas médios, sequência de operações ganhadoras e perdedoras, drawdown (qual foi a maior sequência de perdas consecutivas em R$) e etc.

Se as condições forem favoráveis, você decide que começará suas operações seguindo este trading system, pois ele é estatisticamente confiável.

A questão é: o que ocorre se você ganhar dinheiro nos primeiros dois meses? Você irá reconsiderar qualquer variável do seu sistema ou irá mantê-lo? O mais lógico seria mantê-lo e continuar fazendo o que está dando certo.

E se, por outro lado, você perdesse dinheiro nos primeiros dois meses, o que faria? Continuaria seguindo as sinalizações, pois essas perdas são normais (em outras palavras, o drawdown já era conhecido) ou reconsideraria algumas variáveis do trading system?

Qual é o certo?

De toda forma, digamos que decida, por qualquer motivo, reconsiderar algumas variáveis e assim decida voltar ao sistema de backtesting e re-otimizar as médias a ponto que a nova combinação gere um resultado positivo no mesmo período em que seu sistema (com a combinação de médias antiga) gerou o resultado negativo. Assim, o sistema poderá indicar que a melhor combinação para os últimos 2 meses teria sido 12 X 31 e não os 8 X 21 indicados na sua primeira avaliação.

Resumindo, esse é justamente o ciclo vicioso que tanto falamos.

Pois você sempre tentará re-otimizar seu sistema quando estiver perdendo, buscando, justamente uma combinação que evitaria de ter perdido.

Entretanto, o problema aqui não é fazer o backtesting e tentar re-otimizar sua estratégia, mas sim acreditar que o cruzamento de médias móveis (ou IFR, ADC, Hilo, Bandas de Bollinger etc.) seja uma boa explicação para os preços. Essa falta de compreensão na causalidade é o maior problema. Repare que sempre que o trading system gerar perdas seguidas vai ficar a dúvida: re-otimizo ou mantenho? E pior, sempre que você decidir re-otimizá-lo você buscará algo que “se você tivesse feito você teria ganho”, sempre no passado e sempre com a palavra “se”!

Quando estudamos uma estratégia, nesse exemplo, cruzamento de médias, a primeira pergunta que você deve fazer a você mesmo é: “Será que as médias, efetivamente são a causa do preço?” Ou, “será que existe uma relação de causa efeito, efetiva, entre médias (variável explicativa) e o preço (variável a ser explicada)?”.

Se você fizer essa pergunta levando em conta todos os indicadores ou ainda as possíveis combinações entre os indicadores, você irá reparar que praticamente nenhum deles representa o mercado. Os indicadores são o produto do preço, mas não são bons sinalizadores do futuro. Assim, se indicadores não representam o mercado, como podem ser uma variável explicativa coerente para explicar os preços?

Mesmo que você acredite ser possível encontrar, ou que já possua algum indicador ou combinações, que não reflitam com exatidão o mercado, mas que geram ótimos resultados em várias condições de mercado (através de backtesting) reflita sobre o que você fará quando o sistema parar de funcionar…

Sei que não é fácil de aceitar, mas é real. Aliás, eu afirmaria que a maior parte dos traders de mesa proprietária (tanto de bancos quanto de fundos) e dos traders ativos consistentes (com os quais tive convívio) opera sem tomar decisões baseadas em gráficos, indicadores ou trading systems mecânicos.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.