Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioComo analisar o Mercado: vai Subir ou vai Cair?

Como analisar o Mercado: vai Subir ou vai Cair?

Tempos atrás, escrevi um artigo contando um pouco da minha experiência no scalping e o porquê de um dos primeiros cenários condicionais que escolhi operar foi a inversão de fluxo. Como a repercussão foi muito boa, resolvi trabalhar um pouco mais essa questão.

Muitos traders gostam de operar a inversão de fluxo porque é um cenário de alta probabilidade de acerto e a percepção de suas variáveis confere mais credibilidade na hora de clicar, pois é nítida a mudança de momentum no mercado.

Antes de falarmos especificamente sobre as variáveis, vamos descrever um cenário de inversão de fluxo, no qual trabalharemos os demais tópicos deste artigo. Imagine que o mercado esteja negociando entre o 8,0 e o 10,0. No 9,0, surge um vendedor atuando agressivamente e o mercado ganha momentum, indo em direção ao 3,0. Essa queda ocorre com agressões expressivas na compra, vendedores batendo a preços cada vez mais baratos, movendo o mercado de forma ininterrupta. Quando chega a 3,0, batem os lotes ali existentes, mas esse preço, nem bem vira vendedor, já tomam os lotes que ali estavam e ele vira comprador para lote. Em resumo, interrompem o movimento prévio de queda do mercado, ofertando liquidez na compra.

A interrupção do movimento prévio de venda com o aparecimento de um player atuando forte na compra e demonstrando que tem mais lote para executar (já que além de defender o 3,0, ele pendurou novas ofertas nesse preço), é uma situação característica da inversão de fluxo. Se ele começar a tomar também a 3,5, poderemos estar diante de uma boa oportunidade para também atuarmos na compra.

Contudo, esses sinais são suficientes para constatarmos a inversão de fluxo?

As demais variáveis que revelam uma eventual inversão de fluxo

Apesar de esses serem os principais indícios de uma inversão de fluxo, esse tipo de cenário condicional necessita de outras variáveis para que tenhamos confiança no movimento.

Além da presença de um grande player parceiro interrompendo o movimento prévio, é preciso notar a presença de mais 3 (três) variáveis:

  1. A escassez do lote do vendedor: conforme o vendedor vai agredindo a compra, a quantidade de lotes por ele vendida nos demais níveis de preço vai diminuindo. Isso é um sinal de que o lote que ele tem para vender está para acabar e ele não terá como brigar para segurar o mercado, caso surja um grande comprador disposto a pagar mais caro. Ex.: bate 300 a 9,0, 200 a 8,0 e depois vai boletando de 100 em 100.
  2. Ausência de comprador enrolado: quando um determinado player vai pendurando lotes no meio do caminho sem aceitar negociar em preços piores, é um indicativo de que o lote que ele tem não é tão grande a ponto de impactar o mercado. Caso o mercado continue vindo contra a sua posição, uma hora ele terá que stopar e ao invés de segurar o preço, essas ordens por ele enviadas farão o mercado andar mais rápido. Ex.: um player está comprando, mas não aceita pagar acima de 6,0. Conforme o preço vem caindo, ele vai pendurando lotes em níveis mais baixos, sem aceitar pagar mais caro. Em determinando momento, seus lotes acabam e ele pendura um grande lote na venda. Esse é um indicativo de que ele vai stopar a posição e certamente o mercado o fará stopar mais caro.
  3. O player parceiro demonstra que tem mais lote para comprar: a persistência da atuação de quem interrompeu o movimento tem que estar presente, caso contrário, o mercado tende a dar uma pausa, mas seguirá andando a favor do movimento prévio. Essa persistência na atuação do player parceiro pode se dar tanto com ele renovando a oferta via lote escondido, quanto executando grandes compras em preços mais caros (comprou 300 lotes a 3,0, depois mais 250 a 3,5, 200 a 4,0 etc.).

Acima de tudo, o contexto é o que define se há ou não oportunidade no mercado

A grande sacada que quero deixar com esse artigo é que você não deve ficar preso a um sinal pontual e nem criar uma regra absoluta em cima do que foi apresentado. O mercado é dinâmico e incerto. Todas as variáveis aqui descritas indicam apenas algo que pode acontecer, e nunca uma certeza.

Você não deve decidir comprar/vender apenas porque apareceu alguém rodando lote escondido. É preciso ver como o mercado reage ao perceber essa atuação e se ela realmente está impactando o preço.

Por mais assertivo que seja o cenário de inversão de fluxo, depois que você abre uma posição no mercado, tudo pode acontecer. Nós não trabalhamos com certezas, mas sim com probabilidades. Se de repente aparecesse um novo player disposto a vender ou então o movimento de compra se mostrasse incapaz de seguir deslocando o preço, o melhor que teríamos a fazer seria stopar a posição e ficarmos novamente disponíveis para o mercado.

Portanto, esteja sempre atento ao quanto estão batendo/tomando, se estão ou não deslocando preço e o quão rápido o mercado está disposto a consumir a liquidez no próximo nível de preço. São essas as variáveis que te farão tomar melhores decisões no trading.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.