Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioComo encontrar boas operações no Day Trade?

Como encontrar boas operações no Day Trade?

Antes de falarmos a respeito do assunto de hoje, gostaria que você considerasse duas situações hipotéticas.

Na primeira, temos um trader já especialista em uma determinada ação, a qual ele opera há meses e, nos últimos 2 dias, ele notou que um outro player operando pela corretora Morgan foi destaque de compra e fez o preço dessa ação subir. Foram dias de extrema alta e este player da corretora Morgan foi um destaque de compra, aceitando pagar cada vez mais caro e agredindo os lotes ofertados pelo vendedor quase que integralmente.

Além de notar essa atuação, ele sabe que esta ação compõe um índice do mercado e, tendo em vista a melhora nos resultados da companhia, esse papel passará a ter um peso maior na composição deste índice. Isso fará com que Fundos Estrangeiros que replicam esse indicador passem a comprar esta ação, na mesma proporção que ela passará a constar no Índice. Esse primeiro trader sabe de tudo isso.

Agora, no segundo caso, temos um outro trader que desconhece tais informações. Ele simplesmente chegou àquela ação em um dia de forte alta em sua cotação e notou que o Morgan é um dos destaques de compra durante esse movimento altista.

Pergunto: Qual é a diferença de percepção que estes profissionais terão?

Nem tudo que é relevante estará na tela

No caso do primeiro trader, é certo que ele estará atento a uma nova e eventual atuação do Morgan. Como este player já acompanha intensamente esta ação por 2 (dois) dias consecutivos, caso haja um terceiro, ele concluirá tratar-se de um Fundo estrangeiro efetuando o rebalanceamento de sua carteira, adequando-a à atual composição indexadora. Se, pelo terceiro dia consecutivo o Morgan aparecer comprando, ele conclui ser muito provável a continuidade dessa atuação e o seu impacto altista na cotação do ativo. A primeira ordem do Morgan no dia já conduz esse entendimento na mente desse trader.

Agora, o segundo trader já não tem como desenvolver esse raciocínio porque ele não acompanha esse ativo. A única coisa que ele perceberá é que o Morgan enviou uma ordem de compra grande. Mas daí a entender que este evento é um indício de que este comprador tem mais lotes e isto poderá fazer o preço da ação subir ao longo do dia, é um passo muito distante.

Essa é uma das magias que encontramos no mercado financeiro: a mesma informação é recebida por ambos os operadores, mas apenas o primeiro conseguirá convertê-la em resultado, tendo em vista a base de conhecimento que ele já possui sobre o ativo que opera.

Aí está a grande sacada deste artigo: nem tudo o que é relevante estará na tela enquanto você opera. Não importa a técnica que você utiliza, Análise Gráfica ou Tape Reading. O fato é que nem sempre você conhecerá todas as variáveis que influenciam o mercado!

Lógica operacional é contextualizar o que está na tela com o que não está na tela

Quando conseguimos desenvolver um raciocínio coerente entre o que nos é mostrado na tela e o cenário externo, dizemos que construímos lógica operacional. Esta é a grande arte do trading.

É por esta razão que não adianta focar apenas em setup. É por este motivo que não conseguimos replicar a mesma relação de causalidade desenvolvida por um operador mais experiente, ainda que tenhamos acesso a um chat ou vídeo operacional dele atuando no real time. 

Nós não construímos a mesma lógica operacional que ele, não temos acesso ao que se passa em sua mente. Demora muito tempo para aprender o que acontece fora da tela e mais ainda para relacionar estes eventos às informações que já possuímos. A esse tipo de bagagem damos o nome de conhecimento de mercado.

Sugiro a você que, após escolher o ativo que deseja operar, especialize-se neste nicho de mercado e dedique-se tempo suficiente até desenvolver lógica operacional. É ela que trará confiança para clicar, pois você saberá de antemão todos os motivadores daquele movimento que o mercado estará realizando.

Espero que tenha gostado de mais esta dica.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.