Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioComo enxergar todas as oportunidades do mercado?

Como enxergar todas as oportunidades do mercado?

Recentemente eu vi uma dinâmica muito interessante cujo tema era a atenção. Nela, o instrutor exibia para os alunos uma imagem de uma sala com várias camisas espalhadas e prosseguia com a seguinte pergunta: quantas camisas há neste recinto? Os alunos iam contando e chegavam a um número comum quando, logo depois, o instrutor os surpreendia com uma segunda pergunta: e quantas são amarelas?

Era aí que a coisa pegava, porque o foco não estava na quantidade de camisas e eles não se prepararam para tal questionamento. É um exemplo simples, mas que ajudará muito a entender o que pretendo trabalhar com vocês neste artigo: a melhor forma de enxergar o mercado.

Normalmente, há duas abordagens diferentes para quem inicia sua trajetória como trader. A primeira e mais comum consiste em aprender um setup e buscar executá-lo no mercado. Assim, quem busca enxergar o mercado por meio dos setups que aplica limita o seu aprendizado e o seu entendimento, porque você treinará o seu olho para escanear somente oportunidades condizentes com aquele setup, desprezando todo o resto.

Ao longo do tempo, há duas grandes consequências resultantes deste comportamento: você deixará passar muitas outras oportunidades que o mercado venha a oferecer e, na hora que ocorrer uma mudança estrutural, esse setup não funcionará mais, fazendo com que você capture menos oportunidades ou até mesmo deixe de ser lucrativo. Ou seja, você acabará totalmente “vendido”, procurará em livros e cursos um outro setup e, dessa forma, o ciclo se reinicia.

Enxergando o mercado de forma mais ampla

Para não ficar pulando de setup em setup, sugiro que você se utilize da segunda abordagem: aprender a ler o mercado. Voltando ao exemplo inicial das camisas, seria como se você focasse em uma pergunta mais ampla: ao invés de procurar especificar a cor, seu foco estaria em saber quantas camisas há na sala ou qual a cor das camisas que estão ali naquele recinto.

Quem opta por este tipo de abordagem necessariamente aprende a ler o mercado, e esta abordagem mais objetiva te faz refletir sobre tudo o que acontece e colabora para um determinado movimento que o mercado apresentou. Você não está aprendendo apenas uma estratégia, você está se forçando a entender algo mais profundo: a demanda existente no mercado.

Resumindo, na primeira abordagem você não está lendo o mercado, você está lendo a sua estratégia. Já na segunda, você está procurando saber o que está acontecendo naquele instante e se isto tem impacto para efetivamente movimentar o preço.

Como aprender a ler o mercado

Eu acredito que o caminho mais curto para o aprendizado da leitura de mercado seja a análise de fluxo de ordens, porque o desenvolvimento desta habilidade te força a refletir sobre vários outros fatores que não estão na tela. Analisando se estão batendo ou tomando, o tamanho dos lotes negociados e a frequência desse ritmo intenso de negociação naturalmente te forçam a pensar sobre o tipo de participante que está por trás de uma determinada ordem e sobre o tamanho da posição que ele está querendo montar.

É a partir deste ponto que você começar a enxergar oportunidades até então imperceptíveis. Isso acontece porque seu cérebro estará se esforçando para responder todas estas perguntas e acabará percebendo o desbalanceamento entre oferta disponível no mercado e a necessidade daquele player. E é justamente esta escassez de oferta que te fará aceitar pagar cada vez mais caro ou vender cada vez mais barato, deslocando a cotação do ativo a novos patamares.

Eu sei que este caminho é mais sofrido mas, por experiência própria, é muito mais sustável e duradouro a longo prazo. Se eu não tivesse me colocado à prova e encarado este desafio, teria pulado de setup em setup até desistir do mercado.

Se não tivermos condições para nos adaptarmos às mudanças que surgirem, não teremos vida longa no mercado.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.