Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioComo Evoluir mais Rápido no Day Trade!

Como Evoluir mais Rápido no Day Trade!

Mesmo sem ter muita experiência, você já deve ter se perguntado por qual motivo os preços sobem ou caem, não é mesmo?

Antes de buscar essa resposta num gráfico eu sugiro que preste atenção nesse processo (resumido) descrito abaixo.

 

Quem são os Participantes do Mercado?

O mercado é composto por diversos players, com diversos tamanhos, operando por razões diferentes e com estratégias diferentes.

Basicamente temos os seguintes grupos de participantes:

  • Instituições (BACEN, TESOURO, FED)
  • Institucionais (fundos de investimento, tesourarias e estrangeiros)
  • Hedgers (geralmente empresas em busca de proteção no mercado)
  • HFT (high frequency traders)
  • Market Makers (provedores de liquidez)
  • Pessoas Físicas (profissionais de mercado e investidores de varejo)

Obviamente que as razões de operar de um Institucional e de um HFT são distintas e as estratégias entre eles são distintas, bem como o impacto no preço é distinto.

Nesse momento, o que mais importa saber é que existem participantes capazes de influenciar o preço e participantes que não são capazes de influenciar o preço porque operam com lotes pequenos.

Os players (participantes) que têm capacidade de influenciar o preço são chamados de price makers e costumam tomar suas decisões baseados em um processo macro fundamentado.

Isso quer dizer que eles têm capacidade de estimar premissas sobre futuro!

Cada ativo tem uma forma de ser precificado.

Dessa forma, não há como concorrer com esses players price maker em termos de informação e à isso damos o nome de assimetria de informação.

Isso quer dizer que não temos acesso ao que esses players olham para operar.

Por que o Mercado Sobe ou Cai no meio do dia?

Várias vezes que o mercado sobe ou cai no meio do dia, aparentemente sem motivo, é porque algum price maker está atuando na compra ou na venda.

Isso mesmo, muitas vezes a causa da alta ou baixa no dia é a atuação de um único player!

Sei que é difícil de acreditar, mas se você olhar a evolução da posição líquida das corretoras vai perceber isso (funcionalidade presente em algumas plataformas e tema que será abordado no workshop).

Agora, pense comigo: Imagine que um gestor de fundo de investimento (classificado como Institucional) decida comprar 1.500.000 de ações de PETR4 para rebalancear sua exposição no fundo.

Você acha muito?

Isso acontece quase que diariamente… (e de novo é só reparar na evolução da posição líquida de algumas corretoras).

Agora me diga: como alguém consegue comprar 1.500.000 de ações de PETR4?

Será que alguém coloca essa ordem grande como uma única oferta de compra e espera ser executado?

Muito improvável né… o mercado perceberia e sairia comprando na frente (front running) fazendo este gestor de fundo pagar cada vez mais caro para conseguir comprar sua posição.

O mais intuitivo é imaginar que este gestor vai fracionar o lote a ponto de tornar sua influência no mercado o menos impactante possível.

Imagine, por exemplo, que ele vá comprar de 20.000 em 20.000 mil ações por vez.

Imagine que a melhor oferta de compra era 14,12 e a melhor oferta de venda é 14,13.

Como você faria para comprar as primeiras 20.000 mil ações de PETR4?

Você teria algumas opções:

  1. Enviar uma ordem de compra a 14,12, entrar atrás da fila de quem já estava pagando e esperar ser executado. (não vou considerar a hipótese de pagar menos que 14,12 porque além das 20.000 este player teria mais 1.480.000 para comprar o que o deixa numa situação de não ter que escolher o melhor preço).
  2. Aceitar pagar as 20.000 ações a 14.13 e dar o fechado no negócio – O ato de enviar uma ordem aceitando o preço da contraparte é chamado de “agressão”!

Nesse caso é uma agressão de compra, porque o comprador foi quem tomou a iniciativa e aceitou pagar o preço que o vendedor pedia.

É de se imaginar que este player até tente comprar a 14,12. Mas o que acontece se ele não for executado? Ele tem que agredir a 14,13, correto? (aceitar pagar o preço que o vendedor pede).

E é exatamente isso que costuma ocorrer… Grandes players costumam agredir para fazer suas posições no mercado porque demandam execução imediata e especialmente porque costumam ter mais lotes para executar.

Então, a nós traders autônomos e não informados, só resta acompanhar a agressão do mercado para ter indícios da atuação dos players que têm lotes suficientes para mover o mercado.

É como se fosse um termômetro da atuação de grandes players!

Qual é a Solução para Traders Pessoas Físicas?

A resposta para essa pergunta está em acompanhar essa variável de agressão ou Fluxo de Ordens.

E basicamente por 2 motivos:

O primeiro deles é que ao olhar o fluxo de ordens do mercado, nós estamos o mais próximo possível da causa dos movimentos.

Isso é muito diferente de olhar para indicadores técnicos ou até mesmo para o gráfico. Quando você olha só para preço (no gráfico), você está pressupondo que todos os demais participantes estão tomando decisão baseados olhando a mesma tela gráfica enquanto na verdade, o real motivo de uma alta ou baixa está num processo macro fundamentado.

O preço, na verdade, é a consequência da atuação de grandes players e portanto, quanto mais próximo pudermos olhar o que eles estão fazendo (através da analise de fluxo), mais alinhado ao mercado estaremos.

E segundo, porque quando você olha o fluxo de ordens você não vai ter como ficar criando expectativa sobre o futuro (o que é muito danoso para o emocional).Você será forçado a olhar e avaliar o presente.

Quando o fluxo mudar… a sua mente automaticamente muda e você será capaz de experimentar o que raros traders conseguem experimentar: “sensação de fluir com os mercados”.

Fluir com os mercados quer dizer que você não fica tentando prever o futuro e muito menos chateado com as oscilações de preço, porque sua mente esta alinhada a aceitar tudo que o mercado faz…

Quando eu passei a olhar essa variável, eu fiquei muito mais tranquilo em não ter que adivinhar o futuro, porque essa é uma tarefa quase que impossível. Eu me rendi a simplesmente tirar todas minhas conclusões baseadas na direção e intensidade das agressões do mercado.

No próximo artigo nós explicamos o que nós olhamos no fluxo de ordens, ok?

Você vai se surpreender se começar a seguir isso.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.