ArtigosInicianteComo ganhar dinheiro no Mercado de Ações tanto na Alta quanto na Baixa!

Como ganhar dinheiro no Mercado de Ações tanto na Alta quanto na Baixa!

A visão tradicional do público a respeito do mercado de ações é a de que, para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores, deve-se comprar uma ação na baixa e vender na alta. Essa linha de raciocínio até pode se aplicar ao investidor, que busca se tornar sócio de uma empresa e reter a ação por longo prazo. Entretanto, o trader é um especulador e neste caso, é possível ganhar dinheiro no mercado independente da situação.

O termo especulador pode suscitar uma surpresa negativa e até preconceito em quem tem menos contato com o mercado, mas o especulador é essencial para gerar liquidez no mercado e, consequentemente, viabilizar a própria existência do mercado de ações. Sem especulador não haveria mercado, pois as negociações seriam tão raras que não haveria sentido em centralizar as transações em um único local, que é exatamente a função da Bolsa de Valores.

Mas como Especular de Modo Eficiente?

Um Trader com formação adequada, todo momento do mercado é um momento de operar e fazer dinheiro, esteja o mercado em alta ou em queda, pois mesmo nas piores crises já experimentadas, tenha certeza de que sempre há alguém lucrando. De fato, a última grande crise global (a de 2008, dos créditos imobiliários subprime), pode ter sido fonte de angústia para muitos, mas os traders experientes que souberam ler os sinais que o mercado vinha dando, conseguiram se preparar adequadamente e aproveitaram uma excelente oportunidade de fazer muito dinheiro.

Mas como exatamente você pode ganhar dinheiro mesmo com o mercado em queda? Para entender isso, você precisa entender o conceito de venda a descoberto.

O que é uma Venda a Descoberto?

Vender a descoberto basicamente significa vender algo que você (ainda) não possui, objetivando lucrar com a queda no preço daquele ativo. Para entender melhor como ela funciona, vamos dar o seguinte exemplo: quando você identifica que um determinado ativo no mercado vai diminuir de preço dentro de algum prazo, podendo ser de minutos, horas, dias e até semanas, você pode, mesmo que no momento ainda não possua aquele ativo, se aproveitar da diferença de preço entre o momento atual e o do futuro e fazer uma negociação lucrativa. Para isso, você tem duas opções:

A primeira é através de um aluguel de ações, um mecanismo pelo qual você adquire a posse temporária de uma ação ou outro ativo qualquer, podendo vendê-la no mercado pelo preço atual e então, quando o prazo do aluguel vencer e você tiver de devolver aquela ação ao seu proprietário, você irá recomprá-la no mercado por um preço menor do que o que vendeu, embolsando a diferença entre o preço atual e o preço futuro, somado à taxa de aluguel da ação. Isso, claro, se a sua análise sobre o ativo estiver correta e o preço dela realmente cair. Caso contrário, você arcará com o prejuízo.

A outra forma ocorre por meio das opções de venda. Uma opção é um derivativo que te dá o direito de comprar ou vender um ativo a um determinado preço em uma data futura. Então, digamos que você avalie que uma determinada ação irá cair de preço, dos atuais 25 reais para, digamos, 18 reais daqui a um mês. Você então compra, por 2 reais, uma opção de venda que te dá o direito de vender essa ação daqui a um mês por um preço de 23 reais a um preço de exercício de 1 real.

Como o preço atual é de 25 reais, muitos podem acreditar que a ação irá subir, de modo que não será tão difícil encontrar uma opção de venda a 23. Caso a sua avaliação esteja correta, quando o preço da ação cair depois de um mês, você pode voltar ao mercado e tantas quantas forem as ações que tiverem opções de venda e lucrar um total de 2 reais por ação: 23(preço de venda) – (2(custo da opção) +1(preço de exercício) ) – 18 (preço de compra da ação).

Há ainda mais um meio, que seria também negociar a opção a seco, uma vez que a partir do momento que o preço esteja em 18, não faltarão operadores dispostos a comprar sua opção de venda de 23, provavelmente por um preço maior do que os 2 que você pagou anteriormente, quando o preço do ativo era maior do que o de valor de venda conferido pela opção.

Conclusão

Como você pode ver, o trader profissional lucra em qualquer mercado: de alta ou de queda, de expansão ou de crise econômica, não importa o cenário. Apesar disso, é claro que a venda a descoberto não é uma estratégia sem riscos, e só é recomendada para quem realmente sabe o que esta fazendo, pois, ao contrário de uma operação comum de compra e venda, na venda a descoberto não há limite para o risco que você estará correndo.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Você vai aprender gratuitamente as estratégias de Fluxo de Ordens para operar Day Trade com segurança em Mini Dólar ou Mini Índice.

*Receba seu acesso imediatamente após a inscrição.