Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosComportamentalComo lidar com a ansiedade na Bolsa de Valores?

Como lidar com a ansiedade na Bolsa de Valores?

O mercado financeiro é conhecido por mexer fortemente com as emoções de seus participantes. O risco envolvido no jogo e a imprevisibilidade do comportamento do mercado muitas vezes são capazes de afetar diretamente a psique de quem atua nele com frequência, especialmente os traders.

Em alguns casos, esse efeito psicológico pode ser tão intenso a ponto de provocar um quadro de ansiedade no trader enquanto ele opera, o que, como você já deve saber, é o pior cenário possível para quem tem que tomar decisões rápidas e que envolvem risco de capital.

Mas como lidar com essa ansiedade no mercado financeiro? Embora a ansiedade nunca vá embora por completo, existem alguns meios de torná-la gerenciável e você pode aplicá-los. Vamos a eles.

Treino consistente prévio

Embora treinar em um simulador exaustivamente antes de se arriscar na conta real seja um passo lógico e necessário para qualquer um que pretenda ter longevidade nesse mercado, muitos iniciantes acabam pulando essa etapa, o que reduz drasticamente o nível de controle emocional que eles serão capazes de exercer quando estiverem arriscando dinheiro real.

Passar alguns meses praticando a tomada de decisão correta frente a inúmeros cenários de mercado cultiva um mecanismo de resposta rápida do seu cérebro, treinando-o para lidar, de modo extremamente natural, com situações que seriam estressantes na conta real, o que blinda boa parte dos erros que você poderia cometer, caso não estivesse previamente preparado.

É exatamente devido à importância desse passo que desenvolvemos o Scalper Drills, uma plataforma de simulação de day trade na qual você pode praticar diversos cenário e situações de mercado passo a passo, com a orientação adequada sobre o que você deve fazer em cada um deles. Para checar à versão gratuita do Scalper Drills, clique aqui.

Adaptando o seu estilo operacional ao seu perfil psicológico

Como já dissemos, em se tratando de trading, a ansiedade nunca vai totalmente embora, mas se você continua tendo níveis de ansiedade que prejudicam o seu operacional, mesmo após praticar exaustivamente em uma plataforma de qualidade, então talvez esteja na hora de reconsiderar a estratégia que você usa para operar.

É bem possível que você seja uma pessoa naturalmente mais ansiosa e, se isso ocorre, é muito mais inteligente que você adote uma estratégia que combine bem com essa ansiedade do que tentar eliminá-la a qualquer custo, o que, na prática, acaba sempre gerando resultados pouco satisfatórios.

Para traders ansiosos, o ideal é operar através de Scalping, ou seja, operações extremamente curtas, muitas vezes de poucos segundos, de modo a alimentar a necessidade de movimento constante do seu cérebro, transformando o que seria um Handicap, em uma arma para aprimorar em larga medida o seu operacional.

Se um trader ansioso tenta fazer operações mais longas, é bem provável que em algum momento ele ceda à tentação de agir por impulso, com um resultado desastroso para a sua meta diária. No Scalping, por outro lado, esse trader irá se encontrar, podendo fazer mais de 50 operações por dia e permanecer em cada uma delas por no máximo poucos minutos, o que certamente é o suficiente para satisfazer a ansiedade de qualquer um.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.