Artigos > Comportamental > Como lidar com a ansiedade na Bolsa de Valores?

Como lidar com a ansiedade na Bolsa de Valores?

O mercado financeiro é conhecido por mexer fortemente com as emoções de seus participantes. O risco envolvido no jogo e a imprevisibilidade do comportamento do mercado muitas vezes são capazes de afetar diretamente a psique de quem atua nele com frequência, especialmente os traders.

Em alguns casos, esse efeito psicológico pode ser tão intenso a ponto de provocar um quadro de ansiedade no trader enquanto ele opera, o que, como você já deve saber, é o pior cenário possível para quem tem que tomar decisões rápidas e que envolvem risco de capital.

Mas como lidar com essa ansiedade no mercado financeiro? Embora a ansiedade nunca vá embora por completo, existem alguns meios de torná-la gerenciável e você pode aplicá-los. Vamos a eles.

Treino consistente prévio

Embora treinar em um simulador exaustivamente antes de se arriscar na conta real seja um passo lógico e necessário para qualquer um que pretenda ter longevidade nesse mercado, muitos iniciantes acabam pulando essa etapa, o que reduz drasticamente o nível de controle emocional que eles serão capazes de exercer quando estiverem arriscando dinheiro real.

Passar alguns meses praticando a tomada de decisão correta frente a inúmeros cenários de mercado cultiva um mecanismo de resposta rápida do seu cérebro, treinando-o para lidar, de modo extremamente natural, com situações que seriam estressantes na conta real, o que blinda boa parte dos erros que você poderia cometer, caso não estivesse previamente preparado.

É exatamente devido à importância desse passo que desenvolvemos o Scalper Drills, uma plataforma de simulação de day trade na qual você pode praticar diversos cenário e situações de mercado passo a passo, com a orientação adequada sobre o que você deve fazer em cada um deles. Para checar à versão gratuita do Scalper Drills, clique aqui.

Adaptando o seu estilo operacional ao seu perfil psicológico

Como já dissemos, em se tratando de trading, a ansiedade nunca vai totalmente embora, mas se você continua tendo níveis de ansiedade que prejudicam o seu operacional, mesmo após praticar exaustivamente em uma plataforma de qualidade, então talvez esteja na hora de reconsiderar a estratégia que você usa para operar.

É bem possível que você seja uma pessoa naturalmente mais ansiosa e, se isso ocorre, é muito mais inteligente que você adote uma estratégia que combine bem com essa ansiedade do que tentar eliminá-la a qualquer custo, o que, na prática, acaba sempre gerando resultados pouco satisfatórios.

Para traders ansiosos, o ideal é operar através de Scalping, ou seja, operações extremamente curtas, muitas vezes de poucos segundos, de modo a alimentar a necessidade de movimento constante do seu cérebro, transformando o que seria um Handicap, em uma arma para aprimorar em larga medida o seu operacional.

Se um trader ansioso tenta fazer operações mais longas, é bem provável que em algum momento ele ceda à tentação de agir por impulso, com um resultado desastroso para a sua meta diária. No Scalping, por outro lado, esse trader irá se encontrar, podendo fazer mais de 50 operações por dia e permanecer em cada uma delas por no máximo poucos minutos, o que certamente é o suficiente para satisfazer a ansiedade de qualquer um.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

[the_ad id="35615"]
[the_ad id="37899"]

Mais vistos

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar:
 
Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.

A Comunidade Futuros Milionários é o mais novo Programa de Cursos da Scalper. Dentro da Comunidade você terá acesso aos melhores cursos do Mercado Financeiro.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.