Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioComo se adaptar às mudanças de mercado e ganhar no Day Trade.

Como se adaptar às mudanças de mercado e ganhar no Day Trade.

Ao contrário da imensa maioria que escolhe “não ter uma estratégia vencedora” como maior empecilho no trade, você faz parte de uma minoria.

Não se preocupe porque isso é um bom sinal…

Na média, as pessoas que nos procuram com esse problema costumam estar à frente dos demais traders em termos de desenvolvimento de mercado.

Só pelo fato de você creditar importância em ter que se adaptar já te faz diferente, porque essa é uma característica intrínseca do trading.

Acredite…muitas pessoas querem achar um setup ganhador e realmente acreditam que ele vai funcionar para sempre.

Dentre os perfis de operador que mais encontramos, podemos destacar:

  • Traders que automatizaram suas estratégias (geralmente se balizam em indicadores)
  • Traders que testam estratégias/setups através de backtestes (grupo similar ao de cima, mas não automatizou)
  • Traders mais discricionários que operam baseados em níveis de preço e/ou formações gráficas (sem indicadores)
  • Traders que se baseiam em fluxo de ordens (geralmente traders autônomos)

Quem escolheu estratégia como principal problema tinha que escolher um desses perfis para ter um diagnóstico do que fazer para melhorar.

Como eu acredito que você esteja mais desenvolvido, independentemente do seu estilo eu vou explicar tudo no mesmo texto, ok?

Bom, você já percebeu que tem épocas que o mercado é de alta/baixa, tem épocas que o mercado tem tendência/fica sem tendência e tem épocas que a volatilidade aumenta/diminui.

E o mais engraçado é que olhando pelos gráficos e indicadores, parece que nada mudou a não ser as variáveis descritas acima…

Mas, parece que essas métricas não são suficientes para você enxergar o que precisa adaptar na sua estratégia, não é mesmo?

A resposta para esse problema está em você saber que os players envolvidos na negociação mudam e que a forma como eles operam também muda.

É exatamente por esse motivo que olhamos o Fluxo de Ordens do mercado… Porque conseguimos identificar na essência como os demais players estão agindo.

Não estou dizendo para você se preocupar em aprender quem são todos os players do mercado (o que seria impossível)…

Você deve focar nos traders que têm lote suficiente para impactar preço (ou price makers, como chamamos)…

Só esses que importam!

Quando você perceber o valor disso você vai notar muitas coisas que talvez nunca tenha reparado, como por exemplo:

  • Que o dinheiro disponível muda de tempos em tempos,
  • Que a quantidade de players (traders) parceiros muda de tempos em tempos,
  • A forma com que os price makers colocam ordens também muda e várias outras mais específicas e tão importantes quanto.

1º Para explicar o que é dinheiro disponível, vou copiar um exemplo que usei um tempo atrás:

“Imagine que você seja um investidor de imóveis e esteja olhando para a evolução de preço de um apartamento em específico…”

grafico-preco

Neste exemplo, o apartamento foi de 400 mil para 900 mil em 3 anos. Concorda que tem várias formas de o preço ter subido de 400 para 900mil?

Muitas vezes, o preço era de 400 mil, mas só tinha 1 pessoa disposta a vender a 500mil , outra disposta a vender a 700mil e por fim, somente mais uma pessoa disposta a vender a 900 mil…

Como você conseguiria pegar uma alta como essa sem já estar comprado no imóvel?

Bom, teria duas formas: A 1º é você ser o primeiro a comprar a 500 mil que era a única oferta de venda enquanto o preço era 400 mil. E a segunda opção seria ter pago 700 mil porque era o único vendedor depois que negociou a 500 mil.

Agora me diga uma coisa… o que te motivaria ser o 1º a pagar  500 mil? Certamente algo de fora do acompanhamento dos preços, correto?…  E o que te motivaria pagar 700 mil? Bom, nesse caso já existia um indício de alta. Qualquer indicador que olhar vai apontar “tendência” nos preços …

Os preços foram de 400 para 900, mas você só que você só teve 2 chances para comprar porque só tinham 2 apartamentos disponíveis… Concorda que se existissem mais apartamentos à venda suas chances aumentariam?

No mercado o conceito de dinheiro disponível é diretamente proporcional à quantidade de lotes que ficam na tela aguardando execução…

Está lembrado quando falamos que os players informados e que tomam decisão considerando outros fatores que não o preço, costumam agredir para operar?

A questão é: eles agridem de quem?

Bom, a grosso modo eles agridem lotes de players não informados o que inclui giradores, HFTs, arbitradores, traders de varejo, hedgers e outros mais.

Você como girador vai precisar de contraparte para entrar e para sair do mercado… Quanto menos dinheiro disponível, menos lote sobra para você depois que um informado agredir e te forçar a entrar num preço pior…”

Fim do trecho

Você consegue perceber que é exatamente esse problema está acontecendo nas opções brasileiras neste momento? Pouco dinheiro disponível…

Isso impacta muito no nosso operacional…

Quando você opera com gráficos e indicadores também é impactado por esse problema, mas muitas vezes não percebe.

2º A quantidade de traders parceiros

Outra variável essencial para identificar mudanças de mercado é justamente saber quem está no jogo.

Volto a dizer: não importa olhar os players pequenos… você tem que dar atenção aos traders que estão operando lotes significativos a ponto de consumirem todos os lotes de mais de uma fila do Book.

São esses caras que têm mais lote para fazer no mercado e que vão impactar os preços quando decidirem comprar ou vender.

E só para lembrar, eles não compram ou vendem baseados em preço, ou no gráfico ou nos indicadores. Eles operam baseados nas projeções das variáveis que vão impactar o ativo que estão operando…

Não dá para competir com eles nem projetar o que vai acontecer no futuro!

E como esses caras costumam agredir o mercado para fazer suas posições (pelo simples fato de não conseguirem contraparte para serem agredidos), nós ficamos de olho no fluxo de agressão do mercado para identificar o que estão fazendo.

100% das nossas operações são baseadas em ir a favor desse fluxo, ou contra o movimento prévio quando o fluxo termina (ou quando entra fluxo agressivo contrário interrompendo o movimento).

Saber quem está no jogo ajuda a percebermos quão fácil o mercado cai ou sobe… Quanto mais fácil o mercado “ticka” para baixo, menos players parceiros existem para atuar contra o movimento.

Muitos acham que é ruim quando existe briga no mercado, mas é justamente quando existem 2 (ou mais) players grandes brigando que as nossas oportunidades com risco baixíssimo aparecem.

O melhor exemplo de mudança de dinâmica é do tesoureiro de um dos maiores bancos privados do país. Eu e o Antunes conseguíamos perceber quando esse cara tirava férias pela ausência de lotes significativos na tela, pela ausência de Zé com Zé e etc.

Por motivos próprios, este player saiu do cargo no começo de Fevereiro de 2015, impactando mais uma vez o mercado. Ele operava majoritariamente Dólar e DI, mas ocasionalmente estava presente em Índice e algumas outras ações…

O que poucas pessoas percebem é que se você tentar olhar para trás para estudar aquela época, nada daquilo vai acontecer novamente porque um dos maiores players individuais não está mais no jogo.

O mercado vai continuar andando, vai continuar rompendo pontos, mas com outra composição de players.

Mesmo que este trader volte em uma Asset ou mesmo operando na física ele não vai ter mais o mesmo lote que tinha no banco.

Percebe como existem detalhes lógicos, mas que não são percebidos pela maior parte das pessoas?

Você só percebe esse tipo de impacto quando para de olhar somente o produto da negociação (preço) e passa a estudar a estrutura do mercado (dinâmica).

E para concluir esse raciocínio, o mercado está constantemente mudando, seja porque o cenário muda e a disposição dos players em assumir riscos também, seja porque os players e suas estratégias mudam.

A única forma de perceber essas variáveis é olhar para o processo de formação de preços, ou seja, para o Book de Ofertas e Histórico de Negócios (ou Times&Trades).

É lá que você vai perceber quem está agredindo quem, como os lotes estão sendo consumidos, quantos lotes e por aí vai…

Uma das formas mais simples de se notar isso é comparar a quantidade de agressão que acompanha cada movimento no mercado!

Só de olhar isso, você terá mais sensibilidade e magnitude sobre a direção do preço, além de validação de rompimentos e outros sinais!

Se você não tem tempo de ficar olhando para a tela o tempo todo ou mesmo se você não gosta desse tipo de abordagem, a boa notícia é que já existe a possibilidade de enxergar essas variáveis da forma gráfica, ou seja, com registro histórico e quantitativo das variáveis que exercem real influência sobre preço.

Uma das formas que nos ajudaram muito a identificar mudanças de dinâmica de mercado foi compilar esse tipo de informação (agressão e outras), porque a mente humana não consegue processar tantos dados e muito menos compará-los.

Ter acesso ao registro histórico desses dados contribui para o entendimento do que mudou no mercado e proporciona um caminho mais rápido para você encontrar novas oportunidades.

Eu sei que tudo isso pode ser novo e difícil de compreender, mas você só vai conseguir ter resultados diferentes se fizer algo diferente… Portanto, pelo menos tente!

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.