Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosComportamentalComo um Trader se livra da voz interior negativa?

Como um Trader se livra da voz interior negativa?

Sempre me perguntam o que fiz para manter a confiança no meu início como trader autônomo, ainda que tivesse vários dias negativos até efetivamente criar uma base sólida operacional que me levasse à consistência.

Realmente, o início no trading não é fácil. É muito difícil lidar com os altos e baixos que essa atividade apresenta, ainda mais levando em conta a aleatoriedade de resultados que o trader iniciante experimenta. E quando parece que estamos caminhando, o mercado muda, a volatilidade cai e é preciso se adaptar à nova realidade.

Eu tive uma evolução rápida se comparada à da maioria dos traders iniciantes. Em seis meses, deixei de operar 1 lote do mini para girar 5 lotes do contrato cheio de dólar, e já estava fazendo em uma semana o equivalente ao meu salário mensal como gerente de TI.

É claro que, como em qualquer conquista, tive muita vontade e trabalhei duro (operava das 09h00 às 18h00, e à noite ficava até das 22h30 às 01h30 revisando a tela. Fazia isso todos os dias para acelerar os ajustes necessários ao meu operacional). Mas o que realmente me fez vencer a insegurança, o que me fez calar aquela voz interior negativa não foi nada disso. Foi algo muito mais profundo e subjetivo: escolhi acreditar em mim mesmo.

Aproxime-se de pessoas que já vivem o que você deseja

Não pense você, leitor, que eu não cheguei a me abalar. Principalmente no início, os primeiros tropeços me fizeram questionar se valia a pena ou não insistir nesse sonho. E certamente o que mais me ajudou a seguir acreditando no processo era o ambiente da corretora na qual eu operava.

Já contei isso em outros artigos e o farei novamente. O meu início como trader se deu em uma corretora conhecida como o maior celeiro de traders autônomos do Brasil. Dentro daquela sala estavam os maiores operadores da Bolsa Brasileira. Estar junto de pessoas que já viviam aquilo que eu queria viver foi o combustível que eu precisava para manter a chama do meu sonho acesa. Sempre que eu pensava em desistir, olhava para aquelas pessoas e eu pensava comigo “é possível. Pode até ser difícil, mas se tem pessoas que conseguiram, eu também consigo”.

Outro ponto que alimentava minha motivação era abrir meu guarda-roupa pela manhã, olhar os ternos que usava como gerente de TI pendurados no cabide e saber que, dando certo no trading, nunca mais precisaria vestir aquele tipo de roupa. Eu teria mais tempo para mim, para minha família e veria meus filhos crescerem. Eu me cerquei, tanto em casa quanto no trabalho, de motivos para não desistir.

Esse primeiro passo é essencial: esteja próximo de pessoas que já vivem o seu sonho. Quando você encontra pessoas que deram certo no mercado, você passa a ter convicção de que é possível. É difícil, mas não impossível. E isso faz uma diferença gigante em seu estado de espírito, pois você passa a operar mais leve, sem a sensação negativa de estar se enganando, de que fazer dinheiro no day trade é pura ilusão.

Costumo comparar esta fase inicial à do jogador de futebol que sai do júnior para o profissional. Os grandes treinadores costumam colocar os atletas mais jovens para treinar e viver o mesmo ambiente dos profissionais antes mesmo de sua estreia em um jogo oficial, para que eles vivam, desde logo, aquilo que almejam. Estar junto dos profissionais, de atletas já consagrados, funciona como uma ponte que conduz o jovem atleta ao sonho de jogar no profissional.

Mas somente isso não é suficiente para calar a voz interior negativa. É preciso que você tenha uma âncora de sustentação para os momentos de dúvida.

Construa uma sólida base operacional com resultados reais

Depois de colocar em seu círculo pessoas que já deram certo no trading, é necessário desenvolver sua habilidade como trader. E nenhuma habilidade é desenvolvida sem a assimilação dos fundamentos básicos.

O que estou querendo dizer é que se você nunca operou ou se nunca operou por fluxo de ordens, não adianta sair do 0 e querer fazer R$ 10.000,00 já no dia seguinte. Se esta é a sua expectativa, me desculpe pela sinceridade, mas você quebrará a conta, pois ainda não está acostumado a perder esse valor por dia, entre outras coisas. Mas se, progressivamente, você criar uma base com fundamentos fortes, é para ela que você voltará e dirá: “eu tenho certeza que eu vou conseguir fazer. Eu só preciso ir adicionando um pouquinho de combustível por dia”.

É por isso que recomendo aos alunos do programa SIGMA, nosso programa de desenvolvimento de traders autônomos, que não foquem em resultados durante a fase de aprendizado. O principal é criar uma boa base operacional, o que consiste em operar com o menor lote possível e focar em operar certo, reconhecer as variáveis que realmente impactam o preço e os comportamentos dos players.

Na hora em que você estiver fazendo dinheiro reconhecendo padrões de atuação na tela, pode ter certeza que você olhará para este histórico e se sentirá preparado para tudo aquilo que o mercado exige, sobretudo para as mudanças de volatilidade. Tudo isso porque você entendeu como o jogo funciona e o que deve buscar enquanto opera.

No trading, não adianta querer correr sem antes aprender a andar. Um passo de cada vez, por menor que seja, é fundamental para sua evolução. Aliás, eu diria que é a somatória de pequenos bons passos é que farão você construir um grande caminho.

Tenha paciência, siga firme no propósito e foque no processo.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.