Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosComportamentalDay Trade – O quão irracionais somos!

Day Trade – O quão irracionais somos!

É muito provável que você tenha desenvolvido crenças a respeito de tudo que tenha feito em sua vida. Seja no lado pessoal ou profissional, você certamente tem a sua versão a respeito de tudo que acontece ao seu redor!

Com certeza você tem alguma opinião sobre operações em bolsa de valores, sobre day trade, etc.

Será que essas opiniões são adequadas à realidade?

Independentemente de você ser um iniciante ou um trader com mais experiência, você certamente desenvolveu crenças baseadas em suas próprias experiências associadas ao mercado.

Antes de começar, vamos definir melhor o que são crenças: 

Crenças são filtros pré-arranjados e organizados para contribuir com as nossas percepções sobre tudo o que ocorre mundo. São como se fossem comandos para o nosso cérebro interpretar a informação recebida.

As crenças atuam no sentido de moldarem a nossa forma de interpretação em relação a todos os eventos que ocorrem ao nosso redor, sendo que quando alguém acredita efetivamente em algo, para esta pessoa, isto se torna verdade (independentemente de ser apenas a sua versão a respeito daquilo).

Vou dar um exemplo:

Se você só perdeu dinheiro com bolsa de valores ou day trade (independentemente do método que usou), você pode ter desenvolvido uma crença de que isso não funciona.

O grau da sua crença vai depender de quanta energia você depositou nas experiências negativas. Ainda no mesmo exemplo, se perdeu muito dinheiro, a sua crença na ineficiência do day trade ou no modelo que usou, pode ser muito energizada pelo fato efeito negativo da perda financeira.

No limite, para você, essa crença não é mais a sua opinião (ou versão pessoal) sobre day trade ou bolsa de valores, mas sim uma verdade absoluta e indiscutível a ponto de você discordar de qualquer afirmação contrária à sua crença…

Para abrir a sua mente, resolvemos postar este vídeo onde Dan Ariely, pesquisador do MIT (Uma das melhores universidades do mundo em pesquisa) onde ele demonstra que nós (Sim, tanto eu quanto você) não temos tanto controle sobre as nossas decisões quanto pensamos que temos.

Nós achamos que estamos 100% no controle de nossas decisões, mas Dan mostra o quanto a nossa intuição nos engana.

Você verá que em alguns casos nossa irracionalidade persiste, mesmo após sermos avisados sobre ela.

Não é um vídeo sobre Bolsa de Valores, mas vale muito a pena, pois no finalzinho ele cita que nossa “irracionalidade” pode nos afetar, inclusive, em decisões financeiras.

Nós já sabemos que bolsa de valores e day trade vão muito além das nossas decisões baseadas em conhecimento técnico e são muito enraizadas no nosso comportamento.

A pergunta que quero deixar para vocês é:

Se a nossa intuição ou forma de pensar pode nos enganar e nos fazer cometer erros em atividades comuns (nas quais temos uma razão evolutiva para sermos experts), imagina quantos erros ela nos faz cometer quando estamos operando na bolsa de valores?

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.