Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosInicianteDesafios do Trader na Bolsa de Valores

Desafios do Trader na Bolsa de Valores

Ser um Trader Consistente não é uma tarefa simples, mas é possível. Durante toda a fase de aprendizado você terá diversos desafios pela frente e nada melhor do que saber de antemão o que você irá enfrentar:

Errar e perder dinheiro figuram entre as maiores fontes de stress (e geradoras de medo)

Segundo pesquisa chamada “Fear Factor” (Fator de Medo) realizada por acadêmicos da Universidade de Cambridge e apresentada no livro Finanças Comportamentais de Aquiles Mosca.
Entretanto, errar e perder dinheiro no trading são situações vivenciadas quase que diariamente (especialmente se for um Day Trader).

Não temos nenhum controle sobre o mercado, apenas sobre nós mesmos

Diferentemente de muitas coisas que acontecem em nossas vidas, no mercado, nós não temos o menor controle do que irá acontecer (considerando que você seja um Trader e que não opere volumes exorbitantes). Em muitas situações cotidianas, nossa capacidade de influenciar pessoas, processos muitas vezes nos garante sucesso. Ou seja, na vida, opinião firme e poder de persuasão são fatores determinantes. No trading quanto mais esforço você colocar em dominar a situação, mais vai dar errado. Umas das maiores virtudes no trading talvez seja a flexibilidade, a capacidade de moldar-se ao ambiente e dançar ao ritmo da música que alguém escolheu e esse alguém não foi e nunca será você. A única alternativa que temos é nos controlar, ou seja, já que não podemos escolher a música devemos saber se vale a pena dançá-la ou não.

Aleatoriedade de resultados no trading

No trading, independente do que faça, não há garantias de sucesso em cada operação. Mesmo que você tenha recursos financeiros, tempo e alguém para se espelhar, algumas operações vão ser perdedoras. Faz parte e ninguém, nem os melhores, conseguem evitar. A diferença é que os melhores Traders percebem objetivamente que estão errados e agem rapidamente cortando a perda pela raiz enquanto ela é pequena. E mais, não sofrem por isso. Como lidar com resultados incertos e ainda se manter confiante?

Dificuldade do Trader em cumprir regras

O trading, ainda mais de forma autônoma, é uma das atividades que mais permitem liberdade em seus mais variados aspectos. A liberdade é quase que total, não há regras ou limites, além é claro do seu capital. Você pode operar ou não, decidir o que operar, quando entrar, quando sair, quando parar, etc. Em fim, você decide tudo. Assim, é muito fácil cair nas tentações e se auto sabotar, uma vez que ninguém esta te “cobrando”. Ter regras bem definidas e cumpri-las é um dos grandes passos a serem dados. Saber quando descumprir suas regras é uma virtude a ser adquirida com o tempo.

Assumir responsabilidade total dos atos

Além de aprender a ressignificar erro e perda de dinheiro, assumir responsabilidade sobre os atos talvez seja uma das qualidades mais difíceis. É muito raro ouvirmos das pessoas “eu errei”, o mais natural é ouvirmos “deu errado porque xxxx”. No trading, ninguém é culpado por seus resultados a não ser você. Mesmo que você não seja um Trader discricionário e utilize um sistema mecânico (que indique compra e venda sem sua interferência) a escolha deste sistema foi sua, portanto, você foi responsável tanto pelo ganho quanto pela perda gerados pelo sistema. Não assumir a responsabilidade é uma forma indireta de não assumir o risco de estar errado e de perder dinheiro. Este tipo de comportamento é típico de quem deseja ganhar passivamente, ou seja, de quem espera que os outros ou mesmo o mercado faça o trabalho.

Empenho como Trader

Assim como tudo na vida, empenho é condição básica. Sem empenho ou dedicação, é quase impossível ser bem sucedido em qualquer área. Agora, pense de uma maneira mais objetiva, é possível um advogado também médico nas horas vagas?  O exemplo pode parecer inoportuno, mas não é. A grande questão aqui é que apesar da facilidade de acesso aos instrumentos financeiros (aplicações em ações, futuros, poupança, CDB, fundos etc…) ser Trader é uma profissão.  Não estamos dizendo que para aplicar na poupança tem que ser Trader, mas se você quiser fazer Day Trade, por exemplo, o componente dedicação/empenho será fundamental.

Recursos financeiros suficientes

Não é necessário muito dinheiro para se tornar um Trader autônomo, mas também deve se levar em conta que durante a fase de formação (que dura aproximadamente 6 meses) você dificilmente conseguirá ganhar dinheiro para se sustentar. De forma bem generalista você deve possuir recursos para dois objetivos: 1º financiar sua conta de trading e 2º arcar com o custo de vida durante, no mínimo, 6 meses. O montante destinado para a segunda finalidade varia de pessoa para pessoa. Já a 1º não deveria variar muito de pessoa para pessoa, independentemente de quanto capital você tenha. Já que esta é a fase de aprender, o foco é operar o mínimo possível e também gastar o mínimo possível. Nesta conta devemos levar em consideração os custos com bolsa (emolumentos, registro etc…), corretagem e eventuais prejuízos. É muito complicado de precisar qual o capital mínimo para se colocar na conta trading, mas arriscamos dizer que com menos do que R$ 15.000,00 as chances de sucesso são muito baixas, pois é muito provável que os 6 meses te consumam uma boa parte disso.

Acompanhar o mercado com 100% de objetividade

O que queremos dizer com objetividade é não distorcer as informações geradas pelo mercado, nem por fatores pessoais e nem por fatores técnicos. Neste exemplo, fatores pessoais podem ser: precisar do dinheiro, não poder perder, ter errado as operações anteriores, estar recuperando prejuízo e etc. Fatores técnicos podem ser definidos como ferramentas adequadas que permitam ao Trader perceber o que, de fato está acontecendo no mercado, perceber o que todo mundo percebe e sob a mesma perspectiva. Ser objetivo é a base do alinhamento coletivo que tanto falamos. Para ser claro, o que queremos dizer é que análise técnica não é a ferramenta adequada para acompanhar o mercado.

Não entender a natureza do mercado

Esse é o ponto que certamente gera mais discórdia entre os leitores. A maioria dos que procuram bolsa de valores acredita haver uma forma de descobrir como antecipar as oscilações do mercado. Alguns podem dizer que não, mas a grande maioria sonha em criar um indicador que seja praticamente perfeito, que acerte tanto e que erre tão pouco a tal ponto que os erros sejam quase que indolores financeiramente. Sejam sinceros, quantos já não estiveram nessa situação? É comum encontrarmos afirmações nos livros, na internet ou em cursos, de que o mercado se comporta em padrões e estes padrões se repetem ou que o segredo é desenvolver um trading system (ou adotar algum) e testá-lo para comprovar sua eficiência. Quem já tentou sabe: Isso não funciona. E não funciona por um único motivo: Cada momento no mercado é único, ou seja, o que esta acontecendo agora é diferente de tudo o que já aconteceu um dia. É difícil de acreditar, mas é a mais pura verdade, no mercado tudo é novo, cada oscilação, cada tick, cada operação que fazemos. A solução para este dilema não é aprender o máximo possível sobre análise, mas sim entender a dinâmica do mercado e aprender a ser levado pelo fluxo. São pontos de vista totalmente diferentes.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

PS: A melhorar forma de enfrentar os desafios do mercado é estar preparado para ele!

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.