Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosInicianteÉ possível Viver de Day Trade?

É possível Viver de Day Trade?

Poucos são os que possuem todos os requisitos necessários para atingir a excelência e a alta lucratividade no Day Trade, já que, além de dominar o conhecimento técnico sobre como o mercado funciona e as causas das movimentações de preços dos ativos, o day trade exige elevado controle emocional, alto comprometimento e, também, autoconhecimento.

De fato, esses fatores que vão além do conhecimento puramente técnico do mercado são, na grande maioria das vezes, o real fator limitante que impede um trader de conseguir operar consistentemente de forma lucrativa. A dificuldade no desenvolvimento da chamada mentalidade do trader é, com frequência, a razão principal pela qual muitos traders iniciantes conseguem por vezes se saírem muito bem em um simulador do mercado, dominando os fundamentos e técnicas, apenas para tomarem uma “surra” quando vão para a conta real.

O gerenciamento emocional é indispensável para que o trader obtenha sucesso, visto que a ausência dessa habilidade faz com que ele assuma riscos cada vez maiores e, posteriormente, entre em total descontrole. Se chegar a esse momento, o trading deixa de ser uma estratégia de operação em bolsa, com técnicas bem definidas, e passa a se tornar nada mais do que um jogo de azar, com o trader se afundando em perdas cada vez maiores e sempre na esperança de que no próximo trade vai tomar de volta do mercado tudo o que perdeu, o que na prática quase nunca ocorre. Por isso, pessoas mais eufóricas e emocionais acabam falhando, mesmo possuindo todo o conhecimento do mundo.

Ter o conhecimento sobre a realidade de se operar day trade é fundamental caso você pense em transformar essa prática em uma profissão. É possível, sim, viver de day trade, mas a verdade é que, na prática, são poucos os que conseguem, exatamente pelas ilusões que infelizmente são vendidas no meio. Essas ilusões buscam associar o day trade com a ideia de dinheiro fácil, de ficar rico na Bolsa em 6 meses, entre tantos outros lugares-comuns falaciosos do mercado financeiro, mas que ainda hoje exercem forte poder de atração sobre a massa de traders iniciantes.

Então, o primeiro requisito para que viver de day trade seja uma possibilidade para você é tomar consciência de que não existem fórmulas prontas. A vitória é desenhada aos poucos, já que o Day Trade é uma atividade que envolve contato constante com os riscos de perda financeira, e não existem atalhos no mercado.

Nesse sentido, é vital ter uma ideia realista da rentabilidade que pode ser obtida de modo consistente no trading. O que não falta por aí são notícias de traders que fizeram 50% em um mês ou mais, mas a parte da história que nunca é contada é que esse ganho foi mitigado por uma série de perdas nos meses seguintes. É bem possível realizar ganhos estratosféricos em um único mês ou quando o capital aplicado ainda é muito pequeno, mas o que você realmente deve ter em mente se quiser durar nesse jogo, a longo prazo, é que o fator mais importante é sempre a consistência. Se você acerta mais trades do que perde e se mantém assim por anos a fio, é só uma questão de tempo para que a mágica dos juros compostos faça efeito e você consiga de fato construir um patrimônio considerável.

Uma vez que você tenha aceitado a ideia de que não é rápido, não haverão ganhos espetaculares do dia para a noite e de que só através da dor da disciplina diária você se tornará um trader consistente, o próximo passo é desenvolver a mentalidade correta e evitar as ciladas emocionais do mercado, especialmente a chamada espiral negativa, que já falamos aqui no blog em um outro artigo. Em resumo, a espiral negativa ocorre quando o trader busca incessantemente compensar uma perda com um novo trade, e assim sucessivamente, até que o seu capital seja obliterado e ele seja forçado a parar, quando finalmente cai em si, e a frustração e, muitas vezes, a raiva tomam conta de si.

Para evitar esse cenário doloroso, comece da maneira correta: aprenda os fundamentos do mercado, blinde o seu psicológico e pratique incessantemente através de um Simulador antes de ir para a conta real. Somente assim você poderá, de fato, seguir o caminho para Viver de Day Trade.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.