Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosComportamentalEsse Mindset mudará seus resultados no Day Trade!

Esse Mindset mudará seus resultados no Day Trade!

Um dos grandes erros que trava o desenvolvimento de um trader é o fato de ele encarar essa profissão sob a perspectiva de um emprego padrão, onde basicamente as pessoas são remuneradas de acordo com o tempo que dedicam à atividade. Mesmo com as mudanças ocorridas no mundo atual, essa realidade ainda persiste em várias entidades, sejam elas públicas ou privadas. Normalmente, a maioria dos trabalhadores vende parte de seu tempo ao patrão em troca de uma remuneração. Em tese, quanto mais horas trabalhadas, maior será o valor recebido no fim do mês.

Ocorre que esse modelo de trabalho vem sendo cada vez mais questionado e em se tratando de Trading, não há espaço para este tipo de abordagem. Como já expliquei em outras oportunidades, o trader nada mais é do que um exímio negociador, capaz de notar um excesso de demanda em uma das pontas do mercado e atuar em conjunto com esse grupo para fazer o preço se deslocar. 

Entretanto, não é sempre que notamos esse excesso de demanda no mercado. Aliás, é mais prudente dizer que esses momentos surgem em janelas de tempo específicas, quase sempre motivadas pela divulgação de um dado econômico relevante. Na medida em que vão saindo esses indicadores, os players ajustam suas posições para se adequarem à nova realidade.

Mas então, o que fazer para corrigir esse erro? O primeiro passo é entender que o Trading premia a qualidade e não a quantidade. Você não tem de ficar 9 horas operando no mercado. Você pode operar 1 ou 2 horas por dia, ou até mesmo minutos, desde que seja eficiente em buscar trades de qualidade, isto é, motivados por excesso de demanda no mercado.

Assim sendo, não importa a quantidade de horas que você fica operando. O que importa é a qualidade do tempo que você dedica ao mercado. Se você estiver atento e 100% concentrado, seu rendimento será muito maior do aquele que passa 8 horas olhando pra tela, sem o mínimo de concentração. Estar do lado certo da disputa entre Foco x Distração é a chave para o sucesso no trading. Mas de que forma conseguimos mais no foco no day trade?

Como ter mais foco?

A primeira coisa que você tem que ter mente é que foco não é algo que nasce do dia para noite. É uma capacidade, uma habilidade que se adquire. E o principal ingrediente que nos traz mais foco é a persistência.

Então basta eu treinar com afinco que conseguirei ter foco, André? Sim, desde que você treine com seriedade. Não adianta buscar foco e concentração sem se afastar dos “ladrões” de atenção. Chegou a hora de operar? Esqueça o celular! De preferência, deixe-o em outro ambiente. Está operando? Desligue as redes sociais e não perca tempo com conteúdo diverso àquele que você utiliza para desempenhar suas atividades.

Percebe como você vai conduzindo sua mente para focar naquilo que é importante? É assim que você aumenta sua capacidade de concentração e de foco. Inclusive, a dica principal é para que você determine um ambiente próprio para dar 100% de sua atenção ao trading. Não caia no “canto da sereia” de operar na praia com o wifi do hotel ou mesmo da cama, acordando 10 minutos antes do pregão começar. É preciso criar um gatilho para sua mente, de modo que ela entenda que ao entrar naquele ambiente, a coisa passa a ser séria e você vai trabalhar com afinco. Estabeleça um local adequado, crie uma rotina de ações que demonstre para sua mente uma real intenção de se concentrar e repita esses passos por ao menos 21 dias. Esse é o prazo que o cérebro humano precisa para incorporar um hábito novo, neste caso, o de focar.

Fora isso, é fundamental que você estabeleça “contratos” com seus familiares. Depois de limitar seu tempo operando e criando um ambiente propício para a alta performance no trading, assuma o compromisso com as pessoas ao seu redor de não ser atrapalhado durante esse tempo. Por exemplo: vou operar das 09h00 às 11h00. Só me procure em caso de emergência. Mas um detalhe: deu 11h00, cumpra o que prometeu. Saia, agradeça a colaboração e dê atenção ao que precisa ser feito junto deles. Se tiver que ir ao mercado, vá; se for levar o filho na escola, leve. Se você deseja compreensão da parte deles, é preciso saber retribuir a colaboração recebida. Cumpra os seus “contratos”, pois isso aumentará o engajamento de todos em prol do seu sucesso.

Como tornar o desejo de melhorar permanente?

Bem, você tomou todas as atitudes para desempenhar suas atividades no trading da melhor forma possível, dando 100% de si. Só que isso não quer dizer que você terá resultados já no dia seguinte. É preciso entender que há um caminho, uma construção nesse processo. Você está se tornando um negociador, está adquirindo a experiência necessária para entender o mercado e tirar proveito desse jogo. E isso leva tempo.

Foi assim comigo e com TODOS (isso mesmo, todos) os que conseguiram se tornar traders 4D. Há uma jornada, um tempo de formação obrigatório antes de alcançar o patamar de um profissional de mercado. E aí é que está o perigo, pois a maioria sucumbirá quando a energia e a motivação do início fraquejarem. Infelizmente, essa é a realidade: todos querem o resultado, mas não querem o caminho. E sem o caminho, não há resultado.

Eu confesso que também passei por esse momento. Foram várias as vezes que pensei em largar tudo e voltar para TI. Porém, ao ver os traders mais experientes voltando para casa ainda pela manhã, viajando, próximos de suas famílias e acompanhando o crescimento dos filhos, eu me enchia de coragem e optava por seguir em frente. O que estou querendo dizer é que o que me fez continuar foi entender que a dor que estava sentindo era temporária. Entretanto, quando a superasse, estaria vivendo uma nova realidade de forma permanente. Ou seja, valia muito a pena passar por aquela dor.

Eu entendi, André. Mas há alguma forma de não deixar a chama se apagar? Sim há uma maneira, mas primeiro de tudo entenda que não há nada de errado diminuir o passo. Energia e interesses são cíclicos e estudos mostram que as pessoas de alta performance costumam dosar essas variáveis, de acordo com o momento. Logo, quando elas passam por um período de intenso esforço, até mesmo cansativo, na semana seguinte, elas “reduzem a marcha” e apenas mantêm o ritmo anterior, para dar tempo de recarregar as energias. Uma vez recuperado o interesse, voltam a intensificar o ritmo.

Assim sendo, o importante mesmo é não parar! Quando estiver cansado ou mesmo de saco cheio, diminua a velocidade, mas não pare. O mais importante é continuar em movimento, pois ainda que devagar, você se mantém firme em direção à linha de chegada.

E existe alguma forma de me energizar mais rapidamente? Sim. O primeiro passo é encontrar uma razão emocional concreta para o seu objetivo. Vejo muitas pessoas falando que querem ser traders para “ter mais tempo”, “ter mais dinheiro”, “ficar com a minha família” etc. Nada contra esses objetivos. Eles até que são nobres, mas são vazios em matéria de energia. Coloque realidade no seu sonho, materialize, visualize. Defina melhor o seu porquê. Diga “eu quero dar certo porque quero dar uma casa melhor para minha família, com 4 quartos e com piscina”, ou então “eu quero dar certo, porque quero levar e buscar meus filhos na escola todos os dias” etc. É esse tipo de sonho que nos energiza e nos mantém firmes ao longo de toda a trajetória.

Além disso, faça parte de um grupo ascendente. Esteja em contato com pessoas que você admira, que já estejam vivendo algo que você ainda persegue. Siga, esteja em contato, nem que seja apenas por rede social, mas esteja perto de quem te motiva. Nós, seres humanos, vivemos em sociedade. É fato que em grupo tendemos a produzir muito mais resultados. Ver que alguém está perseverando, se mexendo, lutando é mais uma forma de nos motivarmos a continuar. Quando estamos sozinhos, tendemos a restringir o mundo ao nosso umbigo e sucumbir à tentação de parar. Agora, se você se cerca de pessoas ativas, obstinadas, naturalmente vai se contagiar com o empenho que elas demonstram. E assim, continuará a sua trajetória rumo ao topo. 

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes


Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.