Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioFundamentos de Tape Reading

Fundamentos de Tape Reading

Olá, eu sou o André Antunes e o artigo de hoje tem como foco as pessoas que já estão praticando Tape Reading, mas continuam tendo dificuldades em se desenvolver.

Eu tive a sorte de já nos primeiros meses após ter começado a operar, refletir e direcionar meu foco para as pessoas que realmente faziam dinheiro no Day Trade. Como eu era gerente de TI na corretora que abrigava a maioria desse público, ao fazer a transição para o trading, eu sabia exatamente quem eram os traders mais lucrativos e procurei me espelhar no que eles faziam.

Sempre tive um bom relacionamento com a maioria deles, por isso, as portas sempre estiveram abertas. Minha primeira atitude foi a de abandonar os gráficos que ficavam em minha tela para focar na leitura do Book de Ofertas e do Histórico de Negócios. A partir daí, começava minha jornada no Tape Reading.

Assim como você, leitor, senti muitas dificuldades no início e meus recursos eram escassos, tanto no que diz respeito ao tempo, como também ao dinheiro. Eu tinha um prazo finito para dar certo, caso contrário, teria de desistir dessa empreitada no trading e voltar para o ambiente corporativo (e o pior: a vestir aqueles ternos que eu tanto odiava!).

O cenário não me era favorável, já que eu nunca havia tido experiência no mercado, mas eu não desisti. E agora, parando para pensar, tenho absoluta certeza que todas essas dificuldades foram os fatores decisivos para que hoje eu esteja vivendo o sonho que apenas 10% dos traders consegue: viver de trading.

Se você me pedir para explicar a razão de eu ter dado certo, acredito que a palavra mais coerente com o que vivi foi humildade. Como não tinha experiência alguma de mercado e meus recursos eram escassos, eu respeitei e segui fielmente os conselhos que me eram dados pelos traders mais experientes.

E foram dois os conselhos que mais me ajudaram a encurtar a fase de aprendizado…

A agressão e o preço-justo

Como já falei em outros artigos, o primeiro passo para que eu começasse a entender o que acontecia na tela veio quando me apresentaram o conceito de agressão, mais precisamente, o “bater/tomar” no Mercado.

Até então, eu não fazia ideia do que esses jargões de Mercado significavam, ainda que ouvisse muitos traders pronunciando-os com frequência no dia a dia. Para recordar, “tomar” é uma agressão de compra, ou seja, é uma ordem a mercado enviada pelo comprador, quando este aceita pagar o preço solicitado pelo vendedor. Já “bater” é uma agressão de venda, isto é, uma ordem enviada a mercado pelo vendedor que aceita negociar no preço que o comprador está disposto a pagar.

Quando há um desbalanceamento no número de agressões, um lado tende a se sobressair sobre o outro, sendo que é esse consumo de liquidez persistente numa ponta quem provoca o deslocamento de preço. Foi observando a agressão que comecei a desenvolver sensibilidade em cima dos movimentos de Mercado, separando aqueles onde realmente havia maiores probabilidades de deslocamento, daqueles cuja força era insuficiente para fazer o Mercado andar.

De início, o caminho no Tape Reading não pode ser outro: é preciso que você consiga enxergar a agressão. É preciso que você gaste o tempo que for preciso para ver o preço tickando, se deslocando de um nível a outro, porque estão consumindo a liquidez dos lotes ali posicionados. Sem esse tipo de conhecimento, você não conseguirá dar o próximo passo que é enxergar o contexto.

Mas André, o que você quer dizer com “enxergar o contexto”?

Estou me referindo a você conseguir pontuar com precisão o começo, o meio e o fim de um movimento.

Para ficar mais claro, explicarei agora o segundo conselho que recebi e que foi determinante para o meu desenvolvimento: o conceito de preço-justo.

Quando compradores e vendedores se mostram satisfeitos com o preço de negociação do ativo, é comum o Mercado se movimentar confortavelmente em uma faixa de negociação, sem que nenhum dos lados demonstre ímpeto ou vontade de levar o preço a novos patamares. O jogo de liquidez mais parece um “jogo de comadres”: ninguém faz pressão e ambos os lados se contentam com a liquidez ali oferecida.

Isso ocorre porque a cotação está em patamares que eu chamo de preço-justo, isto é, em valores que agradam tanto compradores, quanto vendedores. Esses são os momentos onde o Mercado pouco anda e eu particularmente aproveito para ver meu Facebook.

Agora, quando o Mercado começa a agredir os extremos dessa faixa de negociação e o outro lado sente o baque (deixa de oferecer liquidez), eu já fico atento para o que pode acontecer. São nesses momentos que o Mercado costuma “sair de preço” e galgar novas regiões até então desconhecidas.

Como a escassez de oferta acaba assustando um dos lados, o preço tende a se deslocar seguidamente, até que apareça contraparte atuando na ponta contrária, ou então que acabe o lote de quem estava montando a posição no Mercado.

Como é algo que rompe definitivamente com o momento anterior, é natural ocorrer um deslocamento exagerado, para depois, sim, acomodar-se novamente em uma nova região. É justamente nesses momentos, quando o mercado “sai de preço”, que surgem as oportunidades com maior probabilidade de acerto no trading.

Logo, da mesma forma que me foi passado, a grande sacada para você acelerar sua evolução é, pelo menos por enquanto, focar nos momentos em que o Mercado cesse a morosidade anterior e se empenhe em estabelecer novos patamares. São momentos em que o preço deixa de ser justo e será preciso estabelecer uma nova faixa de negociação, faixa esta que agrade a ambos os lados do mercado (compradores e vendedores). É durante esta briga que surgirão as melhores oportunidades de fazer dinheiro no mercado.

Dê tempo ao tempo e mantenha a paciência

Se você seguir o passo a passo proposto, conforme for acumulando dias de operação e horas de tela, você já sentirá uma evolução absurda.

Contundo, não dá para dizer que isso será suficiente para que você, de fato, esteja pronto para o Mercado. São vários os fatores que o farão fluir com o Mercado.

O que gostaria que você entendesse é que este é o ponto de partida para você seguir um caminho vencedor no Tape Reading. Indagar se o Mercado está ou não em preço-justo é uma variável que poucas pessoas exploram, apesar do ganho de tempo que ela proporciona.

No trading, o que mais prejudica é essa cobrança interna, essa pressão que nos colocamos para dar certo. Todos os traders têm um prazo finito para aprender, porque o tempo e o dinheiro são escassos e não dá para ficar a vida toda aprendendo.

Quanto mais rápido você colocar em prática aquilo que outras pessoas fizeram e deu certo, mais rápido você evoluirá. De minha parte, garanto que o que foi dito até aqui o ajudará a evoluir, porque funcionou comigo e com diversas pessoas. É algo sólido, baseado em um sério processo de aprendizagem, que já formou dezenas de outros traders de sucesso.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.