Artigos > Intermediário > Como Funciona o Imposto de Renda no Day Trade?

Como Funciona o Imposto de Renda no Day Trade?

O Day Trade definitivamente é um dos meios mais eficazes de se ter lucros sem precisar sair de casa. Mas, infelizmente, isso ainda é considerado uma atividade econômica e, como sempre, é taxada pelo Estado. Portanto, é necessário saber como funciona o imposto de renda no Day Trade, especialmente quando consideramos as pesadas multas aplicadas pelo Fisco sobre o que eventualmente deixamos de recolher.

Imposto de renda no Day Trade

Primeiramente, é importante dizer que você precisa ter uma vida fiscal organizada. Tudo que você possui no mercado financeiro deve estar devidamente catalogado e com fácil acesso, pois sua trajetória para recolhimento do imposto começa com uma DARF.

DARF é uma Declaração de Arrecadação da Receita Federal. Nesse documento você usará o código que, provavelmente, será 6015, caso você opere como pessoa física. Essa declaração precisa ser feita por todos que operam, mesmo que você não tenha tido nenhum lucro.

Nesse caso, é necessário fazer um relatório dos seus prejuízos. No caso dos lucros, a alíquota é de 20% sobre os ganhos mensais, devendo a DARF ser paga até o último dia útil do mês subsequente. Além disso, junto do valor de lucro ou prejuízo que você teve, é importante inserir todos os ativos operados. Daí a importância de ser bem organizado e manter tudo catalogado.

Todas as corretoras são obrigadas a reter 1% do valor dos seus lucros na fonte, ou seja, você irá abater esse valor da sua conta, já que ele é repassado diretamente para a Receita Federal.

O que precisa realmente ser declarado?

Se você quer saber se algo vai escapar à sua tributação, entenda que o governo considera como Day Trade toda operação que você realiza em Bolsas de Valores, mercadorias e futuros em geral, que se inicia e termina dentro de um mesmo dia.

Uma boa notícia é que você pode abater do valor calculado os seus prejuízos com Day Trade, mas é importante notar que somente são considerados para esse fim os prejuízos que venha carregando em meses anteriores ao que você está operando.

Se você atrasar o imposto, não tem como passar batido sobre o valor. Cada dia que se passa há uma multa com juros aplicados de 0,33% ao dia, ou seja, em pouco tempo o valor que você devia começa a aumentar assustadoramente.

Como fazer?

O próprio Trader pode tomar conta de seu cálculo do imposto, mas se engana quem pensa que pode esconder algo do Fisco. Através daquele 1% retido na fonte, a Receita já sabe o quanto você deve declarar como rendimento. Como sempre, o Governo é extremamente eficiente quando se trata de ganhar dinheiro do contribuinte. Tentar fugir do imposto nessa situação pode gerar multas maiores e até mesmo problemas mais sérios, como uma acusação de sonegação fiscal. Sendo assim, eu recomendo plenamente que você crie um sistema bastante disciplinado para organizar suas operações e para estar em dia com o Fisco. Dessa forma, você deixará a cabeça limpa e fresca para o que realmente interessa: tirar dinheiro do mercado.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

[the_ad id="35615"]
[the_ad id="37899"]

Mais vistos

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar:
 
Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.

A Comunidade Futuros Milionários é o mais novo Programa de Cursos da Scalper. Dentro da Comunidade você terá acesso aos melhores cursos do Mercado Financeiro.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.