Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioJesse Livermore: o Pai do Tape Reading

Jesse Livermore: o Pai do Tape Reading

Quem já está no mercado de ações há algum tempo, com certeza já ouviu falar de Jesse Livermore, tido por muitos traders como uma grande inspiração e pai do trading moderno após imortalizar nas páginas de Reminiscences of a stock operator, a sua trajetória e lições operando no mercado.

Entre as peculiaridades de Jesse Livermore, é possível citar que ele foi um dos primeiros traders a utilizar o Tape Reading como parte do seu método de trading, numa época em que as operações eram, literalmente, registradas em uma fita (tape). Ele é considerado o “Pai” do Tape Reading.

História e início como trader

Jesse Livermore nasceu em 1877 na cidade de Shrewsbury, no estado de Massachusetts, nos EUA. Aos 14 anos de idade, pisou pela primeira vez em uma corretora de ações, onde conseguiu um emprego como o “garoto do quadro”, que basicamente envolvia anotar as ordens compradoras e vendedoras da bolsa em um quadro negro, para informar aos corretores sobre as operações realizadas no mercado.

Aqui o brilhantismo de Livermore começa a surgir quando ele, por conta própria, começa a desenvolver uma forma rudimentar de Tape Reading quando percebe que não havia nada de aleatório nas ordens de compra e de venda que ele tinha que anotar no quadro negro todos os dias. Na verdade, havia um padrão muito claro de formação dos preços que ele conseguia perceber a cada ordem escrita.

Assim, aos 15 anos, Livermore decidiu apostar nas suas recentes observações do mercado e fazer o seu primeiro trade. Em pouco tempo, ele estava ganhando mais com o mercado de ações do que com o seu emprego na corretora, então, aos 16 anos ele decide se demitir e começa a se dedicar integralmente ao trade.

Em 1906, aos 28 anos, Livermore já tinha acumulado mais de 100 milhões de dólares. Em 1907, quando o mercado americano entrou em uma queda vertiginosa, Livermore bateu um recorde pessoal ao ganhar 1 milhão de dólares em um único dia vendendo a descoberto diversas ações.

Lições de Jesse Livermore

1º Observe os grandes participantes do mercado

Sempre tente identificar as ações dos grandes participantes do mercado, ou seja, aquelas capazes de puxar todo o mercado junto consigo em uma tendência de alta e vice-versa. Assim, você consegue manter o seu universo de ações limitado, controlável e fácil de acompanhar.Mercados são compostos de pessoas e a natureza humana nunca muda

Independentemente do mercado de que se esteja falando ou da época, algumas regras jamais mudarão, pois a natureza humana que move o mercado é a mesma. Por trás de todas as movimentações de preço, existem pessoas que por vezes sucumbem às suas próprias emoções e criam oportunidades para o trader bem treinado.

2º O Mercado nunca está errado, mas opiniões geralmente estão

O mercado irá enganar muitos especuladores, apresentando movimentos totalmente fora da previsão. Nesses momentos, é inútil se revoltar. Apenas adapte sua estratégia e siga adiante. O fluxo de ordens nunca mente.

3º A disciplina para seguir as suas regras de trading é fundamental

Um trader sem um plano é como um general sem uma estratégia e, portanto, está fadado ao fracasso. Quem não possui um plano apenas reage aos movimentos e caprichos do mercado, perdendo aqui e ali, até que um dia não haverá mais nada para perder.

4º O medo e a ganância são os seus maiores inimigos

Esse é o ensinamento clássico de Livermore. Para ele, a principal razão que impede as pessoas de obter sucesso no mercado é que elas são gananciosas quando deveriam estar com medo e têm medo quando deveriam ser gananciosas.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.