Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioNunca faça preço médio no Scalping!

Nunca faça preço médio no Scalping!

Consertar ou não trades é um dos temas mais polêmicos da nossa profissão, inclusive entre os traders mais experientes. E por incrível que pareça, é muito comum o trader falar uma coisa e fazer outra totalmente diferente (e sendo bem honesto, eu mesmo me enquadro neste grupo). Mas o que seria “consertar” um trade?

São duas as possibilidades: no caso do ativo que você está operando não possuir outra ponta de entrada, como o dólar, consertar o trade significa fazer preço médio. Agora se o ativo possui outro correlacionado (uma opção, por exemplo) que permita uma operação casada, o “conserto” da operação se dá por meio de uma operação estruturada.

Como o ativo que opero é o dólar, vou concentrar as explicações no conceito de preço médio.

Antes de tudo, convém distinguir “preço médio” de “preço mérdio”. O “mérdio” é o acréscimo de lotes sem sentido em uma operação já perdedora. Ex: o mercado vem caindo do 7,0 até o 3,0 e surge um sinal de inversão de fluxo. Você compra a 3,0, mas por qualquer motivo o mercado continua caindo. Quando chega no 1,0, você faz uma nova compra, sem motivo algum, apenas para ajustar o preço da sua posição. Percebe como não houve fundamento algum na nova compra? Você comprou apenas porque não estava confortável com o mercado vindo contra a sua posição e quis consertar a primeira compra a 3,0. Ou seja, no fundo, você não aceitou que a operação deu errado (pode ter certeza que se você já não estivesse posicionado, certamente não teria comprado a 1,0).

Em relação ao “preço médio” é um pouco diferente. Na verdade, você comprou a 3,00, não stopou por qualquer razão, mas comprou novamente a 1,00 porque o mercado deu um novo motivo (como no exemplo anterior, mesmo sem estar posicionado, em razão do que o mercado apresentou, você teria comprado a 1,0).

A pior armadilha de quem faz preço médio já no início

No meu início no trading, eu via a maioria dos operadores entrando no trade com um lote pequeno, aceitando o mercado vir contra, mas em determinado momento eles “enchiam a mão” e consertavam a operação fazendo preço médio.

Como era uma prática corriqueira, eu também fui aplicando esse tipo de operacional, mas sem critério algum. Logo, enquanto os demais traders tinham fundamento para consertar a operação, eu apenas adicionava mais lotes em um trade já perdedor, sem critério algum.

Hoje, tenho até uma expressão que define bem essa atitude: cavar a cova com uma pá maior! Era exatamente isso o que eu estava fazendo. A chance de entregar todo o meu capital para o mercado era muito grande, pois a história está cheia de exemplos desse tipo (preço médio funciona em até 8 de 10 operações, mas nas duas que dão errado, você devolve tudo que ganhou e um pouco mais).

Somente após um grande amigo meu me dar uma bronca homérica é que mudei meu comportamento e passei a operar certo, respeitando o stop e aprendendo a perder.

E o que fazer durante a fase de aprendizado?

Sem sombra de dúvidas, você NÃO DEVE fazer preço médio e nem consertar os seus trades.

Além de não ter o discernimento necessário para avaliar se há ou não motivo real no mercado, você estará condicionando sua mente para operar errado e isso acarretará enormes prejuízos no futuro.

Já disse isso outras vezes e continuarei falando: o foco da fase de aprendizado não é ganhar dinheiro, é entender o jogo e aprender a operar certo. O trading é composto de 20% de técnica e 80% de comportamento. Aprender a perder é fundamental para o seu sucesso como trader. Entender e aceitar que nem sempre o mais provável ocorrerá é requisito indispensável para sua formação.

Contudo, a mente humana não foi condicionada para lidar com o acaso. Assumir que errou e continuar a jornada é uma das coisas mais difíceis para o trader, já que o cérebro é programado a vida toda para evitar a dor. Caso você opte pelo preço médio, você estará reforçando atitudes incompatíveis com a imprevisibilidade do mercado e mais cedo ou mais tarde, entrará para a estatística dos que perderam tudo na Bolsa.

Portanto, foque no processo, bloqueie a possibilidade de fazer médio na plataforma e opere apenas o lote mínimo. Aprenda a operar certo, entenda o jogo e evolua por mérito, sempre em cima de resultados construídos com regularidade.

Foi assim que alcancei o objetivo de viver de trade e diversos outros alunos também o fizeram. É só focar nas coisas certas que em breve, você também mudará de vida!

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes


Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.