Nunca faça preço médio no Scalping!

Nunca faça preço médio no Scalping!

Consertar ou não trades é um dos temas mais polêmicos da nossa profissão, inclusive entre os traders mais experientes. E por incrível que pareça, é muito comum o trader falar uma coisa e fazer outra totalmente diferente (e sendo bem honesto, eu mesmo me enquadro neste grupo). Mas o que seria “consertar” um trade?

São duas as possibilidades: no caso do ativo que você está operando não possuir outra ponta de entrada, como o dólar, consertar o trade significa fazer preço médio. Agora se o ativo possui outro correlacionado (uma opção, por exemplo) que permita uma operação casada, o “conserto” da operação se dá por meio de uma operação estruturada.

Como o ativo que opero é o dólar, vou concentrar as explicações no conceito de preço médio.

Antes de tudo, convém distinguir “preço médio” de “preço mérdio”. O “mérdio” é o acréscimo de lotes sem sentido em uma operação já perdedora. Ex: o mercado vem caindo do 7,0 até o 3,0 e surge um sinal de inversão de fluxo. Você compra a 3,0, mas por qualquer motivo o mercado continua caindo. Quando chega no 1,0, você faz uma nova compra, sem motivo algum, apenas para ajustar o preço da sua posição. Percebe como não houve fundamento algum na nova compra? Você comprou apenas porque não estava confortável com o mercado vindo contra a sua posição e quis consertar a primeira compra a 3,0. Ou seja, no fundo, você não aceitou que a operação deu errado (pode ter certeza que se você já não estivesse posicionado, certamente não teria comprado a 1,0).

Em relação ao “preço médio” é um pouco diferente. Na verdade, você comprou a 3,00, não stopou por qualquer razão, mas comprou novamente a 1,00 porque o mercado deu um novo motivo (como no exemplo anterior, mesmo sem estar posicionado, em razão do que o mercado apresentou, você teria comprado a 1,0).

A pior armadilha de quem faz preço médio já no início

No meu início no trading, eu via a maioria dos operadores entrando no trade com um lote pequeno, aceitando o mercado vir contra, mas em determinado momento eles “enchiam a mão” e consertavam a operação fazendo preço médio.

Faça download da melhor plataforma de negociação de bolsa de valores

Como era uma prática corriqueira, eu também fui aplicando esse tipo de operacional, mas sem critério algum. Logo, enquanto os demais traders tinham fundamento para consertar a operação, eu apenas adicionava mais lotes em um trade já perdedor, sem critério algum.

Hoje, tenho até uma expressão que define bem essa atitude: cavar a cova com uma pá maior! Era exatamente isso o que eu estava fazendo. A chance de entregar todo o meu capital para o mercado era muito grande, pois a história está cheia de exemplos desse tipo (preço médio funciona em até 8 de 10 operações, mas nas duas que dão errado, você devolve tudo que ganhou e um pouco mais).

Somente após um grande amigo meu me dar uma bronca homérica é que mudei meu comportamento e passei a operar certo, respeitando o stop e aprendendo a perder.

E o que fazer durante a fase de aprendizado?

Sem sombra de dúvidas, você NÃO DEVE fazer preço médio e nem consertar os seus trades.

Além de não ter o discernimento necessário para avaliar se há ou não motivo real no mercado, você estará condicionando sua mente para operar errado e isso acarretará enormes prejuízos no futuro.

Já disse isso outras vezes e continuarei falando: o foco da fase de aprendizado não é ganhar dinheiro, é entender o jogo e aprender a operar certo. O trading é composto de 20% de técnica e 80% de comportamento. Aprender a perder é fundamental para o seu sucesso como trader. Entender e aceitar que nem sempre o mais provável ocorrerá é requisito indispensável para sua formação.

Contudo, a mente humana não foi condicionada para lidar com o acaso. Assumir que errou e continuar a jornada é uma das coisas mais difíceis para o trader, já que o cérebro é programado a vida toda para evitar a dor. Caso você opte pelo preço médio, você estará reforçando atitudes incompatíveis com a imprevisibilidade do mercado e mais cedo ou mais tarde, entrará para a estatística dos que perderam tudo na Bolsa.

Portanto, foque no processo, bloqueie a possibilidade de fazer médio na plataforma e opere apenas o lote mínimo. Aprenda a operar certo, entenda o jogo e evolua por mérito, sempre em cima de resultados construídos com regularidade.

Foi assim que alcancei o objetivo de viver de trade e diversos outros alunos também o fizeram. É só focar nas coisas certas que em breve, você também mudará de vida!

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes


André Antunes

André Antunes

André Antunes é o fundador da Scalper Trader e já mudou a vida de milhares de pessoas com o seu conhecimento em tape reading. Atualmente tem o trade como a sua principal fonte de renda e foca em ajudar o máximo de pessoas que queiram ter as suas vidas transformadas através desta profissão.

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

André Antunes

André Antunes

André Antunes é o fundador da Scalper Trader e já mudou a vida de milhares de pessoas com o seu conhecimento em tape reading. Atualmente tem o trade como a sua principal fonte de renda e foca em ajudar o máximo de pessoas que queiram ter as suas vidas transformadas através desta profissão.

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Entregamos o melhor conteúdo gratuito 

Cadastre-se para entrar na lista de espera