Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosComportamentalO exercício que te ajuda a evoluir como Day Trader

O exercício que te ajuda a evoluir como Day Trader

Olá, eu sou o André Antunes e quero começar este artigo te fazendo a seguinte pergunta: por que você se dispõe a fechar um contrato? Qual é a razão de um contrato existir?

Se pegarmos a definição de Clóvis Beviláqua, o contrato seria “o acordo de vontades para o fim de adquirir, resguardar, modificar ou extinguir direitos”. Ou seja, é um acordo entre duas ou mais pessoas, em que se estabelecem obrigações e, em caso de descumprimento, outras medidas cabíveis.

Assim, podemos concluir que a razão de um contrato existir está no reconhecimento de que aquilo que queremos pode não acontecer, motivo pelo qual são previstas medidas que amenizem os riscos envolvidos. Ninguém faz um contrato pensando no sucesso da ação, mas sim na possibilidade de ela dar errado.

Logo, quando você faz a reflexão que propus, você exercita uma habilidade que certamente o colocará em outro patamar no mercado: pensar em termos de probabilidades.

Espere o melhor, preparando-se para o pior

Isso você já sabe, mas preciso reiterar que existem muitos riscos envolvidos no Day Trade. Certamente o principal, o “pai de todos”, é a possibilidade de o mercado não se comportar da maneira que você esperava. Neste cenário, não há meio termo: você será forçado a interromper a operação e assumir um pequeno prejuízo.

Quando digo que um dos requisitos para ser um trader consistente é aceitar o risco de operar, estou dizendo que você deverá aceitar essa realidade. Não tem outro jeito, aceite que o mercado pode se comportar da forma que você não esperava.

A fim de exemplificar essa necessidade, darei o exemplo de um dos cenários condicionais que mais opero: inversão de fluxo por absorção. Imagine, no mercado de dólar, um movimento onde o preço vai do 1,0 ao 7,0 e, apesar das agressões do comprador, o vendedor continua renovando a fila e interrompe o deslocamento do preço. Nestas condições, concluo que o vendedor tem um lote grande para executar e agrido o próximo nível de preço, me aproveitando do breve movimento que este parceiro fará na venda.

É um cenário condicional que tem lógica e funciona na maioria das vezes. E é aí que está o “X” da questão.

Pensando em termos de probabilidades

Quando você vem para o mercado achando que precisa apenas conhecer o setup, você deixa de considerar o imprevisível. E é exatamente esta a causa da maioria das frustrações que o trader iniciante sofre.

Você precisa aceitar que, por melhor que seja sua análise, sua operação pode dar errado, pois nada é certo no mercado. Caso contrário, você acabará generalizando e perderá oportunidades, apenas porque, em uma operação específica, o mercado não fez o movimento mais provável.

Pensar em termos de probabilidades é exatamente isso: considerar que o mais provável pode não acontecer.

Tomando por base o exemplo anterior, o mais provável era o mercado ceder alguns ticks para baixo. Mas, se o apetite do comprador for maior, ele literalmente “passa por cima” do vendedor e, num piscar de olhos, o preço estará no 8,0, no 9,0 ou no 10,0.

Entendi André, mas como eu incorporo essa forma de pensar no meu operacional?

Eu realmente acredito que as palavras tem poder! E a melhor forma de conduzir sua mente a pensar em termos de probabilidades é fazendo uso de um vocabulário coerente com a realidade do mercado.

Daqui pra frente, pare de classificar suas operações em “certo” ou “errado”. Comece a classifica-las em “a favor” ou “contra” a minha posição; em “mais provável” ou “menos provável”. Esse tipo de discurso interno abre espaço para que você aceite o imprevisível e mantenha a mente livre de pressões enquanto opera.

E por que tudo isso? Porque trading não é um exercício de “certo” ou “errado”, mas sim de leitura de mercado, de mais provável e menos provável.

Bem, acredito que tenha alcançado o objetivo deste artigo. Agora é com você. Aplique essa dica e observe o bem que ela fará ao seu operacional. Tenho certeza que você experimentará um avanço “monstro”.

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes


Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.