Talvez você tenha ouvido falar sobre Tape Reading, ou talvez lido alguma definição do google, mas ainda têm dúvidas do que efetivamente é esse assunto e especialmente de como tirar algum sinal objetivo de compra ou venda baseado nessa técnica!
Esse é um artigo diferente de tudo que você já viu, porque vamos abordar o assunto de uma forma não usual.
Vamos falar sobre:
- Porque Tape Reading parece mais Leitura do que Técnica Operacional;
- Exemplos de Ordens Enviadas (áudios do pregão) para estimular sua Percepção;
- – Como ler essa informação nos dias de hoje (eletronicamente).
Continue lendo o texto para conseguir entender de uma vez por todas o que é Tape Reading.
De onde vem o termo Tape Reading
Reading the Tape refere-se ao nome do antigo método de exibição num papel dos negócios executados e também dos preços de compra e de venda. Essa impressão era feita por máquinas que exibiam as cotações numa fita, daí o nome traduzido leitura de fita.
Hoje, essas informações de negócios executados, preços de compra e venda são mostrados eletronicamente através das telas chamadas “Times and Trades” e “Book de Ofertas”.
A Leitura de fita (conhecida como leitura do Fluxo das Ordens) envolve a avaliação do tamanho de ordens, avaliação da taxa de chegada das ordens, avaliação do preço das ordens, da condição das ordens, além de vários outros fatores.
O objetivo principal do Tape Reading é identificar o comportamento de negociação e especialmente o impacto no preço, dos demais players do mercado (insiders, institucionais, ou quaisquer players que tenham lote suficiente para movimentar o mercado).
É mais que simplesmente replicar um padrão ou setup. Eu diria que o próprio nome diz tudo: Eu diria que é Leitura e não Análise!
Tape Reading é Leitura de Mercado
Tape Reading não é análise porque não deveria existir interpretação dúbia (pelo menos sobre a leitura do que está acontecendo agora, no presente). É aquilo que você está vendo e só…
Desde que você aprenda ler corretamente o fluxo não há como enxergar uma coisa que outros traders também não estejam vendo. Obviamente você pode dizer que cada trader terá uma interpretação pessoal sobre a leitura e que isso poderá gerar resultados diferentes. EXATO! É isso mesmo. Porém, a leitura, desde que feita corretamente é a mesma.
Quer ver só um negócio interessante?
Clique no áudio abaixo e ouça como operadores de pregão “cantavam” o mercado.
(O Pactual paga 100 a 450 e na hora entra compra a 460, depois paga 100 a 500, vai até 600)
Agora olha um exemplo de como brokers atuais “cantam” o mercado eletrônico para seus clientes.
Porque eles falam dessa forma? Por que eles falam “bateu”, “tomou”, “pagão”, “é venda”, por que cantam que corretora comprou e qual vendeu? Por que eles não falam “grafês”? Ou seja, por que não narram o mercado através de candles, LTA’s, indicadores, formações etc.?
Porque o que está no áudio é leitura fiel de mercado!
A grande sacada é que sabendo ler corretamente essas variáveis, você conseguirá tirar conclusões analíticas também.
Tape Reading: Lendo a Intenção dos Grandes Players
Tape Reading permite que você sinta o mercado na forma mais pura e mais simples que é oferta e demanda. Na verdade, é isso que faz os preços subirem ou caírem.
Já parou para pensar que qualquer movimento de preço depende de entrada/cancelamento de ordens de compra e de venda?
Não importa se saiu uma notícia, se um grande de institucional decidiu comprar por fundamento, ou se tem algum grande player stopando… Eles só têm 2 opções:
- Enviar uma ordem para o Book de Ofertas (e esperar execução, ou seja, esperar alguém na contraparte executar essa ordem).
- Enviar uma Ordem a Mercado a garantir a execução imediata.
Se você aprender a ler esse processo você conseguirá tirar conclusões sobre o comportamento de players, direção de preços, intensidade dos movimentos e etc.
Assim, você será capaz de identificar uma oportunidade real de tirar dinheiro do mercado. Não é uma oportunidade estatística é uma oportunidade real, pois você sente o flow das ordens, flui com elas e consequentemente estará sempre alinhado com o mercado.
O que buscamos na Leitura da Tela
A primeira coisa que buscamos na tela é identificar as ordens a mercado, ou seja, as ordens que são enviadas para garantir execução imediata (ou que chamamos de agressão).
Nós buscamos identificar se as agressões são de compra ou de venda, o quanto elas deslocam preço, o tamanho dessas agressões e sempre ponderando a qualidade dos compradores e vendedores, a frequência dessas ordens e a convicção dessas ordens.
Essas variáveis podem parecer abstratas, mas tenha certeza de que isso fará sentido em breve!
Sugiro mais um exercício para que você comece a entender a leitura de mercado: (veja se consegue perceber frequência das ordens, distinção de tamanho, e convicção.)
Como aplicar Tape Reading Hoje
Realmente, era mais fácil ter percepção (sentir o mercado no presente) com o pregão viva voz. Só de ouvir a voz do operador e as vozes dos demais operadores do pregão, você intuitivamente identificava o lado mais forte naquele exato momento.
Com o mercado 100% eletrônico, nós temos que interpretar os números que estão na tela.
Veja no vídeo um exemplo de operação baseado em Tape Reading:
Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!
Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes