Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosInicianteO que é Trader? Entenda todos os tipos de atuação na Bolsa de Valores.

O que é Trader? Entenda todos os tipos de atuação na Bolsa de Valores.

Trader é todo e qualquer indivíduo que se engaja na transferência de ativos financeiros, para alguma instituição ou para si próprio.
Essa definição, contudo é muito ampla e podemos detalhar mais. No que tange ao aspecto profissional, é possível segmentar traders nas diferentes classes:

Traders Institucionais

Trabalham para instituições financeiras, fundos, seguradoras ou mesmo em empresas não financeiras, mas com mesa de operações ativa. Traders Institucionais possuem grau variável de autonomia, ou seja, há traders que possuem total autonomia para definir sua exposição no mercado (tamanho), bem como direção (compra ou venda) e prazo, mas também há aqueles com autonomia totalmente limitada tanto para execução de ordens, quanto para exposição e prazo.

Dentro das Instituições Financeiras há ainda duas importantes divisões:

Traders da Mesa Proprietária (Tesouraria)

Operam, exclusivamente, o capital da Instituição e, a grosso modo tomam posições que protejam e que rentabilizem sua carteira de títulos, crédito e etc. O grau de exposição ao risco (volume) depende tanto do tamanho, quanto da decisão gerencial de cada banco.

Traders da Mesa Clientes

Na maioria das vezes, operam para “travar” as operações que são fornecidas para seus clientes (médias e grandes empresas). Exemplo: quando uma empresa procura um banco para fazer um hedge cambial (proteção contra desvalorização do dólar), o banco oferece a operação para o cliente (ou seja, vende dólares no mercado futuro, via contratos de swap, etc.) e, para não assumir o risco cambial da operação, o banco faz a trava no mercado (comprando dólar futuro, neste exemplo). Esses traders costumam tomar exposição direcional no mercado menor do que traders proprietários, ou seja, a maior parte de suas operações são efetivamente “travadas”.

Traders executores de ordens (Brokers)

Apesar de muitas pessoas classificarem estes operadores como traders, a melhor definição para a atividade seria a de “broker”, ou seja, executores ordens. Na maior parte dos casos, os brokers não tomam decisão, apenas executam a ordem da forma mais eficiente. É possível, contudo, que alguns desses traders (brokers) possuam autonomia na execução das ordens, mas por decisão específica e/ou pontual de seus clientes.

Sales Trader

A melhor definição para o Sales trader é a de intermediário entre execução de ordens e relacionamento comercial com clientes. Estes profissionais mantêm relacionamento com clientes e além de oferecerem, executam tais operações. Por terem o consentimento dos clientes, os Sales Traders não assumem posições no mercado.

Trader Autônomo ou Trader Pessoa Física

É representado pelo indivíduo que opera com recursos próprios. Esta é a categoria com o maior grau de liberdade em relação às demais, pois todas as decisões, restrições, regras e objetivos são estabelecidos por somente uma pessoa: você.

É muito importante deixar claro que há poucos traders autônomos consistentes se comparado aos inúmeros traders autônomos atuantes no mercado.

Essa é a única categoria em que um Trader pode continuar atuando, mesmo que sua eficiência não seja comprovada. Por não haver avaliação de resultados e muito menos cobrança, a decisão de continuar operando, mesmo com resultados inconsistentes, é uma decisão puramente pessoal.

Prop Trader

São Traders Autônomos que passaram no processo seletivo de alguma Proprietary Trading Firm (Mesa Proprietária) e que operam capital da própria empresa. A divisão do risco e dos lucros entre a empresa e o trader depende da política de cada Prop.

Pré-requisitos para ser Trader

Excluindo o Trader autônomo, em praticamente todas as classificações anteriores há pré-requisitos bem específicos para se tornar um trader.

Como ser Trader institucional

Deve-se ter uma boa formação acadêmica, eventualmente uma extensão (MBA ou mestrado) e mostrar-se interessado pela atividade desde cedo.

É comum começarem em programas de estágio/trainee e passarem algum tempo (às vezes anos) acompanhando traders seniors na atividade, antes de efetivamente atuarem.

Esse convívio com traders seniors permite aos aprendizes entenderem e desenvolverem, gradativamente, as habilidades exigidas para o trading.

Quando conquistam o direito de atuar, o fazem de maneira progressiva, ou seja, possuem autonomia parcial e limite estreito de perda financeira.

Só dão passos adiante, ou seja, conquistam autonomia e limites operacionais mais elevados se efetivamente estiverem gerando resultados.

Como ser Broker

Seu maior ativo é a agilidade e precisão em executar as ordens. Qualidade e profundidade da formação acadêmica são apenas diferencias e não pré-requisitos.

Percebam que para desenvolver agilidade, destreza são necessários tempo e convívio com brokers veteranos.

Poderíamos discorrer sobre os pré-requisitos de todos traders, mas o mais importante aqui é passar a mensagem.

Para se tornar um trader de sucesso (do mundo corporativo) você precisa de uma boa formação, dedicação, um molde (alguém para se espelhar) e tempo para se desenvolver.

Sem uma ou mais das recomendações acima, fica praticamente impossível de se obter sucesso no trading.

Como ser Prop Trader

A primeira coisa que você precisa saber é que existem vários tipos de Prop Firms e nos EUA essa segmentação é muito clara. Algumas Props selecionam por campeonatos, outras por simulador, outras fazem processo seletivo como se fosse um canditado a emprego e investem no Trader, mas os prós e contras de cada modelo ficam para um próximo artigo.
Atualmente, existem 3 empresas de Proprietary Trading no Brasil e cada uma atua em um modelo específico, sendo que uma delas o acesso é feito por treinamento, outra seleciona traders por campeonato enquanto a terceira filtra os melhores traders por simulador.

Como ser Trader Autônomo

Diferentemente da seleção que existe em cada uma das categorias anteriores, para ser Trader Autônomo você não precisa de pré-requisito acadêmico, muito menos histórico profissional. Basta apenas um pouco de recursos financeiros e cadastro em uma corretora de valores.

Aparentemente o melhor dos mundos, não?

Infelizmente não é bem assim. Pare para pensar em quantos Traders Autônomos você conhece. Quantos efetivamente encaram o trading como profissão, como a principal profissão?

Provavelmente poucos, não é mesmo? E sabe por quê?

São várias as dificuldades em se tornar um Trader Autônomo, mas para nós o grande empecilho está na falta de criação de conhecimento de base.

Estão lembrados, no exemplo de traders institucionais, quando dissemos que o aprendizado é, dentre outros, função do convívio com traders seniors? É nessa fase que os aprendizes se moldam completamente para o trading, onde aprendem as crenças dos sêniors, a interpretarem o mercado como os sêniors interpretam, a pensarem como eles pensam e a agirem como eles agem. É nessa fase também que eles aprendem que perder e errar são características inevitáveis do trading e como devem se comportar diante de tais circunstâncias.

Como Trader Autônomo você tem a ilusão de que pode “pular” esse caminho porque é levado a pensar que trading tem relação direta com o setup que você usa/aprende.

Obviamente que setup é determinante para o resultado, mas tem coisas muito mais importantes para um aprendiz trabalhar no começo. Preparar a base é como atualizar um software em sua mente para posteriormente rodar um “novo programa”.

Essa “base” que tanto chamamos não é nada muito complexo, mas é crucial para uma evolução coerente e sustentável e por isso que disponibilizamos uma sequencia de conceitos para ajudar mais pessoas.

Então é isso aí… espero que tenha gostado!

Grande abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

PS: Um aprendizado calcado somente em replicar setups até pode gerar resultados satisfatórios no começo, mas o mercado vai mudar o comportamento e seus resultados desaparecerão de uma hora pra outra!

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.