Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosInicianteO que é tubarão e sardinha na Bolsa de Valores?

O que é tubarão e sardinha na Bolsa de Valores?

É muito comum ouvir falar em tubarão e sardinha no mercado financeiro, uma metáfora que tenta explicar quase tudo que ocorre no mercado como resultado da contraposição entre investidores pequenos e investidores de grande porte. Mas será que essa metáfora é válida?

O que significa Tubarão e Sardinha

Em geral, o termo tubarão é utilizado no mercado financeiro para designar os grandes investidores, aqueles que de fato movem o mercado em uma ou outra direção, enquanto os sardinhas são “a massa” do mercado, a grande maioria das pessoas físicas que ou tem pouco capital na bolsa ou não sabe o que está fazendo – ou mesmo as duas coisas simultaneamente.

Assim como na cadeia alimentar do oceano, os tubarões são predadores das sardinhas, pois tomam dinheiro constantemente desses pequenos investidores continuamente se aproveitando de seu maior capital e conhecimento de mercado, sem que as sardinhas – pelo menos em sua maioria – tenham qualquer meio para evitar isso, ou pelo menos essa seria a lógica da metáfora.

Será que é realmente assim?

Essa história de tubarão e sardinha pode deixar desanimado quem está dando os primeiros passos no mercado financeiro, afinal, qual a utilidade em aprender a operar se sempre haverá jogadores com muito mais condições do que você de ganhar o jogo do mercado e levar o seu dinheiro embora? Felizmente, o mercado não funciona assim. Essa história de tubarão e sardinha é uma grande mentira.

Na realidade, os grandes players do mercado não estão predando os pequenos traders e investidores, pois estes são uma parcela absolutamente minúscula do mercado em termos de volume de capital movimentado.

O jogo do mercado, na realidade, ocorre entre esses grandes players, os grandes bancos, corretoras e fundos de investimento que colocam ordens gigantescas com frequência e impulsionam o mercado. As ditas sardinhas, como eu e você, são irrelevantes para esses jogadores de grande porte, e não faz qualquer sentido que eles queiram tirar dinheiro das sardinhas quando podem tirar muito mais uns dos outros.

A metáfora do tubarão e da sardinha, portanto, não faz o menor sentido para quem entende de fato como o mercado funciona. Uma metáfora mais adequada, seguindo a inspiração do reino animal, seria a dos elefantes, representado pelos grandes players.

O elefante é grande, pesado, lento e se move de maneira espalhafatosa, deixando centenas de pegadas pelo caminho, que podem ser facilmente identificadas para saber para onde o elefante está indo. Essas características são perfeitamente associáveis aos grandes players do mercado financeiro. Cada vez que um deles abre uma grande posição, é possível rastrear exatamente as suas pegadas e saber para onde o mercado se moverá em seguida.

É claro que para isso é necessário treinamento específico ao longo de um período significativo de tempo, mas ter esse framework mental na sua cabeça vai te ajudar a entender como operar da maneira correta e parar de acreditar nessa história de tubarão e sardinha.

Quando falamos em Tape Reading, estamos nos referindo exatamente a essa habilidade de rastrear as pegadas dos elefantes no mercado. Você não está competindo com os grandes players, eles competem entre si. Seu papel como trader é se aproveitar das ineficiências que esses players fatalmente irão enfrentar na hora de se desfazer de uma posição e lucrar com isso.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.