Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioO Stradivarius do Day Trade

O Stradivarius do Day Trade

Bom, pelo título você deve se perguntar, mas que tem a ver Stradivarius com day trade?

De fato não tem nada a ver e é uma analogia que decidi fazer. Encontrei essa mesma analogia em umas buscas sobre outros temas no google e acredito que se encaixe bem no assunto que quero te apresentar.

Segundo o autor que escreveu o artigo no tal site, ele estava na casa de uma amiga violinista (famosa por sinal) e enquanto tomavam café viu um violino no chão da sala e decidiu perguntar a ela.

Abaixo segue uma cópia da conversa:

autor: “Posso te perguntar uma coisa? quanto custa esse violino?”

VIOLINISTA: “Não sei quanto custa ele agora, mas na época custou cerca de 100 mil libras (mais de 388 mil reais na cotação de hoje)”

autor: “Sério?! – Pelo amor de Deus!!!… Nem parece… ainda mais que é um violino”

VIOLINISTA: “Pois é, esse é um G. B. Cerutti de 1791 e foi comprado por um investidor e emprestado para mim… Não sei se você sabia, mas assim como tem gente que investe em quadros, existe gente que investe em instrumentos…

autor: (Pensando) “Tá aí uma coisa que eu não tinha a menor ideia que existia…”

autor: (dessa vez falando) “E você não tem medo de ser roubada?!”

VIOLINISTA: “Não… Primeiramente o violino está assegurado… Segundo,  quase ninguém entende o valor dele… E mais fácil o cara pedir o meu iphone que meu violino”

VIOLINISTA: “E digo mais, um outro investidor em instrumentos que conheci tinha um Stradivarius na sua casa… um desse deve valer por volta de 2 milhões de dólares, acho…”

VIOLINISTA: “…Um dia entrou um ladrão na casa dele e o Stradivarius estava na sala… Os caras levaram quase tudo.. DVD, TV, aparelhos de som, mas (adivinha!)… deixaram o violino… que por sinal valia mais que a casa do cara em si  ”

O que eu gostaria que vocês tirassem dessa conversa é que muitos de vocês devem ter um Stradivarius na sala e não sabem.

 

Basicamente você precisa de duas telas para fazer leitura de fluxo de ordens ou tape Reading.

Você precisa de um book de ofertas em tempo real e uma tela com histórico de execuções (as particularidades das diferentes plataformas fica para depois). É verdade que dá para aperfeiçoar, mas é importante que entenda o básico antes.

A caixa na parte superior à esquerda é o histórico de negócios ou Times and Trades. Logo abaixo vem o Book de Ofertas agrupado. Chama-se agrupado, pois todas as ordens são somadas e agrupadas no mesmo nível de preço. E na lateral direita temos o Book de Ofertas completo, onde cada linha é uma ordem.

É por aqui que vemos praticamente tudo!

É por aqui que conseguimos identificar de onde os preços vieram e pra onde estão indo, a velocidade da mudança de preço, quem está ficando mais forte (compradores ou vendedores), o tamanho das ordens, velocidade entre as ordens, a persistência das ordens, a agressividade das ordens a circunstância em que elas são enviadas ou executadas (as executadas são sempre mais importantes) e por fim, podemos ter uma ideia sobre que tipo de player ou que tipo de operação esta sendo feita no mercado.

Agora eu quero te fazer uma pergunta: Você vai conseguir tocar uma bela música só por ter um Stradivarius na sala?

Você precisa saber tocar! Para você tocar um instrumento primeiramente você deve começar arranhando algumas notas. Só com o tempo e corrigindo alguns erros é que você vai arranhar notas mais precisas, e aos poucos vai harmonizando uma nota com outra e por ai vai.

Na leitura de fluxo de ordens o processo é o mesmo.

O instrumento (book de ofertas e histórico de execuções) muitas vezes está lá na sua frente, mas você terá que APRENDER a ver. É exatamente isso que muitas pessoas confundem.

A ausência de material pertinente sobre o assunto faz com que a maioria das pessoas façam presunções não realistas de como ler o mercado por esse instrumento.

Quer que eu diga a primeira falsa afirmação que as pessoas fazem sobre olhar book de ofertas e histórico de execuções?

 

No Book de Ofertas tem muito blefe! 

Sim, essa é um dos maiores argumentos que eu ouço contra a técnica.

Mas para pensar uma coisa, se você parar de olhar o book, o blefe vai parar de existir???

A grande questão é você tem que aprender interpretar a informação da forma correta.

“O blefe é real, ele existiu, pois a ordem foi para a bolsa, retornou como atualização de Market data para quem está assistindo e após ser cancelada pelo dono, retornou novamente como um cancelamento para o público.”

 

Blefes podem gerar Sinais Operacionais

Dependendo da circunstância (essa a palavra mais importante e mais difícil de ser entendida por principiantes) um blefe pode ser a pitada que faltava para você entrar uma ótima oportunidade no mercado.

Não é sempre, mas diversos players costumam colocar um lote grande na compra (por exemplo) no Book de Ofertas com intuito de enganarem o mercado, mostrando uma demanda artificial. Dependendo o dia, e do contexto, esse mesmo player pode estar tentando vender alguns ticks acima e na maior parte das vezes usando outra corretora para disfarçar…

É só saber o que olhar e como olhar!

Continue lendo que vou falar sobre mais uma falsa afirmação sobre a utilização do book e histórico.

 

Qual a primeira coisa que você olharia num Book de Ofertas?

Só para lembrar, Book de Ofertas é o local onde você visualiza a quantidade de ofertas na compra e na venda ordenados por nível de preço.

Pela minha experiência operando e ensinando outros traders a se tornarem consistentes a primeira coisa que um leigo olha é a quantidade de compra comparada à quantidade de venda no book de ofertas.

Será que isso faz sentido?

Bom, mais compra do que venda pela lei da oferta e demanda faz com que teoricamente os preços subam, correto?

Bom, infelizmente não é bem assim porque depende da circunstância. Algumas vezes isso funciona sim, mas na maior parte das vezes não é isso que buscamos na Leitura de Fluxo de Ordens.

Ao invés do procurar lotes grandes no Book de Ofertas nós buscamos identificar o impacto das ordens a mercado no preço!

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.