Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioOpero com Price Action mas ainda não sou consistente no Day Trade.

Opero com Price Action mas ainda não sou consistente no Day Trade.

Imagino que seu resultado não é tão ruim com sua estratégia, seja ela qual for, desde que pautada nas premissas do título.

Digo isso porque depois que percebi que os indicadores técnicos eram lagging (atrasados) e que a combinação de indicadores não tinha fim e que a otimização e calibragem só iria equacionar o passado eu migrei para Análise Técnica mais discricionária, ou como os estudiosos costumam dizer “Análise Gráfica”.

Então, meu índice de acerto melhorou muito e comecei a ganhar pouco e o mesmo deve ter acontecido com você.

O simples fato de você ter discrição, ou seja, ter que decidir se entra ou não, já te faz diferente de quem só opera com sinais prontos.

Mas, eu imagino que você fica louco da vida com algumas perguntas te atormentando:

  1. Por que alguns pontos fortes que tinham tudo para segurar, não seguram? E/ou por que rompimentos de pontos evidentes e que eram para funcionar não funcionam?
  2. Como pegar movimentos de alta/baixa que não apresentaram nenhuma formação gráfica ou que não se iniciaram em nenhum nível de preço (suporte ou resistência)?
  3. O que é a real causa das altas ou baixas?

Se você tem perguntas parecidas na cabeça eu te adianto que é um bom sinal e que está no caminho certo.

Se por um lado você ainda está “preso” pelo fato de ter que esperar um rompimento ou um teste num nível de preço (seja fibo ou etc), por outro você não está no mundo da calibragem de indicadores.

Esse mundo da calibragem só leva o trader a acreditar que o segredo está em achar a melhor calibragem para ter sucesso… Infelizmente é um trilho sem fim.

Bom, mas o que importa é que você entende (não sei se de forma consciente ou inconsciente) que a sua ação é pautada na ação de terceiros. Só isso coloca os ventos a seu favor…

Porque, na verdade, tudo que fazemos (e que aprendemos com traders mais experientes) é esperar catalizadores e ver como o mercado (outros traders) reage.

Um catalizador é algo que tem poder de gerar ordens de compra/venda como uma notícia, um indicador econômico, um rompimento de um nível importante de preço, etc…

Na verdade, nós usamos esses catalizadores como sendo os pontos de origem ou de referência para um movimento dentro do dia. Basicamente, é considerar a partir de determinado ponto se o mercado subiu ou caiu e como ele fez esse movimento.

Só que não é só isso…

Acrescentar notícias e indicadores econômicos como catalizadores ainda não responde às perguntas que você deve ter na cabeça, especialmente, essa:

Por que motivo os preços estão subindo ou caindo?

Bom, para te explicar isso tenho que resumir uma boa parte do Curso de Introdução ao Day Trade… Mas vou ser breve.

O mercado é composto por diversos players, com diversos tamanhos, operando por razões diferentes e com estratégias diferentes.

Daqui, o que mais importa saber é que existem players capazes de influenciar o preço e players que não são capazes de influenciar o preço porque operam com lotes pequenos.

Os players que têm capacidade de influenciar o preço são chamados de price makers e costumam tomar suas decisões baseados em um processo macro fundamentado.

Isso quer dizer que eles têm capacidade de estimar premissas sobre futuro, cada ativo tem uma forma de ser precificado.

Dessa forma, não há como concorrer com esses players price maker em termos de informação e a isso damos o nome de assimetria de informação. Isso quer dizer que não temos acesso ao que esses players olham para operar.

Várias vezes que o mercado sobe ou cai no meio do dia, aparentemente sem motivo, é porque algum price maker está atuando na compra ou na venda. Isso mesmo, muitas vezes a causa da alta ou baixa no dia é a atuação de um único player.

Sei que é difícil de acreditar, mas tente olhar a evolução da posição líquida das corretoras em comparação com os preços e repare isso!

Agora, pense comigo… imagine que um player decida comprar 1.500.000 de ações de PETR4 para rebalancear um fundo. Você acha muito?

Isso acontece quase que diariamente… e de novo é só reparar na evolução da posição líquida de algumas corretoras.

Agora me diga: como se compra 1.500.000 de ações de PETR4? Será que alguém coloca isso no Book de Ofertas e espera ser executado?

Muito improvável né… o mercado perceberia e sairia comprando na frente (front running) fazendo este player pagar cada vez mais caro.

O mais intuitivo é imaginar que este player vai fracionar o lote a ponto de tornar sua influência no mercado o menos impactante possível.

Imagine que ele vá comprar de 20.000 em 20.000 mil ações por vez.

Minha pergunta é: o mercado está agora 8.50 comprador com 8.51 vendedor, como você faria para comprar as primeiras 20.000 mil ações de PETR4?

Você teria algumas opções:

1º Pagar 8.50, entrar atrás da fila de quem já estava pagando e esperar ser executado (não vou considerar a hipótese de pagar menos que 8.50 porque além das 20.000 este player teria mais 1.480.000 para comprar o que o deixa numa situação de não ter que escolher o melhor preço).

2º Aceitar pagar as 20.000 ações a 8.51 e dar o fechado no negócio. A isso damos o nome de “agredir”. Nesse caso é uma agressão de compra, porque o comprador foi quem tomou a iniciativa e aceitou pagar o preço que o vendedor pedia.

É de se imaginar que este player tente comprar a 8.50, mas o que acontece se ele não for executado? Ele tem que agredir (pagar) a 8.51, correto?

É exatamente isso que costuma ocorrer…

Price makers costumam agredir para fazer suas posições no mercado porque demandam execução imediata e especialmente porque costumam ter mais lotes para executar. Por isso agridem.

Então, a nós traders autônomos e não informados, só resta acompanhar a agressão do mercado para ter indícios da atuação dos players que têm lotes suficientes para mover o mercado.

Voltando para o seu problema, a resposta para sua pergunta pode estar em olhar essa variável de agressão ou Fluxo de Ordens.

Você vai passar a ver um monte de novos catalizadores, vai passar a ter maior sensibilidade se tende a segurar ou não nos níveis de preço, vai ter maior sensibilidade em rompimentos e melhor: vai enxergar um monte de operações mesmo quando não estiver nos níveis de preço.

Quando eu passei a olhar essa variável, eu fiquei muito mais tranquilo em não ter que adivinhar o futuro, porque essa é uma tarefa quase que impossível. Eu me rendi a simplesmente tirar todas minhas conclusões baseadas na direção e intensidade das agressões do mercado.

Você vai se surpreender se começar a fazer isso.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.