Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosComportamentalOrigem do Medo no Day Trade

Origem do Medo no Day Trade

Você sabe qual é a origem do medo no Day Trade? Nas primeiras operações que você fez na vida você tinha o medo/falta de confiança que tem hoje?

98% das pessoas respondem que não!

Independentemente de quanto colchão financeiro você tenha, quando você começa a operar, geralmente você se sente confiante (uma mistura de confiança e esperança). Essa confiança geralmente é criada quando se aprende/descobre um setup novo e especialmente quando avalia um backtest com resultados passados, porque o resultado está estampado em números.

E o que geralmente acontece quando você vai aplicar? Nem sempre o que você espera ocorre, não é mesmo?

Isso independente da sua estratégia de operação… Você pode operar de forma automática através de trading system, operar manualmente respeitando trading system baseado em indicadores técnicos ou mesmo operar de forma discricionária mais baseada em rompimentos de níveis de preços e formações gráficas…

Na prática, a coisa parece ser mais difícil do que você imaginava, não é?

E é esse desencontro de expectativa com a realidade que causa o medo/falta de confiança.

Quanto maior for sua expectativa, maior será a frustração caso ela não se materialize. Quanto mais intensas e profundas forem essas frustrações, mais memórias você vai criando e quanto mais memórias você vai acumulando, mais próximo de formar uma crença você fica. Nesse caso, uma crença negativa…

E o mais triste de tudo é que quando você tenta operar num estado de medo, você hesita em entrar quando o sinal que você considera estiver presente porque duvida que ele vá dar certo.

Você fica procurando filtros e mais filtros para validar se aquela entrada é mesmo uma boa entrada.

Se você opera por indicadores técnicos, você provavelmente tenta ver o que outro indicador está dizendo, se opera mais baseado em nível de preço e formação gráfica, vai olhar volume ou até mesmo recorrer a um indicador para ter certeza de que dessa vez não vai dar errado!

Na maior parte das vezes você vê a oportunidade passar por ter medo de decidir clicar e errar mais uma vez! E depois de não aguentar mais deixar as oportunidades passarem na sua frente, você diz para si mesmo:

A PRÓXIMA EU VOU FAZER!

E aí você faz… Só que dessa vez a sua expectativa em não falhar é tão grande que, se por qualquer motivo a operação desse errado, o que acontece?

Você não acredita que aquilo está acontecendo com você! Fica nervoso, desliga o PC, briga com a mulher (ou pessoas próximas), fica mal humorado e, claro, muitas vezes não stopa (vamos falar sobre stop na fase de acompanhamento).

Verdade ou mentira?

Agora vamos focar na solução! Você precisa entender que a mudança não deve vir do mercado e sim de você. A culpa não é do mercado que está sem tendência…

Esse processo aconteceu comigo e eu arrisco dizer que todas as pessoas que eu vi virando o jogo, também fizeram dessa forma…

Você vai ter que 1º aprimorar seu conhecimento sobre mercado, porque a geração de expectativas está diretamente atrelada ao quanto você conhece sobre o que está lidando, 2º vai ter que fazer algo diferente do que está fazendo, porque fazendo a mesma coisa você vai continuar gerando os mesmos resultados e 3º vai ter que praticar até criar uma base consistente de resultados (mesmo que pequenos) para que você olhe para eles e acredite na sua capacidade de ganhar.

Então vamos tratar pelo menos 1 etapa hoje… (amanhã tratamos as demais, ok)

1º Conhecimento de mercado

Se eu tivesse que resumir em poucas palavras o que diferencia um trader consistente de um trader que está com medo e consequentemente não consegue fluir com os mercados eu arriscaria dizer que:

Traders com medo acham que traders consistentes, são consistentes porque conseguem sistematicamente adivinhar o que vai acontecer com os preços futuros nos próximos (segundos, minutos ou horas).

E dessa forma, os traders com medo, mas na esperança de se transformarem em consistentes buscam sistematicamente antecipar o que vai acontecer com o preço no futuro. Buscam aprender o máximo de estratégias possíveis, o máximo de táticas possíveis em busca do melhor sinal.

Enquanto que na realidade traders pessoas físicas e realmente consistentes operam numa perspectiva de não saber o que vai acontecer pela frente.

Louco não é mesmo?

Se você perguntar para os melhores traders autônomos o que eles acham de PETR4, do Dólar, do Índice ou de qualquer outro ativo, você só deverá ouvir respostas imediatistas como: ‘tá pesado”, “tá tomador”, sem quase nada de previsão…

E sabe por quê? Porque não dá para saber o que vai acontecer nos próximos minutos, porque qualquer coisa pode acontecer nos próximos minutos e a maior parte delas não existe nenhum sinal que antecipe…

A esse fator, damos o nome de imprevisibilidade e isso é uma característica intrínseca dos mercados.

Quer ver só?

O mercado é formado por traders, correto? Tem traders com tamanhos distintos, operando por razões distintas, com prazos distintos e usando estratégias distintas.

Existem três forças primárias que movem qualquer mercado: os traders que acreditam, por qualquer motivo, que o preço atual é barato e por isso compram, os traders que acreditam, também por qualquer motivo, que o preço atual esteja elevado e por isso vendem e os traders que, no momento estão esperando para atuar ou na compra ou na venda, caracterizando-se como força potencial.

Você faz parte desses traders e uma vez que entra no mercado, só faz isso porque viu algum sinal, não é mesmo? Depois que você entrou (comprando, por exemplo), o que precisa acontecer para você ganhar? Você precisa que um ou mais traders continuem comprando, correto? Só se eles decidirem consumir todos os lotes na venda a cada nível de preço é que você vai assistir aos preços subindo.

Agora reflita com sinceridade… Você tem como controlar isso? Você tem como controlar o que vai acontecer depois que você compra?

Não, né!

E mais, você tem como saber o que cada trader (especialmente os grandes e que podem influenciar preço) vai fazer depois que você comprou? Eles podem mudar de opinião?

Podem, não é mesmo?

E mais ainda… Quando você comprou, só existiam os players comprados e vendidos no mercado, cuja interação se refletiu em preço e o preço serviu de base para seu sistema. Depois que você comprou, pode acontecer de entrar players que não tinham nenhuma posição?

Claro que sim, né! E se eles tiverem lotes suficientes para fazer o mercado andar, sua posição pode ser impactada.

Eu costumo usar muito essa frase “A história não está escrita…” os capítulos vão se construindo a cada nova informação que chega… A todo instante alguma coisa pode mudar e tem potencial de desfazer o que até aquele instante parecia ser verdade.

E por isso que você tem que acreditar que por mais que você estude, por mais que aprenda técnicas novas é impossível saber o que vai acontecer em seguida.

Você tem, no máximo, uma indicação de probabilidade no momento da sua avaliação, mas depois disso, tudo pode acontecer!

Quando você acredita que tudo pode acontecer, você opera numa perspectiva de não criar expectativa sobre o futuro porque você está ciente de que não controla o que os outros irão fazer.

E quando você não tem expectativa (ou pelo menos não deposita ao seu sinal uma antecipação do futuro) você não tem frustração e consequentemente não tem medo.

Eu sei que parece abstrato, mas sempre que você duvidar questione-se “será que eu sei o que os outros vão fazer depois que eu entrar?”.

O que eu te aconselho aqui é parar de tentar prever o futuro…

O texto acabou ficando grande demais e acho melhor falarmos sobre a segunda lição amanhã, ok?

A segunda lição tem haver com as variáveis que você olha para formar sua opinião (expectativa).

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.