Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIniciantePasso a passo para ser um Trader Profissional!

Passo a passo para ser um Trader Profissional!

Para um trader iniciante se tornar um profissional de mercado, com a capacidade de viver de trade, é necessário, antes de tudo, um bom planejamento. Quem pensa em pular de cabeça na vida de trader, acreditando que vai enriquecer rapidamente, já estará fadado ao fracasso. Se você opera, dependendo do dinheiro que está na sua conta de trading, as chances de tomar decisões questionáveis nos momentos de tensão no dia a dia do mercado, aumentam exponencialmente.

Por isso, para maximizar as suas chances de sucesso, é necessário seguir um passo a passo mínimo, manter a calma e não querer cortar caminhos, atitudes essas que podem lhe custar caro a longo prazo. Podemos dividir essas tarefas em algumas partes:

Treinamento Comportamental

A primeira parte da sua jornada de trader é aprender como se comportar diante da tela. De nada adianta saber o que fazer se na hora de agir, você trava, erra a posição, se frustra e fica com raiva do mercado. Por isso, é fundamental que você tenha consciência e, principalmente, domínio sobre a forma de agir enquanto opera.

Conhecimento de Mercado

Outro passo fundamental é o conhecimento da Bolsa de Valores. Entender como ela funciona, qual a sua estrutura e os processos de negociação é indispensável ao trader, já que irá passar pelo menos algumas horas por dia lidando com essa instituição.

Conhecimento de Negócios

Entender como os negócios funcionam em Bolsa de Valores, qual a dinâmica das transações, entre outras coisas, é fundamental para saber como se posicionar em cada caso. Para isso, aprender o Tape Reading, ou leitura do fluxo de ordens, é indispensável.

Dinâmica das Ordens de Compra e de Venda

Outra parada obrigatória na rota da profissionalização do trader é entender a fundo a dinâmica das ordens de compra e venda dos ativos. Se queremos entender os fundamentos do mercado, a causa fundamental do porquê de os preços se moverem em uma ou outra direção, para então aproveitarmos essa informação, o primeiro passo necessariamente é entender como ocorrem as transações de compra e venda no ambiente Bolsa.

Nessa etapa, praticar é fundamental. Devido ao próprio dinamismo do mercado, se você não tiver o olho treinado para olhar rapidamente as informações que interessam e tirar a conclusão correta, o conhecimento adquirido nos passos anteriores de nada irá lhe valer.

Foi pensando exatamente nesse passo fundamental que criamos o Scalper Drills, um simulador de trading para que você possa praticar exaustivamente em uma conta demo antes de arriscar a própria pele no mercado. Veja mais sobre o Scalper Drills aqui.

Metajogo

O próximo passo necessário é que você tome consciência e aprenda sobre o metajogo, ou o jogo dentro do jogo da Bolsa de Valores. Em essência, os grandes movimentos do mercado são ocasionados pelos grandes players (jogando uns contra os outros), e para ter condições de usufruir consistentemente das posições vencedoras, você precisa entender essas interrelações como um todo e o impactam que elas causam no preço.

Gerenciamento de Risco

Outro passo fundamental para operar com sucesso, que infelizmente é ignorado por muitos iniciantes, é aprender a gerenciar o seu risco. Para ter sucesso no trading, você tem que ter uma estratégia que te permita não somente ganhar mais do que perder, mas que também minimize ao máximo o montante de suas perdas e um gerenciamento de risco adequado é o resultado dessa equação.

Estratégia de Trading

Consolidando os pontos anteriores, é necessário que você formule uma estratégia de trading sólida, que lhe diga exatamente quando entrar ou sair de uma operação.

Formular uma estratégia é, portanto, a última parte de um planejamento efetivo para quem almeja operar com sucesso na Bolsa de Valores, e não a primeira, como muitos iniciantes acreditam. Sem a base teórica necessária (fundamentos e conhecimento de mercado) e sem prática operacional adequada, nenhuma estratégia que você formular será efetiva e, ainda que possa ser, você não terá o foco necessário para aplicá-la consistentemente.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.