Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioPerguntas Certas ao operar Day Trade

Perguntas Certas ao operar Day Trade

Certo dia estava conversando próximo do horário do almoço com outro trader de dólar, um operador já consistente e com um bom tempo de mercado. Era a semana anterior ao vencimento do contrato, o mercado estava oscilando menos. Mas, neste dia, a cotação variou mais de 40 (quarenta) pontos, saindo do 90,0 para o 50,0. Enfim, foi um dia em que o dólar caiu e caiu forte, de maneira muito atípica.

Estávamos conversando sobre essa queda expressiva e ele fez um comentário que me chamou a atenção. Ele disse: “acredito que tenha muito cara enrolado no mercado. Cara que comprou para day trade e com essa queda expressiva, pode ser que durante a tarde muitos stops sejam acionados”.

Na hora este comentário me chamou a atenção e eu indaguei o motivo desta conclusão. Foi aí que ele completou, sem pestanejar: “porque este cara que está comprando só compra em determinada região, ele não aceita pagar mais caro, além dessa faixa de preço. Provavelmente, ele não tem lote suficiente para movimentar o mercado”.

Finalizamos o bate-papo, eu fui almoçar e no fim da tarde voltei a acompanhar o mercado. Para minha surpresa, o mercado caiu mais 20 (vinte pontos). Ou seja, o comentário que ele fez acabou se concretizando.

Operar bem não significa prever o que vai acontecer no mercado

Eu fiz questão de trazer este comentário à tona porque um dos grandes erros dos traders iniciantes é acreditar que um bom trader é aquele que consegue prever a direção futura dos preços.

Esse tipo de abordagem, sinto dizer, não é verdade! E, além disso, caso você ainda esteja com esta ideia, acabará trazendo sérios problemas ao seu operacional.

Todo operador, seja ele consistente ou não, carrega consigo perguntas que mantém em mente enquanto lê o mercado. E se a questão principal do seu operacional é “o mercado vai subir ou cair? ”, você está desconsiderando algo fundamental no trading: o fator imprevisibilidade. Uma única ordem pode mudar todo o contexto e o que era dado como certo acabará não acontecendo.

E não importa a técnica que você utilize, seja ela Análise Gráfica ou Tape Reading, se você estiver procurando saber se o mercado vai subir ou cair, é certo que estará desprezando o fator imprevisibilidade.

Esse tipo de pergunta nunca será respondida pelo mercado, porque a qualquer momento pode acontecer algo que desmereça a análise anterior.

Procure atuar protegido e esteja atento ao que é mais provável

A solução para este tipo de indagação passa por pensar em termos de probabilidades, tema este que já abordei em outros artigos.

Quando você troca o que é certo pelo que é mais provável, primeiramente você já coloca sua mente para trabalhar com algo inesperado. Além disso, esse tipo de discurso te faz observar não só a movimentação do preço, mas também a forma como ele está se deslocando.

O deslocamento do preço é produto do desbalanceamento entre a oferta/demanda do mercado. Ele sobe quando há muitos players comprando e aceitando pagar cada vez mais caro. E cai quando há muito players vendendo, aceitando vender cada vez mais barato.

Quando você se concentra na forma como o preço está se deslocando, naturalmente começa a prestar atenção no ritmo de negociação que há no mercado. Você perceberá que existem players atuando mais que os outros e em mais de um nível de preço. E é justamente esta atuação urgente e persistente (isto é, em mais de um nível de preço) que faz o ativo oscilar.

É identificar esse tipo de proteção, ou seja, player grande colaborando com a força do movimento, que nos dá segurança e aumenta consideravelmente a assertividade de nossas operações.

Trocar o “ vai subir ou cair? ” por “em quais momentos estou protegido pela atuação de um parceiro?”, fará uma diferença absurda no seu operacional. Isso porque você não estará mais buscando certeza, mas sim o que é mais provável no mercado.

Mas André, de que forma eu alinho minha mente a este tipo de indagação?

Como disse anteriormente, será preciso que você passe a observar o ritmo de negociação que há no mercado. Esteja atento se estão batendo ou tomando e ao tamanho dos lotes negociados. Lembrando que “tomar” é uma agressão ao vendedor (comprador consumindo liquidez na venda) e “bater” é o vendedor consumindo liquidez na compra.

Respondendo estas perguntas, será mais fácil notar qual lado está conseguindo empurrar o mercado e atuar junto com este parceiro.

Espero que tenha curtido mais este artigo. Aplique estas dicas e observe a mudança que ocorrerá no seu operacional.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.