Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioPerguntas certas sobre Tape Reading

Perguntas certas sobre Tape Reading

Bom, eu decidi escrever esse artigo para complementar o artigo anterior sobre a base do Tape Reading. Se ainda não acessou, por favor, acesse agora e leia antes desse. As coisas vão se encaixar melhor.

Em tudo na vida passamos por uma fase de aprendizado. Eu não consigo dar nenhum exemplo de alguma atividade (voluntária) e que não tenhamos que APRENDER algo. De forma resumida, podemos aprender apanhando (tentativa e erro puro!) ou podemos otimizar o aprendizado adquirindo conhecimento certo e nas fontes certas.

É justamente por essa razão que deu o título Importância das perguntas certas sobre Tape Reading.

Este artigo poderia ser muito abrangente, poderia envolver as perguntas certas para começar a operar, as perguntas certas para adquirir consistência , etc… Mas nesse artigo vou falar especificamente sobre as perguntas certas para você fazer a você mesmo enquanto estiver lendo o mercado através do fluxo das ordens.

Se fizer as perguntas certas vai aprender muito mais rápido; se fizer as perguntas certas vai economizar dinheiro (já que no mercado já que um erro geralmente custa $) e por fim, se fizer as perguntas certas vai ter as respostas certas do mercado.

Está lembrado do último artigo sobre a base do Tape Reading?

Qual pergunta você tem na sua cabeça quando olha o processo de entrada e saída das ordens? Sei que pode ser difícil, ainda mais se tiver pouca bagagem, mas tente pensar. Será que se perguntaria: Vai subir? / será que vão agredir a compra/venda?,quem comprou?, etc.

Tente!

Bom, quer saber o segredo? Quer saber qual a pergunta matadora quando se trata de ler o fluxo das ordens?

A pergunta matadora e que eu gostaria que você estivesse fazendo a si próprio era: “mas por que alguém decide enviar uma ordem a mercado e aceitar pagar um preço mais alto (ou vender num preço mais baixo)?”

Bingo!!!

Recapitulando brevemente: Lembra que o mercado só abre espaço para mudar de preço quando alguém ou conjunto de pessoas envia ordens a mercado e consome toda a liquidez da fila da compra ou da fila da venda?

Isso aí. Por que alguém decidiu dar o fechado AGORA e não esperar ser executado no Book de ofertas com uma ordem limita?

Bingo, e bingo!!!!

Abaixo vou listar algumas razões pelas quais alguém cederia e aceitaria pagar (ou vender) o preço que o vendedor (comprador) esteja pedindo (demandando):

  • Sabe que alguma coisa que ninguém sabe (é um insider)
  • Não quer esperar para comprar/vender, quer comprar/vender AGORA
  • Tem obrigação de comprar/vender (por ter que stopar, ou por estar tentando colocar ordens limitadas e não estar conseguindo ser agredido, etc.)
  • Tem muito lote para comprar ou vender e por isso tem que aceitar o preço senão não conseguir fazer nada.

São razões suficientes para os preços oscilarem?

Na verdade são as únicas razões pelas quais os preços do mercado se movem.

Repare que novamente não toquei no assunto de por que esses traders compram ou vendem. Não falei qual filosofia (estilo ou conceito operacional) que norteiam suas tomadas de decisão. Simplesmente, estou questionando por que decidem agredir a fila de compra ou venda (aceitar dar o fechado a um preço pior) e não colocam ordens limitadas e esperaram serem executados pelo mercado?

Quer minha opinião?

Se alguém não espera e executa uma ordem a mercado (aceitando pagar um tick mais caro, ou aceitando vender u tick mais barato) é porque sabe algo que eu não sei.

Eu simplesmente aceito e me rendo a isso!

Quando você aceitar esse tipo de leitura, vai perceber que tudo fica mais fácil. Você não precisa saber o porquê, mas tem que entender que se alguém está fazendo é porque é real naquele momento. Não importa o que vai acontecer amanhã, não importa onde você acha que os preços vão fechar no final do dia. O que importa é que estão consumindo TODA liquidez em um nível de preço é muito provável que irão consumir a liquidez do próximo nível de preço e sucessivamente até não consumirem mais a liquidez num determinado nível de preço ou o processo de inverter.

Quer conhecer mais perguntas certas?

Quando estou olhando o mercado lendo as ordens sempre me questiono. Quem está mais agressivo? Os compradores estão agredindo as ofertas de venda ou os vendedores estão agredindo as ofertas de compra? Com que intensidade? Com quantos lotes?

Existem mais um monte de PERGUNTAS CERTAS.  Acho que para entrarmos nesse mérito existem mais conceitos de base que precisam ser introduzidos.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.