Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIniciantePor que mais de 90% dos traders fracassa no Day Trade?

Por que mais de 90% dos traders fracassa no Day Trade?

O Day Trade é sabidamente uma atividade de alto risco e cuja chance de sucesso, na média, é bem menor do que a de fracasso. Recentemente, uma pesquisa encomendada pela CVM (Comissão de Valores mobiliários) – o órgão que regula as atividades relacionadas ao mercado de capitais brasileiro – apontou que apenas 9% dos traders conseguem ganhar dinheiro consistentemente com o mercado, e um percentual menor ainda, de 0,8%, consegue obter ganhos mais significativos, acima de R$ 300,00/dia.           

Essa pesquisa gerou uma grande movimentação no mercado e, em muitos aspirantes a trader, gerou também a sensação de que viver de trade é praticamente impossível e que, talvez, a melhor opção seria desistir e fazer qualquer outra coisa da vida. Mas será que isso é realmente verdade? A resposta mais coerente seria sim e não. Vamos analisar melhor e entender porque a maioria dos traders fracassa.

As causas do fracasso no Day Trade

Quando paramos para analisar melhor essa pesquisa, podemos adotar pelo menos duas perspectivas mais críticas: uma geral e outra mais voltada para a atividade do trading.

Do ponto de vista geral, saber que a maioria dos traders fracassa miseravelmente na Bolsa de Valores não deveria te surpreender, porque em qualquer outra profissão que você queira seguir, provavelmente encontraremos estatísticas semelhantes.       

Se usarmos a medicina como exemplo, quantos médicos você acha que realmente obtêm sucesso na profissão e atingem um padrão de vida considerável? Certamente não chega a 10% do total. A maioria, especialmente quando encaramos a realidade brasileira, trabalha dezenas de horas por semana, privando-se de sono, cumprindo vários plantões seguidos, apenas para conseguir o suficiente para aumentar o próprio conforto e o de sua família.

Isso sem considerar que, para se tornar médico, esse profissional ficou em torno de 10 anos se preparando (6 anos de faculdade e mais 2 ou 3 anos em uma residência). Entretanto, um Trader iniciante quer chegar no mercado e ficar milionário em 3 meses. Nesse contexto, o resultado da pesquisa é até mesmo previsível.

É fácil imaginar cenários alternativos encontrados a outras profissões e chegar a conclusões semelhantes, ainda que os objetos de análise sejam os advogados, engenheiros, empresários, atletas, vendedores, pilotos de avião ou o que quer que sejam. A realidade, como em qualquer outra atividade profissional, é dolorida e mostra aquilo que o universo do Day Trade parece ignorar:  o sucesso é uma exceção, e não a regra.  Certamente o que mais impulsiona essa ilusão é a avalanche de propagandas surreais e enganosas encontradas nesse meio.

Indo mais além e observando os requisitos necessários para o sucesso de um trader, a assimetria fica ainda mais clara. O iniciante precisa passar por uma longa jornada de aprimoramento, que vai desde o conhecimento técnico propriamente dito até o treinamento psicológico e comportamental que lhe dá capacidade para agir racionalmente quando estiver diante da tela, e esta jornada pode levar desde alguns meses a até mesmo anos. De fato, muitos dos traders que finalmente atingem a consistência e conseguem ter um mínimo de previsibilidade de ganhos nas suas operações levam anos para chegar lá, ou seja, nada muito diferente do que vemos em qualquer outra profissão.

É claro que ter o método correto pode te ajudar a encurtar etapas e atingir a consistência muito mais rápido. É por isso que criamos o método Sigma, programa de aprendizagem no trading que leva o iniciante desde o completo desconhecimento até o patamar de um trader 4D, isto é, um trader que consegue “arrancar” consistentemente do mercado ao menos 4 dígitos financeiros por dia.

A jornada, entretanto, será longa e árdua, com um mínimo de 6 meses de intensa dedicação. Será necessário, primeiramente, assimilar a teoria e somente depois partir para prática, começando pelo Scalper Drills, nossa ferramenta prática de leitura de tela orientada, que traz cenários reais de negociações realizadas no mercado. Pode parecer muito, mas se você pensar bem e comparar com os dados da pesquisa, verá que é um preço pequeno a se pagar para não virar estatística.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.