Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosAvançadoPor que não uso o SuperDom para operar Dólar?

Por que não uso o SuperDom para operar Dólar?

No artigo de hoje responderei a uma dúvida muito comum de meus alunos e seguidores: o motivo de não usar o SuperDOM, Book Vertical ou de Régua, como também é chamado. Além de dar minha opinião, falarei também das vantagens e desvantagens que esse tipo de ferramenta proporciona.

Bem, a maioria das pessoas acredita que eu não uso o SuperDOM simplesmente por uma questão de hábito. É claro que na época em que comecei no trading, não havia SuperDOM disponível no Brasil, mas não é só este o motivo.

Reconheço que a força do hábito é uma das razões, mas outra particularidade é responsável por me manter operando pela forma tradicional, isto é, o envio de ordens via preenchimento de boleta. Contudo, antes de falarmos especificamente sobre essa vantagem, explicarei o que é o SuperDOM e como ele funciona.

Em termos de função, o SuperDOM desempenha o mesmo papel que o tradicional Book de Ofertas Agrupado, ou seja, exibir o número total de ordens limitadas por nível de preço de forma compilada. Logo, não é possível saber quais foram e o tamanho das ordens individualmente penduradas naquele preço. No DOM, assim como no Book de Ofertas Agrupado, só é possível saber o total de liquidez por nível de preço.

A diferenciação desses dois livros de ofertas está na forma de exibição das informações. Enquanto no Book de Ofertas Agrupado toda a informação está na horizontal, no SuperDOM a quantidade de lotes em cada nível de preço é exibida na vertical, de modo que no lado direito estão as ordens limitadas dos vendedores e no lado esquerdo as ordens limitadas dos compradores.

Quando os compradores aceitam pagar preços cada vez mais caros, o tick de negociação tende a subir a régua, uma vez que é consumida a liquidez dos vendedores. Agora, em um mercado de baixa, são os vendedores que aceitam vender a preços cada vez mais baixos e, portanto, o preço “descerá” a régua do DOM.

Abaixo, colocamos um exemplo do que seria um SuperDOM:

Qual a principal vantagem de utilizar o SuperDOM?

A principal vantagem de utilizar o SuperDOM está na rapidez para o envio da ordem. É sabido que agilidade apurada nos ajuda a fazer dinheiro no mercado e o SuperDOM, por ter função one click (um clique), acaba ajudando muito nesta questão.

Assim sendo, com o SuperDOM é possível enviar uma ordem ao mercado com um único clique no mouse, sem a necessidade de abrir e preencher uma Boleta. É notório o ganho de tempo que temos com essa ferramenta. Contudo, outras questões também devem ser analisadas.

Já em relação às desvantagens, antigamente o SuperDOM apresentava sérios problemas quando o mercado estava com alta volatilidade. Com o mercado agitado, a troca de preço era mais constante e o sobe/desce na régua acompanhava esse ritmo veloz, o que dificultava a percepção do nível de preço em que o mercado negociava, bem como a quantidade de lotes ali disponíveis.

Felizmente, as plataformas conseguiram minimizar esse problema e agora, a única desvantagem que noto é a que irei expor no tópico seguinte.

Garantia do preço de negociação

Digamos que eu queira enviar uma ordem de compra a 7,00 no dólar. Não tenho a intenção de pendurar a ordem. Minha estratégia consiste em esperar que o mercado agrida parte do lote disponível a 7,00 e, apenas quando a oferta estiver acabando, agredi-lo também.

Esse operacional faz sentido porque uma das premissas do Tape Reading é atuar no mercado apenas quando há parceiro. Se estiverem comprando, eu clico junto. Caso contrário, aguardo uma nova oportunidade.

Pois bem, em mercados de volatilidade baixa ou moderada, pode ocorrer de um player agredir todo o lote disponível a 7,00 numa única boletada. Com o mercado “tickando” menos (isto é, com menos troca de preço), a maior parte das operações estará dando de 0,5 a 1,0 ponto de ganho. Se eu agredir a 7,50, eu diminuo minha margem de segurança e, naturalmente, aumento o meu risco/retorno, já que as opções disponíveis serão vender também a 7,5 ou, na melhor das hipóteses, a 8,00.

É justamente para preservar uma boa relação risco/retorno por operação que eu continuo utilizando a boleta comum para o envio das ordens no mercado. Operando dessa forma, aumento meu controle sob o preço de entrada e saída da operação.

Em dias de mercado mais volátil, com preço andando com facilidade, pagar mais pela entrada não é um problema, pois a relação risco/retorno continua atrativa. Agora, em dias de mercado mais calmo, que inclusive são a maioria em boa parte do ano, a negociação em cada nível de preço costuma ser muito disputada, o que me força a prestar mais atenção no preço em que entro e saio da operação.

Espero que tenha gostado de mais este artigo.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.