Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioPor que Tape Reading?

Por que Tape Reading?

Já parou para pensar como era o mercado 20 anos atrás especialmente para day traders?

Nem todo mundo tinha PC, não existiam plataformas gráficas e quase não havia internet, mas já existiam operadores de sucesso!

Como será que eles conseguiam operar, sem acesso às ferramentas que existem hoje?

Nesse artigo nós vamos:

  • Explicar como o avanço da Tecnologia Impactou Traders de varejo;
  • Explicar uma armadilha que a maior parte dos traders cai sobre leitura de mercado;
  • Mostrar como Tape Reading pode adicionar objetividade na sua leitura de mercado.

Continue lendo para descobrir como desenvolver percepção de mercado, sem necessidade de olhar para as ferramentas gráficas comuns.

O Avanço da tecnologia impactou traders

Com surgimento dos PCs acessíveis e principalmente com o avanço da internet surgiram inúmeras plataformas, possibilitando acesso ao mercado a qualquer pessoa e de qualquer lugar do mundo. Com esse avanço tecnológico, consequentemente foram criados inúmeros indicadores técnicos.

Vários, e vários mesmo, mas até aqui nada de errado!

Vários traders que ingressaram no mercado depois de 2003 passaram a fixar os olhos nos indicadores e não na leitura dos preços (na leitura do processo de formação de preços).

É curioso, pois todos os indicadores derivam de preços, assim os traders assumem que estão focando num indicador “atrasado” como é chamado na linguagem dos economistas.

É justamente aqui que o problema começou a aparecer!

Vou copiar logo abaixo o trecho da apostila que escrevi para os alunos da Scalper Trader. É um trecho que fala sobre percepção e leitura de mercado.

Olhe a figura abaixo e pense o que ela representa para você:

gráficos de candle

Anote num papel o que esta figura representa para você. Não se preocupe com certo e errado, apenas escreva o que julga relevante na imagem. Pense sobre o que ela significa, o que descreve e que tipo de oportunidade pode gerar etc.

Agora peço por gentileza que reflita sobre como você chegou a essas conclusões, ou seja, como, quando, com quem e por que aprendeu isso que escreveu acima.

Na primeira pergunta as respostas são quase unânimes:  “representa que os preços vieram de um patamar até outro…”;  “representa o que esta acontecendo no mercado num determinado momento…” ;  “representa uma oportunidade de compra, por ser um martelo (candle de alta)…” , dentre outros.

Já, as respostas da segunda pergunta costumam ser: “todos os livros, cursos e sites que conheço descrevem os candles/barras como fiéis representantes do que esta acontecendo no mercado e ainda como geradores de oportunidades…” ;  todos traders que conheço utilizam candles/barras para acompanhar o mercado e para definir critérios de entrada/saída das operações…”  ; “todos os softwares de análise (vendors) compilam a informação desta forma…” etc.

Reflexo da realidade – Até onde dá para ler

Agora vou descrever algo que vai ajudá-lo a entender o porquê de candles e barras do gráfico não refletirem a verdade, ou seja, o que de fato esta acontecendo no mercado.

Aquela figura acima, só mostra duas coisas. Primeira: a faixa de preços que foram negociados ao longo do período de cada barra/candle. E segundo: diz um pouco sobre a evolução dos preços a partir da abertura da barra até o seu fechamento.

Agora olhe só o que os candles e barras do gráfico não mostram. Não mostram o quanto foi negociado a cada nível de preço. Não mostram, exatamente, em que momento os negócios estavam sendo realizados, ou seja, a evolução fiel dos preços (Esta última informação pode ser obtida diminuindo o tempo gráfico). E não para por ai: Candles não mostram se a maior parte dos traders está comprando ou vendendo, não mostra se foi o comprador ou o vendedor quem gerou o negócio (agressão, justamente uma das variáveis mais importantes), não mostra o nível de agressividade dos players em fechar negócios, não mostra o tipo de operador e nem o prazo operacional (se um day trader girando ou se um operador de longo prazo montando uma posição grande), não mostra o nível de atividade dos negócios (se foram realizados negócios de 100 ações ou negócios de 50.000 lotes), não mostram as posições prévias que os players carregam na compra ou venda, não mostram se os players estão abrindo posição (iniciando uma aposta, o que carrega energia potencial) ou zerando posição (fechando uma aposta, o que não carrega energia potencial) e também não mostram o nível atual de intenção de oferta e demanda.

Há ainda fatores psicológicos e potenciais, os quais não são percebidos por candles e barras. São eles: Não mostram o nível de convicção dos comprados e vendidos, nem a que preço vão zerar suas posições, não mostram nem se e nem como players vão reagir às mudanças nas demais variáveis, não mostram quantos players estão atuando e nem seus perfis de atuação.

Depois dessa extensa lista de fatores que não vemos através de gráficos, você pode questionar. “De fato, não vejo estes fatores através dos gráficos, entretanto, eles não são possíveis de serem vistos…”

Essa afirmação é meia verdade.

De fato, a maior parte das variáveis não podem e nunca serão conhecidas por nós, pois dependeria de adivinharmos o que demais traders estão fazendo ou ainda, o que irão fazer. Entretanto, outras variáveis são conhecidas e levadas em conta pela maior parte dos traders que efetivamente entendem da atividade.

Não se preocupe em saber exatamente quais são as variáveis relevantes nesse momento. Preocupe-se apenas em acreditar que o fato de você não conhecer algumas variáveis, não quer dizer que elas não existam. Não é porque não temos acesso a essas variáveis que elas não são importantes.

Dando continuidade ao tema de “percepção e mercado”, apresentarei outra forma muito comum através da qual traders são instruídos a operar: Indicadores Técnicos ou Indicadores de Análise Técnica.

Indicadores Técnicos e o Preço – quem nasce primeiro

É comum que traders utilizem uma forma de manipular a informação do mercado com intuito de tomar decisões, ou inda com intuito de torná-las mais precisas.

Os indicadores mais comuns utilizados pela maior parte dos traders (maiores em número e menores em tamanho) são as médias móveis, MACD, TRIX, ADX, IFR, Bandas de Bollinger, Hilo Activator, etc.

Independentemente de qual seja o indicador, a maior parte deles é baseada em preço de fechamento (seja fechamento de uma barra de 5 minutos ou mesmo fechamento de diário).

Cada indicador possui uma fórmula específica e gera uma informação derivada, justamente chamada de indicador. O que quero dizer aqui é que, assim como os candles ou barras, os indicadores estão longe de representar a realidade do mercado.

São meras manipulações de preços ou fórmulas matemáticas que geram indicações, e só. Os indicadores não mostram nenhuma daquelas variáveis descritas acima, portanto, apesar de serem úteis como sinalizações de compra e venda, pouco dizem sobre o que de fato esta acontecendo nos mercados.

A grande lição que devemos tirar desta parte é: Existem outras formas de acompanhar o mercado, que não são através de gráficos.
“Nem todo trader olha para o mercado da mesma forma que você foi instruído (até o presente momento) a olhar”.

Se você, até o momento julgava que candles ou indicadores representavam o mercado sugiro fortemente que reconsidere. Não estou sugerindo que você não se utilize candles ou indicadores, mas sim que acredite que eles não são o reflexo da realidade.

Esse entendimento permitirá que você abra sua mente e assim desenvolva outras formas de interação com o mercado.

 

A Grande Mudança de Perspectiva

Você conseguiu perceber o que mudou de uns anos para cá?

As pessoas confundiram os gráficos ou ainda os indicadores, com o mercado.

É uma diferença muito sutil, mas que quase ninguém percebe. Eles parecem que são a mesma coisa, porém, não são.

A melhor definição de mercado que eu consegui descrever até hoje é:

“Equilíbrio dinâmico influenciado por ofertas de compra e venda. Essas ofertas por sua vez, vêm de players com tamanhos distintos, com propósitos distintos, com visões (estilos ou conceitos de atuação) distintas e principalmente baseados em expectativas distintas” – Isso é o mercado.

Portanto, sua forma de acompanhar o mercado deve levar em conta essas questões, mesmo que você nunca tenha acesso a todas.

Os gráficos, por sua, vez são meras sintetizações de preço e só. Não significa que não sinalizem operações! Isso sim, mas não podem sem confundidos com o que de fato é o mercado.

Se você insistir em olhar/perceber o mercado através sua estratégia você não conseguirá enxergar o que realmente está acontecendo.

Você vai acabar querendo que o mercado se encaixe no que você quer que aconteça, perdendo a maior essência que é aceitar o fluxo dos mercados.

Tape Reading e a Percepção Objetiva

Tape Reading ou a leitura do fluxo das ordens tem uma premissa básica de identificar a magnitude e a direção do fluxo de agressão do mercado… Agressão para quem não sabe é o ato de enviar uma ordem a mercado, ou seja, que garante execução imediata.

Obviamente que não é só isso, mas a identificação do montante agredido é um dos pilares dessa abordagem.

Como esse montante agredido (indicador em vermelho no gráfico acima) é atemporal, ou seja, não depende do tempo gráfico que você escolhe, o Tape Reading se transforma em uma abordagem extremamente objetiva.

Objetividade quer dizer que é mais fácil ler o que o mercado está realmente dizendo, é mais fácil manter neutralidade na leitura é mais fácil manter a mente 100% aberta para qualquer movimento que o mercado faça.

É por isso que aprender sobre tape Reading (ou leitura de fluxo de ordens) é importante.

Conclusão

O que pretendemos mostrar com o artigo, é que de uns anos para cá, as pessoas confundiram o mercado com os gráficos e indicadores.

Passaram a olhar para suas plataformas operacionais como se só aquilo fosse o puro reflexo da realidade e assumindo que todos os demais traders também usavam aquela mesma tela para tirar conclusões sobre direção de preço.

Se quiser ser um bom day trader foque na leitura objetiva de mercado e mantenha sua estratégia apenas como gatilho de entradas e saídas.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.