Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioQuando é a hora certa de stopar minha operação no Day Trade?

Quando é a hora certa de stopar minha operação no Day Trade?

Tem uma passagem com esse tema que me marcou muito minha história no mercado. Naquele dia fomos almoçar no Nova Opção (restaurante na Rua 3 de Dezembro em SP) e estávamos eu, o diretor da corretora e um dos melhores operadores autônomos de dólar.

A maior parte da conversa desse almoço percorreu questões operacionais entre ele e o diretor da corretora, mas fazia tempo que eu queria fazer umas perguntas para esse cara e nunca tinha tido oportunidade.

Depois de um tempo de espera, consegui questionar algumas coisas de mercado e na primeira brecha perguntei: “Cara, com quantos pontos você stopa?”

Naquela época eu não sabia o quanto essa era uma pergunta sem resposta… pelo menos se fosse feita sem contexto!

Ele respondeu assim: “ahhh depende… depende da operação”

Não era essa resposta que eu queria ouvir dele. Queria ouvir algo assim: “Stopo quando volta ‘X’ ticks/pontos/centavos contra minha posição”.

Mesmo insistindo, tentando dar alguns exemplos, mas ele manteve a coerência e respondeu algo mais ou menos assim: “Cara, é tudo um conjunto, o que me motiva entrar é que determina onde vou sair…”

Demorou bastante tempo para eu entender o que significava, de verdade, essa frase.

Esse cara só stopava quando as variáveis que o tinham motivado a entrar comprado comprado ou vendido não estivessem mais presentes, independentemente do quanto tinha andado contra (mas é óbvio que ele tinha um limite).

Só que, na realidade, a maior parte das operações que davam certo, segundo ele, já nascia dando lucro. Ou seja, uma operação boa não costumava vir contra, para depois ir a favor…

Aquilo ficou na minha cabeça e eu comecei a perceber que em várias operações que eu fazia, o primeiro movimento logo depois da minha entrada, era contra minha posição…

Alongar o stop seria ir contra ao que todos dos traders consistentes que operavam na corretora faziam… Eu mesmo questionei algumas vezes e só ouvi respostas assim:

  • “Alongar o stop é ruim porque se perder 2 operações num dia, dependendo do quanto perdeu, será impossível encerrá-lo no positivo…”
  • “ Stope curto, porque você pode errar e entrar de novo…”
  • “Tem várias operações que vão dar errado, mesmo com stop longo…”
  • “Cuidado com o stop longo, porque você já nem sabe o motivo de ainda estar na operação…”

Todas essas frases são verdadeiras, mas a última carrega um ensinamento especial:

“Por que você está na posição?”

Já parou para pensar que você precisa de um fator fundamental para ganhar dinheiro após entrar no mercado? Uma vez que você compra/vende, por qualquer razão que seja, você precisa que um grande participante ou mais traders enviem ordens de compra/venda suficientes para consumir toda a liquidez disponível nos próximos níveis de preço.

Até aí ok…

Agora, se você compra e esse grande participante (ou vários traders) não consome a liquidez presente nas ofertas de venda, e, ao contrário, outros traders começam a consumir as ordens de compra, concorda comigo que tem algo errado?

Não significa que não pode subir mais tarde, mas se você comprou, é preciso ver compradores agredindo as ofertas de venda, e se você está vendo vendedores agredindo as ofertas de compra, é provável que você esteja fora de sintonia com o mercado…

De novo: não significa que a operação não possa dar certo, mas é o timing que está errado. Você pode estar na direção certa, mas na hora errada!

Foi com este raciocínio que foquei em melhorar meu timing de entrada… esse é o primeiro passo na correção de rota!

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.