Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosInicianteQuanto tempo demora para ser um Trader Profissional?

Quanto tempo demora para ser um Trader Profissional?

Existem muitos motivos para decidir se tornar um trader profissional e viver de trade para o resto da vida. Sem sombra de dúvidas, a melhor profissão do mundo apresenta vantagens sonhadas pela maioria das pessoas: possibilidade de ganho ilimitado, remuneração proporcional ao seu empenho, horário flexível, ausência de um chefe ditando o que você deve fazer, ausência de uma rotina monótona etc. Enfim, dificilmente encontramos todas essas vantagens em uma única profissão, que não o trading.

Portanto, não é surpresa vermos tantos entusiastas no mercado, muitos dos quais já operaram ou tentaram operar no passado, tomando a decisão de fazer do trading o seu meio de vida. Entretanto, como você já deve saber, a realidade é um pouco mais íngreme do que parece e apesar da possibilidade de viver de trading existir, o caminho para chegar lá está longe de ser uma linha reta e é preciso ter planejamento e uma visão realista para atingir esse objetivo.

Levando em conta uma perspectiva realista sobre quanto tempo leva para virar trader, você deve considerar alguns fatores. Para ficar mais fácil, vamos dividir esses fatores em dois grandes grupos:

  • O conhecimento técnico do mercado de ações.
  • A efetiva habilidade de executar de modo eficaz uma estratégia sólida de trading.

Conhecimento Técnico do Mercado

Para operar satisfatoriamente, o primeiro passo é entender o que é o mercado e como ele funciona. Se você já operou antes, é bem provável que conheça a análise técnica e todos os indicadores que, supostamente, lhe dizem qual o próximo movimento do mercado.

Embora existam traders bem-sucedidos utilizando análise técnica, acreditamos que ela seja, no mínimo, ineficiente para lhe formar um trader de sucesso. Isso porque ficar preso a gráficos e indicadores acaba impedindo você de enxergar os reais fundamentos do mercado e o que, de fato, provoca os deslocamentos de preço.

 O primeiro passo do aspirante a trader é, portanto, voltar às bases, aos fundamentos, e entender como funciona o mecanismo de formação de preço de todos os ativos sujeitos à negociação. Um mercado é formado essencialmente por compradores e vendedores, e as ações que eles realizam – ora comprando, ora vendendo – é o que , de fato, movimenta os preços.

Assim, o trader deve, primeiramente, operar com base na correta compreensão do fluxo de ordens do mercado, o que só é possível através do acompanhamento do book de ofertas. Entretanto, fazer a leitura adequada do livro de ofertas não é uma tarefa tão simples quanto parece. Muitas armadilhas podem surgir no caminho, que levam o trader a fazer várias operações de baixa qualidade.

Por isso, a ferramenta essencial para o trader consistente é o Tape Reading, a clássica técnica de leitura de mercado que lhe permite enxergar o mercado de forma adequada, detectar agressões persistentes (consumo de liquidez em mais de um nível de preço) e assim, posicionar-se adequadamente para se aproveitar desse deslocamento de preço momentâneo.

Habilidade de Execução Efetiva

Aprender os fundamentos do mercado é essencial, mas é apenas uma das etapas na jornada de formação do trader. A outra parte, igualmente essencial, é desenvolvimento da habilidade de execução de uma estratégia baseada em variáveis extraídas do fluxo de ordens.

Como traders, na maioria das vezes nós mesmos somos o nosso pior inimigo. Sempre que estamos frustrados ou emocionalmente abalados, é comum agirmos por impulso e fazermos operações sem sentido algum. O resultado desse comportamento, como não poderia deixar de ser, é uma perda ainda maior.

É exatamente por conta desse fator humano que apenas conhecimento técnico não é suficiente. É necessário que você construa a habilidade de manter-se atento em frente à tela e também a de agir rapidamente assim que identificar uma oportunidade. Da mesma forma, é preciso ter disciplina e maturidade para respeitar o seu stop loss, e não querer “se vingar” do mercado em caso de perda.

Por isso, enquanto o conhecimento técnico é passível de ser adquirido em menor prazo, o desenvolvimento comportamental levará mais tempo para se consolidar.

Pelas nossas estimativas, um trader passa a operar corretamente após um período de 3-6 meses de prática em um simulador real. Esse é o tempo necessário para construir sua forma de operar e fazer dela um hábito.

Talvez essa resposta tenha te desagradado, especialmente se você estiver entusiasmado com a ideia de viver de trade, mas não há outro jeito. Somente com planejamento e visão realista é que você conseguirá se tonar um trader profissional. Além disso, fique certo que os que tentam pegar atalhos e pular etapas são os primeiros a ficar pelo caminho.

Agora, eu gostaria que você fizesse a seguinte reflexão: será que 6 meses é tanto tempo assim? Será que não vale a pena ter dedicação e empenho durante este tempo e ao final, ter dinheiro e liberdade para ter a vida que sempre sonhou? Pare e pense de verdade, ok?

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.