Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioRegularidade X Picos de Ganhos no Day Trade

Regularidade X Picos de Ganhos no Day Trade

Você prefere ganhar 1.000 por 5 dias ou empatar por 4 dias e ganhar 5.000 em um único pregão?

Claro que esse é apenas um exemplo até porque tem os dias de perda, mas a ideia aqui é fazer você se questionar da mesma forma que eu me questionei há tempos atrás. E porque esse pensamento é importante? Ele é importante porque define o caminho que você vai seguir no mercado e todas as escolhas que você irá fazer.

Por exemplo, quando eu era analista tinha uma cabeça de maximizar os ganhos, e para isso eu procurava as oportunidades que “em teoria” poderiam dar mais lucro.  Como analista, eu não colocava em prática as operações, então era indiferente acertar 5 dias de 1.000 ou 1 dia de 5.000.

Mas quando comecei a operar como um trader ativo, eu percebi que apesar de ser os mesmos 5.000 reais no final da semana, acumular dias negativos ou operações negativas fazia com que meu nível de confiança diminuísse. Nesse momento, eu percebi que a maior parte dos traders que tinham um bom desempenho dentro da sala ganhavam quase todo dia. Cada um no seu tamanho, mas o normal era ganhar e não oscilar entre várias perdas para um ganho grande (o que chamavam de “porrada”).

Então eu tive que mudar, porque o índice de acerto das operações que eu fazia não permitia ter uma sequência de ganhos. Eu enxerguei no fluxo de ordens uma vantagem, eu realmente entendi que era melhor ganhar pouco, mas sempre, do que ganhar muito às vezes. A consistência é o segredo do trading autônomo e sobre ela você vai poder escalar.

Sim, escalar! Você não consegue escalar (aumentar lote) sobre uma base aleatória porque a confiança vai minando e a confiança vem da capacidade de você ter certeza de que sabe fazer dinheiro.

Então devo zerar todo trade bem curto?

Na verdade não é isso. No meu começo até foi assim, eu entrava por algum sinal simples de fluxo (escorado no book, pendurado em vaga, em inversões ou lote escondido), pendurava 1, 2 ou 3 ticks acima sem quase pensar e apesar de eu saber que isso não era certo, me dava confiança porque o dinheiro entrava,  fechava 16/18 dias no positivo. Essa confiança me permitiu aumentar o lote, um por vez, claro que teve erro no meio do caminho (preço médio e mais um monte de burrada). Eu voltava a fazer certo e fortalecia a confiança na capacidade de ganhar dinheiro e de buscar perdas. E foi só com o tempo que eu comecei a ter discrição na saída, gerenciar a saída de acordo com o que o fluxo mostrava.

A dica que eu quero deixar nesse artigo é que tudo nasce com o que você busca no mercado. Para maximizar os ganhos você tem que aceitar uma taxa de acerto mais baixa e vai ter que ter um controle emocional muito mais rígido (não é impossível, mas é mais difícil) ou você pode escolher operações mais prováveis, com taxas de acerto mais altas e que mantém a confiança sempre em alta.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.