Artigos > Intermediário > Scalping no Dólar: Quando ganhar 0,5 ponto e quando alongar o trade?

Scalping no Dólar: Quando ganhar 0,5 ponto e quando alongar o trade?

Sempre me perguntam por que há dias em que aceito ganhar só meio ponto no dólar e outros em que aceito alongar um pouco mais o trade. E indo direto ao ponto, respondo que isso varia conforme o apetite do mercado.

Vou explicar melhor…

Digamos que o mercado está 1,0 com 1,5 e há um player precisando comprar 1.000 lotes do contrato futuro de dólar. No 1,5 há somente 100 lotes sendo ofertados. Pra ele completar toda a sua demanda, serão necessários mais 900 lotes. Ocorre que ele não está disposto a pagar mais que 1,5. Assim sendo, ele pagará 100 a 1,5 e não fará mais nada, deixando para comprar os 900 restantes a preços mais vantajosos.

É justamente esse o tipo de cenário em que aceito ganhar apenas 0,5 ponto no scalping. Não adianta querer mais, pois a falta de urgência do meu parceiro faz com que ele se abstenha de impactar o mercado e, com isso, o preço não se movimenta. Logo, é melhor aceitar o que o mercado está me dando.

Na prática, nós nunca saberemos se ele ainda tem ou não lote para comprar. Fato é que o parceiro não está disposto a piorar sua oferta e, por isso, o melhor a ser feito é aceitar esse pequeno ganho.

Agora, imagine o seguinte cenário: o mercado está novamente 1,0 com 1,5. Mas agora surge alguém comprando tudo a 1,5 e a 2,0 (ou seja, dois níveis de preço consecutivos).  Se aparecer mais alguém, ou ele continuar com o mesmo apetite a 2,5, qual seria a sua interpretação para ele movimento?

Tenho certeza que aqui você alongaria o trade porque o parceiro está aceitando pagar cada vez mais caro, levando o mercado a novos patamares de negociação. Faz todo o sentido, porque se nota urgência na atuação do parceiro (ele precisa comprar muito e precisa comprar imediatamente).

Você só percebe as coisas no scalping se envolvendo, isto é, estando no mercado

Eu sei que dependendo do seu nível de aprendizado não é fácil perceber essas coisas na tela, ainda mais para quem está iniciando em análise de fluxo de ordens.

Mas não há outro caminho. É preciso passar pela dor da incerteza e pela dor de estar errado até que seu olho esteja suficientemente apto a identificar essa sequência de eventos. Eventuais perdas nada mais são do que custo de aprendizado.

Continuando o raciocínio do segundo cenário, digamos que o parceiro tenha consumido toda a oferta de venda a 2,5 e já tenha executado algumas ordens de compra a 3,0. Eu entraria a 3,0 e já estaria de olho no melhor ponto de saída. E quando digo melhor, digo o mais seguro, o mais provável da minha operação dar certo.

Nesse sentido, eu estaria de olho em quão pesada estaria a fila a 3,5, 4,0, 4,5 etc., e o quão intenso é o consumo da liquidez disponível nesses níveis de preço. A priori, quanto mais pesada a fila, mais rápido eu realizarei o lucro, exceto se continuarem mostrando apetite na compra e estiverem deslocando preço.

Percebe como nada é certo no mercado? Mais importante do que achar um padrão, é entender contexto.

A raiz de tudo está em notar o estilo da ordem que é executada

Como disse anteriormente, não há como saber se o parceiro tem ou não um grande lote para executar e muito menos se há ou não urgência. Eu chego a todas essas deduções ao observar o estilo da ordem que ele envia ao mercado e se há continuidade ou não dessa atuação.

Quando não vejo alguém agredindo integralmente a fila e o mercado sobe ou cai em razão de pequenas agressões, isto é, o consumo da fila é progressivo, naturalmente busco zerar minha operação o mais rápido possível. Agora, se agridem integralmente, largam saldo e continuam boletando pesado nos níveis de preço seguintes, eu me aproveito da urgência que meu parceiro demonstra para alongar um pouco mais a minha operação.

Ao chegar neste nível de análise, no estilo de ordem que é enviada ao mercado (nível este que chamo de terciário), o player pode até mudar a corretora por onde atua. Mas ainda assim você saberá se ele é ou não um Institucional, se tem ou não potencial para deslocar preço.

Portanto, daqui para frente, sempre que estiver operando, procure analisar a continuidade ou não da ordem que impactou o mercado. Note se o preço está ou não se deslocando e de que forma esse deslocamento ocorre (se rápido ou devagar, se é fruto de uma única ordem ou de ordens progressivas e por aí vai).

Pode parecer difícil, mas é esse tipo de análise que te coloca em um outro patamar no mercado. Como já disse em artigos anteriores, o caminho não é fácil, mas é extremamente recompensador.

Bem, por hoje, vou ficando por aqui. Persistência é a palavra-chave. Se você colocar na cabeça que desistir não é uma opção, você chegará aonde deseja. E lembre-se: atitude vencedora sempre.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes


[the_ad id="35615"]
[the_ad id="37899"]

Mais vistos

Deixe seu melhor e-mail abaixo para participar:
 
Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.

A Comunidade Futuros Milionários é o mais novo Programa de Cursos da Scalper. Dentro da Comunidade você terá acesso aos melhores cursos do Mercado Financeiro.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.