Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioScalping no Dólar: Quando ganhar 0,5 ponto e quando alongar o trade?

Scalping no Dólar: Quando ganhar 0,5 ponto e quando alongar o trade?

Sempre me perguntam por que há dias em que aceito ganhar só meio ponto no dólar e outros em que aceito alongar um pouco mais o trade. E indo direto ao ponto, respondo que isso varia conforme o apetite do mercado.

Vou explicar melhor…

Digamos que o mercado está 1,0 com 1,5 e há um player precisando comprar 1.000 lotes do contrato futuro de dólar. No 1,5 há somente 100 lotes sendo ofertados. Pra ele completar toda a sua demanda, serão necessários mais 900 lotes. Ocorre que ele não está disposto a pagar mais que 1,5. Assim sendo, ele pagará 100 a 1,5 e não fará mais nada, deixando para comprar os 900 restantes a preços mais vantajosos.

É justamente esse o tipo de cenário em que aceito ganhar apenas 0,5 ponto no scalping. Não adianta querer mais, pois a falta de urgência do meu parceiro faz com que ele se abstenha de impactar o mercado e, com isso, o preço não se movimenta. Logo, é melhor aceitar o que o mercado está me dando.

Na prática, nós nunca saberemos se ele ainda tem ou não lote para comprar. Fato é que o parceiro não está disposto a piorar sua oferta e, por isso, o melhor a ser feito é aceitar esse pequeno ganho.

Agora, imagine o seguinte cenário: o mercado está novamente 1,0 com 1,5. Mas agora surge alguém comprando tudo a 1,5 e a 2,0 (ou seja, dois níveis de preço consecutivos).  Se aparecer mais alguém, ou ele continuar com o mesmo apetite a 2,5, qual seria a sua interpretação para ele movimento?

Tenho certeza que aqui você alongaria o trade porque o parceiro está aceitando pagar cada vez mais caro, levando o mercado a novos patamares de negociação. Faz todo o sentido, porque se nota urgência na atuação do parceiro (ele precisa comprar muito e precisa comprar imediatamente).

Você só percebe as coisas no scalping se envolvendo, isto é, estando no mercado

Eu sei que dependendo do seu nível de aprendizado não é fácil perceber essas coisas na tela, ainda mais para quem está iniciando em análise de fluxo de ordens.

Mas não há outro caminho. É preciso passar pela dor da incerteza e pela dor de estar errado até que seu olho esteja suficientemente apto a identificar essa sequência de eventos. Eventuais perdas nada mais são do que custo de aprendizado.

Continuando o raciocínio do segundo cenário, digamos que o parceiro tenha consumido toda a oferta de venda a 2,5 e já tenha executado algumas ordens de compra a 3,0. Eu entraria a 3,0 e já estaria de olho no melhor ponto de saída. E quando digo melhor, digo o mais seguro, o mais provável da minha operação dar certo.

Nesse sentido, eu estaria de olho em quão pesada estaria a fila a 3,5, 4,0, 4,5 etc., e o quão intenso é o consumo da liquidez disponível nesses níveis de preço. A priori, quanto mais pesada a fila, mais rápido eu realizarei o lucro, exceto se continuarem mostrando apetite na compra e estiverem deslocando preço.

Percebe como nada é certo no mercado? Mais importante do que achar um padrão, é entender contexto.

A raiz de tudo está em notar o estilo da ordem que é executada

Como disse anteriormente, não há como saber se o parceiro tem ou não um grande lote para executar e muito menos se há ou não urgência. Eu chego a todas essas deduções ao observar o estilo da ordem que ele envia ao mercado e se há continuidade ou não dessa atuação.

Quando não vejo alguém agredindo integralmente a fila e o mercado sobe ou cai em razão de pequenas agressões, isto é, o consumo da fila é progressivo, naturalmente busco zerar minha operação o mais rápido possível. Agora, se agridem integralmente, largam saldo e continuam boletando pesado nos níveis de preço seguintes, eu me aproveito da urgência que meu parceiro demonstra para alongar um pouco mais a minha operação.

Ao chegar neste nível de análise, no estilo de ordem que é enviada ao mercado (nível este que chamo de terciário), o player pode até mudar a corretora por onde atua. Mas ainda assim você saberá se ele é ou não um Institucional, se tem ou não potencial para deslocar preço.

Portanto, daqui para frente, sempre que estiver operando, procure analisar a continuidade ou não da ordem que impactou o mercado. Note se o preço está ou não se deslocando e de que forma esse deslocamento ocorre (se rápido ou devagar, se é fruto de uma única ordem ou de ordens progressivas e por aí vai).

Pode parecer difícil, mas é esse tipo de análise que te coloca em um outro patamar no mercado. Como já disse em artigos anteriores, o caminho não é fácil, mas é extremamente recompensador.

Bem, por hoje, vou ficando por aqui. Persistência é a palavra-chave. Se você colocar na cabeça que desistir não é uma opção, você chegará aonde deseja. E lembre-se: atitude vencedora sempre.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes


Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.