Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioO Segredo para se Manter Consistente no Day Trade

O Segredo para se Manter Consistente no Day Trade

Esses dias eu fui tomar um café com um amigo trader que mora em Cuiabá e logo começamos a discutir o que estava funcionando em cada mercado naquele momento.

Ele sempre foi um trader que operava opções, mas esse mercado havia parado de dar “game” para o estilo operacional dele. Começou a operar dólar em uma época em que o dólar não estava tão volátil como está atualmente. Mesmo com essa mudança ele estava indo bem no mercado, migrando de opções para dólar porque ele havia se adaptado.

Eu, você e qualquer outro trader só vai ficar vivo no mercado ao longo de anos se adaptar-se as condições de mercado. Não adianta achar que aquela estratégia “fechadinha” vai funcionar para sempre, porque o mercado não vai se comportar daquela forma para sempre. Isso é um fato!

Uma das coisas que percebo é que a maioria dos nossos alunos seja dos cursos gratuitos ou do treinamento pago, se perguntam:  “como se adaptar?” , e vemos que a maior parte das pessoas não tem problema na questão de aceitar que tem que se adaptar, mas sim em saber o que elas têm que mudar.

E essa é a grande sacada. A maior parte dos traders que não sabem o que eles precisam mudar, focam a mudança na estratégia.  Eles avaliam o mercado em função dos resultados que estão obtendo através de uma estratégia.

Digamos que você, opera rompimentos de níveis de preço, pode ser resistência / suporte baseado em preços ou áreas de intensa negociação. Quando o mercado está em tendência de alta ou baixa, ou como gostamos de falar, com fluxo real persistente, esse tipo de estratégia vai funcionar muito bem. Agora em mercados laterais, com fluxo pontual, não persistente, esse tipo de estratégia não irá funcionar.

Para ser manter consistente por muitos anos é preciso fazer alguns ajustes…

E um deles é acrescentar uma variável de fluxo de ordem no operacional. E você não precisa ser scalper para fazer isso, não precisa mudar a sua tática operacional, mas se conseguir implementar isso, vai conseguir diferenciar estratégia (setup) e leitura de mercado. Muitas pessoas confundem, usam a estratégia para poder ler o mercado e tirar conclusões de sensibilidade de alta ou de baixa pela estratégia e não pela leitura de mercado.

E o que a gente chama de Tape Reading ou Leitura do Fluxo de ordens, é nada mais do que uma leitura de mercado, é a forma com que você olha e lê o mercado. Mesmo que você não mude sua estratégia, pode acrescentar por exemplo uma das variáveis de fluxo de ordens que é a leitura da agressão.

E o que é agressão:

Uma agressão é de compra quando o comprador cede e aceita fechar o negócio no preço do vendedor. E agressão de venda é quando o vendedor cede e aceita fechar o negócio no preço do comprador. Quando incorporar a leitura da agressão no seu operacional, por si só já te dará um termômetro extra para sua sensibilidade no mercado.

Por exemplo:

Se você opera rompimento de preços, durante o processo de alta/baixa você não tem uma variável que possa ter dar maior clareza se aquele rompimento vai dar certo ou não. Quando você está olhando a magnitude da agressão, antes do rompimento acontecer, no rompimento e posterior ao rompimento, você consegue ter uma sensibilidade se está entrando stop dos vendidos, se a força está a seu favor, etc…

Independentemente de você usar ou não o Tape Reading para operar como gatilho de compra ou venda, incorporar a variável agressão te ajudará a ter um termômetro para ler o mercado, te mostrando se aquele mercado está com bastante briga, se está com fluxo persistente para um lado, você vai perceber a magnitude acumulada na agressão, se tem fluxo real ou o mercado é vazio.

No mercado existem dois tipos de mudanças:

As mudanças estruturais dinâmicas de mercado e a mudança do dia-a-dia

As mudanças estruturais dinâmicas são aquelas que acontecem não-frequentes. Por exemplo: a entrada dos HTF’s. As mudanças do dia-a-dia são por exemplo um mercado que atuava em tal frequência, agora muda de padrão ou um mercado elástico que se comporta de forma diferente em momentos do mercado.

E claro, você precisa também entender quem são os players, o que estão fazendo no mercado, que tipo de estratégia eles usam, como colocam as ordens…

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.