Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediário2º maior PONTO CEGO sobre Day Trade

2º maior PONTO CEGO sobre Day Trade

Cada pessoa é de um jeito. Uns são mais extrovertidos, outros, por sua vez, mais tímidos. Uns são mais explosivos, outros mais calmos. Uns são mais persistentes, outros menos, uns aceitam mais risco enquanto uns não toleram riscos. Que os indivíduos são diferentes é um fato!

E essa é a graça da vida.

Apesar das diferenças, será que todo mundo tem capacidade de ganhar dinheiro, principalmente em operações especulativas de curto prazo (day trade)?

O que você acha?

Tô com dúvida se digo felizmente ou infelizmente, mas a resposta é NÃO! Não são todos os perfis que proporcionam condição de ganhos sistemáticos nos mercados.

Abaixo vou fazer uma analogia que vai ajudá-lo a compreender.

Imagine uma pessoa com perfil inovador, movida a desafios, competitiva. Imaginou? Agora tente convencer esta pessoa a passar o resto da vida dela em uma carreira pública, especificamente onde não dá para crescer de cargo! (Não me entenda mal, não tenho nada contra cargos públicos, muito pelo contrário. Só estou dando um exemplo).

Agora tente imaginar alguém tímido, introvertido, com aversão a mudanças, sem grandes ambições e com pouca facilidade em lidar com pessoas. Imaginou? Tente convencer alguém com esse perfil a assumir algum cargo comercial em uma grande corporação, cuja meritocracia é imperativa.

Concorda que são cargos incompatíveis com o perfil comportamental de cada pessoa? E de novo, não estou julgando qual perfil é bom ou ruim, e nem qual cargo é bom ou ruim, estou apenas tratando de incompatibilidade.


Será que é Possível se Adequar?

Eu acredito que sim. Não é fácil, mas eu acredito que as pessoas se adaptam. Elas apenas precisam de um BOM MOTIVO para mudar. Profissionalmente este bom motivo, pode ser necessidade, desejo, sonho, etc…


E no Day Trade será que é possível se adaptar?

A primeira questão que você deve absorver é que fazer day trade é uma profissão como qualquer outra citada acima. (por mais que você só opere por diversão ou como fonte secundária de renda).

Só pelo fato de não haver barreiras de entrada ao day trade não quer dizer que não seja uma profissão. Na medicina, por exemplo, você é obrigado a cursar 6 anos mais residência (é uma barreira à entrada). Para ser um advogado, você deve cursar direito e passar na OAB (também é uma barreira) e por ai vai.

Já para operar nos mercados, basta abrir uma conta em 24 horas em qualquer corretora, depositar 150 reais e sair operando um mini contrato com o que você aprendeu na internet.

Não há barreiras à entrada para fazer Day Trade!

Na minha opinião, justamente por não haver barreiras à entrada e nem exigência de capital alto é que as pessoas sentem que a única habilidade que precisam desenvolver é encontrar uma estratégia ganhadora.

E isso é não uma verdade! Ter um bom método não garante resultados consistentes nos mercados a ninguém (a menos que já tenha um perfil adequado aos mercados).

Esse é justamente o segundo maior Ponto Cego sobre day trade da maioria das pessoas.

“Ta bom André… Mas então me diga o que significa se adequar ao mercado? Como sei se já tenho o perfil ou se preciso desenvolver habilidades específicas?”

A resposta da primeira pergunta é que você precisa criar uma sólida mentalidade de trader. Em inglês o termo fica mais intuitivo já que “mindset” nos induz a pensar em algo como uma programação da mente.

Isso mesmo! É como se você trocasse um software no seu cérebro e passasse a perceber o mundo (nesse caso o mercado) através de crenças novas e adequadas ao day trade, passasse a agir baseado nessa nova forma de pensar e passasse a interpretar o resultado de suas ações de uma forma, também nova. Na verdade, você precisa pensar e agir como trader.

O simples fato de você adorar o mercado ou adorar mercado ou day trade não quer dizer que esteja mentalmente adequado a esta realidade!

Mesmo para quem não vai se dedicar full time como trader, o processo de aprendizado é o mesmo.

O problema de incompatibilidade sempre está em nós. Nunca está no mercado. O mercado é o que é e você não vai mudá-lo. A única coisa que você pode e deve fazer é preparar o software da sua mente para ler o mercado e agir de forma diferente.

Essa “troca de software” não é algo do dia para noite. É sim um processo! (Para os mais exigentes eu adianto que vamos falar de prazos nos próximos artigos). De toda, forma eu separei uma lista de passos ou etapas que acredito ser essenciais (e que ensinamos na Scalper Trader). Esses passos são um norte de como você deve começar esse processo.

Eu chamo de lição de casa, seguir exatamente os passos ou etapas recomendados. Abaixo estão apenas os tópicos (sem muitas explicações sobre cada item para não alongar demais o artigo).


Passos para Adquirir um Mindset para Day Trade

  • O primeiro passo é prender o que o mercado realmente é. (Acredite ou não, mas a maior parte das pessoas têm uma visão errônea sobre o que é o mercado)
  • Aprender sobre você. Suas limitações, suas crenças sobre mercado, sobre day trade, sobre direção de preço, sobre estratégias operacionais, etc…E aprender as crenças exigidas para se adequar ao mercado e ao day trade. É nessa etapa que você aprende o que precisa para mudar o software na sua mente.
  • Aprender a ler o mercado de forma objetiva e sem viés aperfeiçoando Tape Reading / Leitura de Fluxo das Ordens
  • Treinar a leitura até perceber como os demais players operam. Aprender mais sobre mercado e sobre as estratégias dos demais players (aprender as regras do jogo e microestrutura de mercado)
  • Identificar uma oportunidade REAL (e não estatística) em cima das estratégias dos demais players e desenvolver o metajogo (vamos explicar o conceito de metajogo em algum artigo mais para frente)
  • Treinar agilidade
  • Estabelecer metas, começar pequeno e só aumentar o lote quando atingir os critérios estabelecidos de consistência
  • Criar um mecanismo de correção sistemática de erros

 

Conclusão

Percebeu como essas etapas recomendadas são maiores e mais exigentes do que simplesmente aprender e replicar um setup? Reparou que realmente é importante conhecer mais a fundo o mercado e a você mesmo antes de se preocupar com o melhor setup?

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.