Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioTape Reading: o que tenho que olhar primeiro?

Tape Reading: o que tenho que olhar primeiro?

Essa é uma dúvida muito comum que recebemos…

E aqui sempre reforço a importância de entender os Fundamentos do mercado… então vamos lá:

A primeira coisa que você tem que estar ciente é que existem 2 Fluxos de Ordens…

1º Ordens Limitadas que são enviadas para o Book de Ofertas e ordens canceladas compõem um dos Fluxos de Ordens.

E 2º – Ordens a Mercado que são enviadas e automaticamente agridem ordens que estavam no Book de Ofertas.

O primeiro fluxo de ordens mostra o que chamamos de intenção do mercado, enquanto o fluxo de ordens agredidas mostra um fato (ou um negócio) já realizado.

Qual você acha que é mais importante?

Pergunta complicada, né? Na verdade você deveria olhar os 2 e é por isso que em nossa tela existe necessariamente Book de Ofertas e Times&Trades.

Só com o Book de Ofertas você não tem dimensão do que está saindo de negócios e só com o Times&Trades você pode perder algumas indicações boas…

Agora, é fato que de uns anos para cá, especialmente depois que os mercados se tornaram 100% eletrônicos, grande parte das ordens no Book de Ofertas são mentirosas. Muitos lotes grandes são blefes e os players grandes que realmente querem comprar, não estão mais colocando ordens limitadas no Book e sim agredindo o mercado.

Então posso olhar só a agressão, André?

Eu diria que apesar do fluxo de agressão ter maior causalidade com preço, o ideal é olhar ambos, porque em alguns cenários a conjunção do que entra e sai do Book junto com as ordens agredidas é o que dá a sensibilidade…

Tá bom André, mas me diga o que vocês olham.

Então vamos lá… imagine uma opção no exemplo abaixo:

Como os preços vão de 5.236,00 (preço atual) para 5.239,00 por exemplo?

Você concorda que para isso acontecer, primeiro deve vir alguém (ou um conjunto de participantes) e comprar ou seja agredir todos os 65 lotes na venda a 5.236,00 , depois comprar todos os 95 lotes na venda 5.236,50 , depois todos os 95 a 5.237,00, e por aí vai, até chegar no 5.239,00 , concorda?

O preço só abre espaço para subir quando acaba a liquidez num determinado nível de preço e a vontade de continuar comprando mais lotes motiva os players a comprarem num nível de preço acima.

Concorda que se acabar a venda a 5.236,00 e você quiser comprar, ou você fica pagando (ordem na fila) 5.236,00 e espera um vendedor te agredir ou você aceita e agredi a 5.236,50 para garantir sua entrada?

É exatamente isso que olhamos…

Nós olhamos o tamanho dos lotes agredidos e a velocidade com que as agressões ocorrem, porque isso dá sensibilidade da urgência dos players em montar a posição.

Quanto maiores os lotes e quanto mais rápido os players agredirem o próximo nível de preço, mais indícios de que existe price maker atuando…

Você vai perceber com seus próprios olhos que existem movimentos em que o mercado sobe/cai sem agressões significativas e tem movimentos em que o mercado sobe/cai com muita agressão e também vai perceber que a duração desses movimentos costuma ser proporcional ao nível de agressão!

Se alguém tivesse me dado essa explicação quando eu comecei eu tenho certeza de que teria evoluído 10 vezes mais rápido…

Agora, você já tem informações mais que suficientes para começar a colocar a sua leitura de mercado em prática…

Amanhã vamos começar a fase de acompanhamento e estou muito feliz de você ter lido tudo até aqui. Demonstra que está empenhado em achar o seu melhor e isso me motiva muito…

É raro encontrar pessoas com a mesma paixão sobre mercado e quando isso acontece, nós temos que incentivar ao máximo.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.