Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosInicianteTrader Profissional: a diferença entre achar que é e ser de verdade

Trader Profissional: a diferença entre achar que é e ser de verdade

Em se tratando de números, a diferença entre um trader profissional e outro ainda em desenvolvimento está na consistência de resultados. Isso quer dizer que um trader profissional consegue passar a maior parte do tempo com resultados positivos, o que lhe permite fazer do day trade a sua fonte de renda principal.

Não é um caminho simples. Exigirá muito comprometimento e dedicação para desenvolver as habilidades necessárias e ainda entender o que é o mercado, quem são os participantes, como eles operam e o impacto que essas ordens provocam no preço. O grande desafio está em saber diferenciar quais participantes, pelo seu tamanho, têm potencial para deslocar preço e usar essa percepção para também fazer dinheiro no mercado.

É por isso que a jornada de todo day trader acaba sendo trabalhosa. Entender todos esses aspectos e ainda enxergá-los com clareza durante o decorrer do pregão de negociação não é uma tarefa fácil, ainda mais se levarmos em conta a perda de dinheiro envolvida nesse percurso.

Contudo, não há outro caminho. É simplesmente impossível aprender a dinâmica do intraday sem participar do mercado. Para se desenvolver e chegar a um estágio de consistência de resultados, é fundamental vivenciar e adquirir experiência como trader.

A consistência é o resultado, e não uma ação propriamente dita

Pode até parecer estranho o que vou dizer nas próximas linhas, mas se o seu objetivo final for a consistência, você só conseguirá alcançá-la quando deixá-la em segundo plano (é isso mesmo, você não leu errado. Para que seja concretizado, o desejo de ser consiste tem que estar EM SEGUNDO PLANO!).

Se você parar para pensar, notará que a consistência não é uma ação, mas sim o resultado de um conjunto de atitudes que fazem o trader operar melhor e, consequentemente, o levam a mais ganhos do que perdas. A prática reiterada desses hábitos, após meses consecutivos de resultados positivos, é o que nos leva a afirmar que o trader alcançou a consistência.

Nesse sentido, a consistência não é algo recebido de forma passiva, é o produto de uma ação. E como qualquer produto, não temos controle sob o resultado final. Na verdade, só temos controle sob as ações e atitudes que desencadeiam este resultado.

Ora, se a consistência é o efeito e não a causa, é mais eficiente focar nas ações que geram este resultado, do que nele propriamente dito. E quais são essas ações?

Estudar, ler tela, clicar, participar do mercado, rever tela, preencher o diário de trades, seguir um plano, corrigir o operacional, ajustar o comportamento, enfim, tudo aquilo que te faça ser melhor amanhã do que foi hoje. É somente isso que você tem sob seu controle! A consistência, por sua vez, será fruto dessa evolução constante. 

O dia a dia é fundamental

O maior equívoco que as pessoas cometem é agir como se a consistência viesse do dia para a noite. E digo isso porque vejo muitos traders, alguns com enorme potencial, perdendo tempo de vida e aprendizado acompanhando o mercado sem nem mesmo participar do jogo.

Para acabar de uma vez por todas com esse mito, é certo que você só será consistente quando criar uma rotina no mercado. É preciso que você participe, clique, sinta o mercado diariamente até dominar as habilidades necessárias para se fazer dinheiro no trading. A vivência de mercado é que aponta os ajustes que devem ser feitos. Sem participar do jogo, não há como alcançar a vitória.

Vejo muitos aspirantes a trader simplesmente assistindo o mercado, sem participar, sem nem ao menos sentir o risco de operar. Se este for o seu caso, saiba que você só está perdendo tempo e energia, pois todo aprendizado requer vivência na atividade que se propõe a fazer.

Portanto, planeje-se e não tenha receio de estar no mercado. Tenha em mente que o feito vem antes do “perfeito”. Traga à tona as suas dificuldades, para então corrigi-las. Se estiver perdendo dinheiro, use com afinco o simulador até ter mérito. Somente com evolução constante é que alcançamos o que almejamos.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes



Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.