Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosComportamentalTraders Vencedores X Traders Perdedores

Traders Vencedores X Traders Perdedores

Hoje quero falar de algo muito importante para você que deseja se desenvolver como trader: saber separar os conceitos de culpa e responsabilidade. Mas como assim André?

Bem, antes de tratar especificamente deste tema, eu vou contar a você algo que notei logo em meus primeiros meses como trader autônomo. Eu tive a sorte de iniciar minha trajetória dentro de uma sala que era simplesmente o maior celeiro formador de traders de varejo no Brasil. Até pelo preço de corretagem cobrado (um valor mínimo mensal), esta sala acaba funcionando como um filtro natural e reunia um grande número de operadores verdadeiramente consistentes. Mas, ao contrário do que você possa estar imaginando, as chances de sucesso de quem estava lá aumentavam não em razão de copiar o trade do outro. Depois de um tempo, a convivência com essas pessoas acaba gerando uma proximidade, e então você consegue aprender como elas pensam. E foi aí que percebi que os mesmos problemas que eu estava passando no meu início, eram os mesmos que aquelas pessoas já tinham conhecido quando começaram também.

De certa forma, saber que aqueles traders que eu tinha como exemplo também enfrentaram as mesmas dificuldades que eu enfrentava me deu mais confiança para acreditar no processo e persistir com o objetivo. E, logo de cara, uma coisa já me chamou atenção: a capacidade que aqueles traders tinham de reagir aos problemas que eventualmente apareciam.

Uma hora ou outra, todo munda cairá

Dependendo do tempo que você esteja atuando no mercado, você certamente passou por aquela situação em que sua perda foi maior que o planejado. No meu caso, este tipo de coisa acontecia quando um lote fora do padrão entrava contra a minha posição e eu perdia mais do que o esperado em uma operação individual. Ou quando não estava fluindo com o mercado, seja porque ele mudou e eu ainda não tinha conseguindo identificar essa mudança, ou ainda não estava com a cabeça boa e uma sequência de trades negativos fez com eu atingisse meu stop diário.

Se você ainda não passou por nenhuma desta situações, acredite: sua hora vai chegar. E vou mais além, provavelmente sua reação será como a minha: lamentar, remoer, xingar ou até mesmo por a culpa em alguém. Mas saiba que quanto mais tempo você ficar neste ciclo, mais demorada será sua recuperação, porque você estará alimentando uma conversa interior negativa que o colocará em um estado de sofrimento que não te ajudará em nada.

O que eu percebi é que enquanto eu ficava ali me remoendo, os traders mais experientes já estavam focando em resolver o problema. Enquanto eu ainda estava tentando aceitar o que havia acontecido, eles já concentravam sua energia pessoal em como voltar ao patamar de antes.

Esse tipo de atitude é o que faz um trader se erguer rápido nas quedas. Perceba que na maioria dos eventos que descrevi, a culpa não decorre diretamente do operacional do trader, mas ainda assim os vencedores assumiam a responsabilidade pelo resultado que tiveram e já iam atrás da solução.

O mercado não premia sofrimento, o mercado premia atitude

Quando digo que para você evoluir será necessário separar os conceitos de culpa e de responsabilidade, quero que você entenda que, uma hora ou outra, mesmo operando dentro do plano, você terá um resultado negativo superior àquele anteriormente previsto. São situações que fogem do nosso controle e não temos como evitá-las, não temos culpa pela sua ocorrência, mas é nossa responsabilidade agir para resolvê-las.

Um exemplo de fora do mercado que eu costumo usar é o da batida de carro. Todo mundo está sujeito a sofrer esse tipo de incidente, até mesmo o motorista que é prudente. Ele não tem culpa nenhuma da batida que sofreu, mas o que ele fará depois, isto sim é de sua inteira reponsabilidade. Percebe? Enquanto a culpa é externa, a responsabilidade é interna e muito mais poderosa, pois o seu exercício depende unicamente de nós mesmos.

E era isso que eu notava nos traders vencedores. Enquanto os outros continuavam reclamando, eles, de início também se exaltavam, mas logo em seguida já aceitavam o ocorrido e focavam na solução. O mercado não premia sofrimento, ele premia atitude.

Sugiro que quando sofrer este tipo de baque, se ainda estiver longe de seu stop diário, saia da tela e procure tomar uma água, lavar o rosto. Esse tipo de atitude costuma quebrar o ciclo da espiral negativa. Agora, se já tiver atingido o stop diário, pare de operar, procure fazer uma atividade positiva como algum tipo de exercício físico e volte apenas no dia seguinte. São atitudes assim que fazem você ficar com a mente limpa, sem a sensação ruim da perda e pronto para operar novamente.

Por fim, gostaria de ressaltar a mensagem principal deste artigo: cair, todo mundo cai. A grande diferença entre quem morre na praia e quem alcança objetivo é a capacidade de se reerguer das perdas.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes


Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.