Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosAvançadoVendi e subiu! O que devo fazer?

Vendi e subiu! O que devo fazer?

Quando um trader passa a ler o Mercado através do Tape Reading, é muito comum surgir um entusiasmo por conta das novas oportunidades que até então ele não enxergava, e agora, apoiado em variáveis de causalidade com o Mercado, ele aumenta o reportório de estratégias em seu operacional.

Normalmente, esse aumento no repertório de estratégias provém de operacionais contra o movimento prévio, em especial a absorção e a inversão de fluxo. Contudo, como nada é certo no Mercado, haverá situações em que você enxergará um cenário condicional para atuar nesses parâmetros, mas o Mercado não se desenvolverá da forma esperada e será preciso tomar uma atitude.

Mas o que você deve fazer? Stopar a posição e passar a atuar a favor do movimento, ou aguardar novo cenário condicional e operar novamente contra o movimento prévio?

Eu diria que não há certo ou errado. Esse tipo de decisão está intimamente ligado àquilo que lhe traz confiança. Entretanto, a fim de colaborar com sua decisão, vou expor aqui os critérios que utilizo quando me encontro nesse tipo de situação.

1° Critério: avalie a continuidade do movimento

A maioria dos traders já consistentes gosta de operar contra o movimento, pois nesse tipo de operação a percepção de mudança no padrão de atuação do Mercado é muito mais nítida do que nas operações a favor do rompimento. É por isso que a taxa de assertividade em operações desse tipo costuma ser mais elevada. Além disso, dias de Mercado direcional são menos frequentes.

Contudo, naquelas situações em que o Mercado ganha níveis de preços sucessivos, indo, por exemplo, do 1,00 ao 4,00 de forma ininterrupta e surge um vendedor que interrompe esse movimento prévio, são cenários claros de inversão de fluxo e você passa a ter um bom motivo para atuar vendido.

Nessa situação que descrevi, o que eu espero do Mercado é que o vendedor continue agredindo as ordens de compra e o preço volte mais 2 ou 3 ticks. Se isso não ocorrer, eu já passo a considerar que estou errado na operação e que o melhor é stopar a posição.

Contudo, só vou pensar em compra caso o ímpeto do comprador se intensifique, isto é, se quem estava comprando, ao notar a presença de contraparte, fica ainda mais agressivo em consumir liquidez na venda. Nessas condições, fica evidente a urgência do comprador e passo a considerar atuar a favor do movimento.

2º Critério: fique atento à escassez da compra

Se o primeiro critério é intensificação da agressão de compra, o segundo critério que utilizo é a escassez da atuação prévia. Para mim, não basta que o comprador apresente intensidade apenas onde surgiu contraparte, é preciso que ele continue atuando com a mesma agressividade também nos níveis de preço seguintes.

Caso isso não aconteça, eu passo a prestar atenção se a quantidade de lotes por ele comprada vai diminuindo. Quanto menor a quantidade de lote executada e quanto maior o intervalo das agressões, maiores são os sinais de que estão acabando os lotes do comprador.

Diante dessa circunstância, mantenho minha atenção na venda e aguardo aparecer um novo parceiro para novamente atuar contra o movimento prévio.

Percebe como diferenças tão sutis mudam complemente uma tomada de decisão?

É por isso que reafirmo novamente: é fundamental entender que, em se tratando de Mercado, cada momento é único e imprevisível. Não temos como adivinhar o que vai acontecer. Mas é nossa responsabilidade reagir de forma compatível com o que ele nos mostra. Só assim conseguimos trilhar um caminho vencedor no trading.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.