Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosComportamentalTécnicas de Visualização: 3º Exercício aplicado ao Day Trade

Técnicas de Visualização: 3º Exercício aplicado ao Day Trade

3º exercício – Clicar para stopar ou proteger lucro

Você leu em várias partes deste material que por melhor trader que você seja, e que por mais que leia fluxo de ordens com maestria, fatalmente, existirão operações perdedoras. Não há o que fazer para evitá-las. Nem mesmo os melhores traders do mundo, nem os melhores robôs, nem ninguém opera sem enfrentar operações perdedoras. A diferença entre o melhor trader e o pior, muitas vezes não está no método empregado, mas sim na capacidade de reconhecer o erro, limitá-lo e continuar confiante. O melhor trader do mundo possui sim operações que dão errado, mas são capazes de reconhecer e agir para limitar a perda. E mais, não sofrem com isso, pois entendem profundamente que perdas são inevitáveis.

O grande problema é que a maioria dos traders não aprende isso rápido. Muitos só enxergam a realidade quando já perderam bastante. Essa relutância em enxergar a realidade e fazer o que tem que ser feito causa prejuízos financeiros expressivos, além de sedimentar comportamento e hábito negativo na autoimagem. Uns ficam gananciosos e não se contentam a ganhar, somente o que o mercado proporciona naquele momento, enquanto outros ficam com medo de perder mais dinheiro. Ambos os comportamentos são péssimos.

A ganância faz você esperar ao máximo para ter o maior lucro possível, o que de certa forma é positivo. O problema é que quando o mercado vira contra a sua posição, você se agarra na posição e não stopa. Depois disso você já sabe o que acontece, não é?

Já o medo de operar causa bloqueio. Com medo você ficará extremante seletivo para entrar no mercado esperando um conjunto de variáveis, quase perfeito ou quase infalível, para clicar. Você vai depositar tanta expectativa no sucesso deste trade, que se ele der errado, você não aceitará que será necessário stopar. Você só entrou no mercado após estar plenamente convencido de que estaria certo. Errar não fazia parte dos planos. Você também já deve saber o que acontece quando você pensa assim. Quando o mercado vier contra a sua posição (e você sabe que vem) a perda será gigantesca.

Este exercício te ajudará a limitar o risco, se proteger de grandes perdas e garantir lucro. Se você já opera será uma ótima oportunidade de mudar os maus hábitos. Se ainda não opera será excelente que aprenda as melhores práticas desde o início.

1) Procure entrar em relaxamento físico e mental.

2) Neste exercício de visualização queremos, primeiramente, praticar mentalmente as ordens de saída para proteger lucro. É muito importante ter uma postura defensiva enquanto opera e este exercício te ajudará criar este hábito.

3) Assim como nos exercícios anteriores, visualize algumas operações em que fez o que tinha que ser feito e limitou o prejuízo. Pegue operações em que stopou no preço ou operações em que estava no lucro, mas zerou logo após ter percebido algo que indicasse que era para sair. Lembre-se do sucesso que teve em agir dessa forma e reviva os sentimentos. Reforce a ideia de que estava agindo para seu próprio bem e que fez o que tinha que ser feito, sem hesitar.

4) Se você ainda não opera ou já opera, mas possui pouca experiência com esse tipo de operação busque situações similares nos vídeos da área do aluno. Busque situações onde as operações foram zeradas ou no preço ou assim que alguma coisa motivou sair antes do alvo. Use também a sua imaginação para criar mais situações onde seria necessário zerar no preço ou a qualquer momento antes de atingir o alvo. Sinta o clique do mouse, veja a sua ordem ser executada. Torne o mais real possível.

5) A próxima etapa é imaginar-se entrando no mercado logo que o conjunto de variáveis que você define como oportunidade estiver presente. Usei várias vezes o exemplo da inversão de fluxo, portanto, continuarei com ele. Imagine que o fluxo de venda tenha se invertido para compra e que você tenha clicado para comprar (agredindo a venda) quando a fila de venda estivesse ficando bem escassa. Uma vez dentro da operação (comprado), você esperaria que entrassem mais ordens de compra.

Dei esse exemplo somente para facilitar, mas sugiro que você faça visualização com suas próprias operações passadas. Será muito mais efeito usar operações em que você, realmente, stopou.

6) A próxima coisa você deve imaginar é o mercado não se comportando como esperava, ou seja, não entraram mais ordens de compra.

7) Estar preparado para stopar é essencial. Agilidade é fator decisivo para traders ativos. Portanto, visualize-se abrindo uma boleta de saída (neste caso de venda). Veja a cor da boleta, veja a quantidade de lotes e o preço que esta nela. Quando o mercado se mover contra a sua posição e você sentir que é para stopar, clique. Veja claramente sua ordem indo ao mercado e sendo executada. Se você já opera, resgate claramente situações em que tenha stopado. Lembre-se de todos os detalhes.

Esse tipo de exercício ajuda e muito a não hesitar quando o mercado vier contra sua posição. Treinar stops mentalmente ajuda muito ter ímpeto na hora que precisar. Visualizar stops é estar preparado para o pior. Esse tipo de exercício contribui de forma muito efetiva na construção da autoimagem de um trader consistente e confiante. Lembre-se, a confiança não vem da sua capacidade de prever os movimentos de preço, mas sim da sua certeza de como reagirá com o imprevisível.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.