O que é Espiral Negativa no Day Trade e Como Evitá-la

Evite esse Erro Fatal no Day Trade!
5 de dezembro de 2014
Regularidade X Picos de Ganhos no Day Trade
15 de março de 2015

Em um dos painéis do evento ao vivo do ano passado – a ExpoTrader, eu falei sobre um tema que costuma assombrar aqueles traders que já passaram uma primeira fase de evolução e conseguem na maior parte dos dias atingir a meta.

Sabe quando você está prestes a bater sua meta diária, e de repente em uma última operação, você está tão ansioso para fechar no positivo, que o mercado não vai a favor e aqueles últimos reais que faltavam para bater a meta em um piscar de olhos se multiplicaram, só que de forma negativa?

Por exemplo: Digamos que faltavam 30,00 reais para fechar a sua meta e você perde grande parte desse valor em uma única operação, as chances são grandes de você querer recuperar e ir com tudo para próxima operação. Você pode aumentar o lote, achar oportunidades que você não entraria se não estivesse naquela situação e muitas outras.

O fato é que na maior parte das vezes, o que tinha sobrado ainda no positivo vai embora também, ou seja, você estava quase pra bater a meta e agora se encontra com um saldo negativo.

Isso é a espiral negativa!

A Espiral Negativa no Day Trade

É uma perda que te causa um desequilíbrio emocional e que te tira do estado mental adequado para operar. Em um estado desequilibrado, você vai ler o mercado de forma errada e pior, vai agir de forma errada.

Nós somos humanos e é difícil não sair do controle uma vez ou outra.  Com a prática é possível se manter em um estado de equilíbrio grande parte do tempo, mas a dica que você pode usar amanhã em seu operacional e que deve te ajudar a ficar vivo no mercado é perceber que entrou na espiral negativa (reclamar, sair do estado mental de aceitar, querer buscar perda, etc) e quando identificar isso, sair da tela por alguns minutos.

Quando você sai da tela, aquele estado mental ruim de revanche desaparece e você consegue estar mais tranquilo para ler o mercado em um estado mais favorável!

Eu sei que você vai perder várias oportunidades, mas na maior parte das vezes (especialmente enquanto você ainda não é consistente), “estar fora” do mercado certamente vai te beneficiar.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *