Jogo de ilusão no prazo – Cuidado com essa armadilha no Day Trade

Trader iniciante? Descubra por onde começar!
Trader iniciante? Descubra por onde começar!
28 de novembro de 2018
Fuja do Círculo Vicioso no Day Trade
Fuja do Círculo Vicioso no Day Trade
2 de dezembro de 2018
Jogo de ilusão no prazo - Você caiu nesta armadilha?

Antes de começar a debater o tema vou fazer algumas considerações. Este artigo foi escrito para você que olha o mercado na perspectiva de pessoa física (price taker) e com horizonte de scalping ou day trade.

Estou dizendo isso, pois os argumentos que usei podem não fazer sentido caso você seja um investidor ou mesmo um swing trader.

Então, vamos lá. Vou fazer umas perguntas e peço que você vá respondendo mentalmente, combinado?

– Há quanto tempo você esta operando?

Obs. Não se preocupe em responder certo ou errado, se preocupe em ser sincero consigo mesmo.

– Quantas vezes já mudou de estratégia?

– Esta dando certo? Ou seja, você esta satisfeito com seu resultado?

– Existe algo que você queria saber e que ainda não sabe? Se sim, como e por que você acha que isso te ajudaria?

– Por que sua estratégia haveria de dar certo um dia, se até agora não está dando?

Repare a força desta pergunta!

Tente me explicar o que falta acontecer para você começar a ganhar. Será que falta tempo? Será que falta alguma habilidade? Será que fala prática? Será que falta ímpeto? Será que falta dinheiro para por em risco?

REFLITA MUITO SOBRE ISSO!

Como eu estou escrevendo para diversas pessoas de diferentes níveis, de diferentes perfis eu não posso generalizar. Muitas vezes só te falta um empurrão para se tornar consistente. Já vi alguns casos em que traders precisaram de um “empurrãozinho” para se descobrirem nos mercados.

Entretanto, na maioria esmagadora das vezes, falta muito mais…

Na maioria das vezes percebo que as pessoas se prendem nas crenças erradas e consequentemente escolhem o caminho errado e para estas faltam mais ajustes para se tornarem consistentes.

Este artigo poderia se tornar extenso demais (aliás, somos muito criticados por fazer artigos longos, é verdade) então não vou entrar nos aspectos de porque os traders falham. Isso é pauta de outro artigo. Vou manter o foco nesse tema e vou direto ao ponto.

Para você cair no que chamamos de “ilusão do prazo” basta achar que o tempo vai resolver o seu problema de falta de consistência nos resultados.

Isso mesmo! Se você achar que o motivo pelo qual não está ganhando dinheiro é SOMENTE o prazo, você estará admitindo que esta parado esperando cair dinheiro na sua cesta.

Cuidado para não achar que o tempo não ajuda, claro que ajuda. Mas só ajuda quem esta no caminho certo e quem faz as coisas certas. O tempo só é favorável quando você tem certeza de que sua estratégia é adequada e quando você tem certeza que esta desenvolvendo as habilidades REALMENTE adequadas para operar. Não confunda as coisas. O tempo só é contra aquele que não sabe o que esta fazendo.

Mas antes de finalizar, quer um exemplo real de caminho errado?

Se por qualquer motivo, você estiver pensando que só não esta ganhando porque o mercado não esta bom para sua estratégia, você é um forte candidato a cair na ilusão do prazo. Claro que nem toda estratégia capta todo movimento de mercado, isso é normal, mas se você depositar 100% do seu insucesso à condição e à direção do mercado, certamente você está esperando que o mercado faça algo por você.

E acredite em mim. Não tem nada pior (para seu bolso e para seu emocional) do que você QUERER algo do mercado. E sabe por que?

Por que ele não vai te dar o que você quer. Você é que tem que aprender a se contentar com o que ele oferece. Essa mudança de relação com o mercado é essencial.

Pontue exatamente o que você acha que esta faltando para começar a ter resultados consistentes e implemente. Se identificou que falta agilidade, treine agilidade. Se identificar que falta ímpeto, treine/visualize ou reduza o lote até desenvolver mais ímpeto. Se identificar que olha as variáveis erradas, busque aprender sobre oque realmente faz os preços oscilarem.

Faça alguma uma coisa de cada vez, mas por favor, não fique estático esperando o tempo resolver seus problemas.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

10 Comments

  1. Newton disse:

    Onde voces enxergam que o bc está segurando o cambio?

    • Caro Newton,

      o BC segura o câmbio pelas medidas anunciadas… isso gera nova avaliação dos fundamentos do dólar e essa nova avaliação gera fluxo de ordens… Acompanhamos isso no book de ofertas e no histórico de negócios…

      A disposição.

      Att

      Equipe Scalper Trader

  2. santiago disse:

    E acredite em mim. Não tem nada pior (para seu bolso e para seu emocional) do que você QUERER algo do mercado. E sabe por que?

    Por que ele não vai te dar o que você quer. Você é que tem que aprender a se contentar com o que ele oferece. Essa mudança de relação com o mercado é essencial.
    – – – – – – – – – – – – –
    estas frases estão fazendo grande sentido agora pra mim , na ânsia de fazer minha meta a qualquer custo todos os dias , por muito tempo e muitas vezes devolvi tudo e com juros , agora!, tentando aceitar apenas o que o mercado me dá !, e pronto.
    muito bom este ponto de vista
    valeu Mestres

  3. AZ disse:

    Ola Andre, recomenda algum Forum ou Livestren para SCALPERS que tenha finalidade de discussão e aprimoramento com outros traders experientes que seja em tempo real sobre Fluxo de ordens e Leitura de fita?
    abçs e excelente artigo
    AZ

  4. Danilo disse:

    Cara eu admiro suas palavras, sua visão de mercado! Seus textos e suas analises vem diretamente ligado as idéias que temos ao longo do caminho sobre investimentos, trade. Estou estudando o seu site todo, os cursos, e cara me sinto seguro com suas idéias! Se mercado e muito emocional, eu te digo isso você tem pra caramba! Parabéns por mostrar estes conteúdos da forma apropriada, não é pra qualquer um! Um eterno professor! Scalper deveria se chamar minuto de sabedoria para Traders!

  5. Edivaldo disse:

    Essa sabedoria que vocês tem foi o motivo de eu conhecer esse mercado