O que é Trader? Entenda todos os tipos de atuação na Bolsa de Valores.

Desafios do Trader
Desafios do Trader na Bolsa de Valores
19 de março de 2019
Afinal, Existem Padrões No Mercado?
Existem Padrões ou Setups Prontos no Mercado?
9 de abril de 2019

Trader é todo e qualquer indivíduo que se engaja na transferência de ativos financeiros, para alguma instituição ou para si próprio.
Essa definição, contudo é muito ampla e podemos detalhar mais. No que tange ao aspecto profissional, é possível segmentar traders nas diferentes classes:

Traders Institucionais


Trabalham para instituições financeiras, fundos, seguradoras ou mesmo em empresas não financeiras, mas com mesa de operações ativa. Traders Institucionais possuem grau variável de autonomia, ou seja, há traders que possuem total autonomia para definir sua exposição no mercado (tamanho), bem como direção (compra ou venda) e prazo, mas também há aqueles com autonomia totalmente limitada tanto para execução de ordens, quanto para exposição e prazo.

Dentro das Instituições Financeiras há ainda duas importantes divisões:

Traders da Mesa Proprietária (Tesouraria)

Operam, exclusivamente, o capital da Instituição e, a grosso modo tomam posições que protejam e que rentabilizem sua carteira de títulos, crédito e etc. O grau de exposição ao risco (volume) depende tanto do tamanho, quanto da decisão gerencial de cada banco.

Traders da Mesa Clientes

Na maioria das vezes, operam para “travar” as operações que são fornecidas para seus clientes (médias e grandes empresas). Exemplo: quando uma empresa procura um banco para fazer um hedge cambial (proteção contra desvalorização do dólar), o banco oferece a operação para o cliente (ou seja, vende dólares no mercado futuro, via contratos de swap, etc.) e, para não assumir o risco cambial da operação, o banco faz a trava no mercado (comprando dólar futuro, neste exemplo). Esses traders costumam tomar exposição direcional no mercado menor do que traders proprietários, ou seja, a maior parte de suas operações são efetivamente “travadas”.

Traders executores de ordens (Brokers)


Apesar de muitas pessoas classificarem estes operadores como traders, a melhor definição para a atividade seria a de “broker”, ou seja, executores ordens. Na maior parte dos casos, os brokers não tomam decisão, apenas executam a ordem da forma mais eficiente. É possível, contudo, que alguns desses traders (brokers) possuam autonomia na execução das ordens, mas por decisão específica e/ou pontual de seus clientes.

Sales Trader


A melhor definição para o Sales trader é a de intermediário entre execução de ordens e relacionamento comercial com clientes. Estes profissionais mantêm relacionamento com clientes e além de oferecerem, executam tais operações. Por terem o consentimento dos clientes, os Sales Traders não assumem posições no mercado.

Trader Autônomo ou Trader Pessoa Física


É representado pelo indivíduo que opera com recursos próprios. Esta é a categoria com o maior grau de liberdade em relação às demais, pois todas as decisões, restrições, regras e objetivos são estabelecidos por somente uma pessoa: você.

É muito importante deixar claro que há poucos traders autônomos consistentes se comparado aos inúmeros traders autônomos atuantes no mercado.

Essa é a única categoria em que um Trader pode continuar atuando, mesmo que sua eficiência não seja comprovada. Por não haver avaliação de resultados e muito menos cobrança, a decisão de continuar operando, mesmo com resultados inconsistentes, é uma decisão puramente pessoal.

Prop Trader


São Traders Autônomos que passaram no processo seletivo de alguma Proprietary Trading Firm (Mesa Proprietária) e que operam capital da própria empresa. A divisão do risco e dos lucros entre a empresa e o trader depende da política de cada Prop.

Pré-requisitos para ser Trader


Excluindo o Trader autônomo, em praticamente todas as classificações anteriores há pré-requisitos bem específicos para se tornar um trader.

Como ser Trader institucional

Deve-se ter uma boa formação acadêmica, eventualmente uma extensão (MBA ou mestrado) e mostrar-se interessado pela atividade desde cedo.

É comum começarem em programas de estágio/trainee e passarem algum tempo (às vezes anos) acompanhando traders seniors na atividade, antes de efetivamente atuarem.

Esse convívio com traders seniors permite aos aprendizes entenderem e desenvolverem, gradativamente, as habilidades exigidas para o trading.

Quando conquistam o direito de atuar, o fazem de maneira progressiva, ou seja, possuem autonomia parcial e limite estreito de perda financeira.

Só dão passos adiante, ou seja, conquistam autonomia e limites operacionais mais elevados se efetivamente estiverem gerando resultados.

Como ser Broker

Seu maior ativo é a agilidade e precisão em executar as ordens. Qualidade e profundidade da formação acadêmica são apenas diferencias e não pré-requisitos.

Percebam que para desenvolver agilidade, destreza são necessários tempo e convívio com brokers veteranos.

Poderíamos discorrer sobre os pré-requisitos de todos traders, mas o mais importante aqui é passar a mensagem.

Para se tornar um trader de sucesso (do mundo corporativo) você precisa de uma boa formação, dedicação, um molde (alguém para se espelhar) e tempo para se desenvolver.

Sem uma ou mais das recomendações acima, fica praticamente impossível de se obter sucesso no trading.

Como ser Prop Trader

A primeira coisa que você precisa saber é que existem vários tipos de Prop Firms e nos EUA essa segmentação é muito clara. Algumas Props selecionam por campeonatos, outras por simulador, outras fazem processo seletivo como se fosse um canditado a emprego e investem no Trader, mas os prós e contras de cada modelo ficam para um próximo artigo.
Atualmente, existem 3 empresas de Proprietary Trading no Brasil e cada uma atua em um modelo específico, sendo que uma delas o acesso é feito por treinamento, outra seleciona traders por campeonato enquanto a terceira filtra os melhores traders por simulador.

Como ser Trader Autônomo

Diferentemente da seleção que existe em cada uma das categorias anteriores, para ser Trader Autônomo você não precisa de pré-requisito acadêmico, muito menos histórico profissional. Basta apenas um pouco de recursos financeiros e cadastro em uma corretora de valores.

Aparentemente o melhor dos mundos, não?

Infelizmente não é bem assim. Pare para pensar em quantos Traders Autônomos você conhece. Quantos efetivamente encaram o trading como profissão, como a principal profissão?

Provavelmente poucos, não é mesmo? E sabe por quê?

São várias as dificuldades em se tornar um Trader Autônomo, mas para nós o grande empecilho está na falta de criação de conhecimento de base.

Estão lembrados, no exemplo de traders institucionais, quando dissemos que o aprendizado é, dentre outros, função do convívio com traders seniors? É nessa fase que os aprendizes se moldam completamente para o trading, onde aprendem as crenças dos sêniors, a interpretarem o mercado como os sêniors interpretam, a pensarem como eles pensam e a agirem como eles agem. É nessa fase também que eles aprendem que perder e errar são características inevitáveis do trading e como devem se comportar diante de tais circunstâncias.

Como Trader Autônomo você tem a ilusão de que pode “pular” esse caminho porque é levado a pensar que trading tem relação direta com o setup que você usa/aprende.

Obviamente que setup é determinante para o resultado, mas tem coisas muito mais importantes para um aprendiz trabalhar no começo. Preparar a base é como atualizar um software em sua mente para posteriormente rodar um “novo programa”.

Essa “base” que tanto chamamos não é nada muito complexo, mas é crucial para uma evolução coerente e sustentável e por isso que disponibilizamos uma sequencia de conceitos para ajudar mais pessoas.

Então é isso aí… espero que tenha gostado!

Grande abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

PS: Um aprendizado calcado somente em replicar setups até pode gerar resultados satisfatórios no começo, mas o mercado vai mudar o comportamento e seus resultados desaparecerão de uma hora pra outra!

45 Comments

  1. Marcelo disse:

    Eu já vi esse GTS, da onde era?
    abs

    • Scalper Trader disse:

      Olá Marcelo tudo bem? Essa é minha tela da GL (plataforma da Sungard e que era a fornecedora do GTS). Depois que criaram a tecnologia de acesso DMA2 o GL foi o melhor substituto das plataformas que a bolsa fornecia. Abs Antunes

  2. MYLTON BEZNOS disse:

    To trade se traduz por comerciar, negociar.Possivelmente aí se encontra uma derivação inglesa da mesma raiz que originou o verbo trazer em português.Isto devido a origem do comércio na idade média feita por pessoas que TRAZIAM mercadorias de uma cidade para outra.Da mesma origem mediavel temos a letra de câmbio ==letra igual carta e câmbio igual troca.A letra de cambio ou a carta de troca servia para alguém que tivesse crédito com alguém distante direcionar seus haveres a favôr do portador da letra, possívelmente um trazedor,comerciante, trader, itinerante.Portanto correta sua definição ampla, pois todo participante de um mercado com o objetivo de compra e venda==não sendo portanto o consumidor final===é um trader.

  3. Ronaldo disse:

    Prezados,

    Se alguma pessoa jurídica (uma empresa não financeira) quiser me contratar (para ser seu empregado) como trader, para operar parte de seu capital (R$500.000,00, por exemplo) na bolsa de valores, é necessário que eu tenha algum tipo de certificação, como da ANCORD, por exemplo? Ou não há este tipo de exigência?

    Abraço.

  4. Elias Rodrigues disse:

    Sou profissional da área comercial (vendas/Varejo) Qual primeiro passo para ser um profissional trader consultor comercial ? Seria o trader autônomo ?

    Grato.

  5. Galileu Augusto Santos Filho disse:

    Bom dia,
    Já existem mesas proprietárias no Brasil?
    Poderia indicar algumas (as melhores)?
    Grato

  6. Murilo disse:

    Ola boa tarde!!
    Primeiramente gostaria de agradecer pela inciativa de vocês sobre as informações de trader, muito didático não se encontra nada parecido na internet vou começar agora o curso de day trade!! muito grato!!
    Qual corretora vocês me indicam pra começa a operar? que home broker utilizo?
    Obrigado

  7. Marcio de Melo e Alvim Araújo disse:

    André

    Estou iniciando o seu curso de DAY TRADE e estou adorando. Pretendo em breve me tornar um Trader Autônomo. Qual Corretora você indicaria para eu me cadastrar? Que tipo de programa (software) é preciso ter? Esse ano (2016) será realizada a EXPO TRADER 2016?

    Abraço

    Marcio

  8. Farley Ramos disse:

    Olá, os cursos gratuitos de vocÊs oferecem algum tipo de certificado?

  9. Marli Viegas disse:

    Perfeito! Gostei da matéria, bem explicado…sou trader desde 2006

  10. Rafael disse:

    Gostaria de saber se os membros da Scalper Trader operam como pessoa física ,declarando operações e recolhendo DARF em nome da PF, ou se vocês constituíram alguma PF para executar ordens na bolsa?

    Estou perguntando porque opero a 7 anos como Trader Autônomo e pensei em criar uma PF e nisso usar as operações em bolsa como receita dessa empresa.

    • Fala Rafael, tudo bem? Obrigado pelo comentário! Todos nós da equipe da Scalper Trader operamos na pessoa física e cada um recolhe e declara o seu imposto individualmente! Grande abraço!

  11. luis disse:

    Acompanho as aulas do curso inicial DAY TRADE. Está sendo meu primeiro contato com o tema e estou animado. Qual seria o próximo passo? Gostaria de uma instrução gradativa, tudo no seu devido tempo.Por hora, fico muito agradecido .

  12. Érica do Nascimento Conceiç disse:

    Agradeço o esclarecimento; de o que é trader!

  13. Luiz disse:

    Olá! Trabalho no ramo de construção mas sempre flertei coma área financeira. Há um canal direto em que possamos falar?

  14. Jaquiel Luppi disse:

    Olá, existe alguma forma de constituição de empresario Individual para Trade autônomo? Qual seria? Qual o Cnae?

  15. Caros disse:

    Muito bom!

  16. paulo moura disse:

    ola muito obrigado pelas explicações. Gostaria de saber como faço para operar com uma corretora ai do Brasil, morando fora do pais. Moro aqui no Japão, e estou começando a estudar o trader agora, ainda não fiz nenhum investimento.Obrigado pelo atendimento.

  17. Emanuel disse:

    Gostaria de saber sua opniao sobre a “atom”

    • fala Emmanuel, tudo bem? A Atom é uma mesa proprietária séria e permite que muitas pessoas operem o seu capital! Processo seletivo é um processo sério e que recomendamos para quem quer entrar no mercado com risco reduzido! Grande abraço!

  18. Antonio Jose disse:

    Tenho curiosidade no assunto…

  19. Alessandro disse:

    Boa Tarde. Agradeço desde já pelo curso. Minha pergunta é que tenho 40 anos. Vale a pena aprender essa profissão nessas alturas?…

  20. joao carlos do nascimento disse:

    li a materia e me interessei.

  21. José R. B. Marques disse:

    Oi, Bom Dia!

    Sou iniciante e estou achando muito interessante o Curso de Day Trade. E vamos em frente.

    Marques

  22. Alex Rodrigues de Oliveira disse:

    Olá Scalper Trader. Gostaria a agradecer a todo material do -CURSO GRATUITO DE INTRODUÇÃO AO DAY TRADE-,
    de excelente qualidade como também meus sinceros agradecimentos a ANDRÉ ANTUNES e ANDRÉ HANNA por acreditar, através do referido material, e , reitero, de altíssima qualidade, no desenvolvimento dos traders que sem dúvidas nenhuma, será de grande e imprescindível valia no dia a dia do trader. Sou iniciante, ainda não opero, portanto, na fase de aprendizado, porém muito interessado, claro que visando lucros, mas a cada dia mais interessado e se me permitem, apaixonado por esta brilhante carreira. O problema que enfrento é a falta de -mentoria-, o que para mim faz muita falta. Moro próximo a São José dos Campos – SP, e mesmo sendo uma cidade grande, está difícil encontrar profissional especializado, se puderem me ajudar, mais uma vez agradeço. Um forte abraço, Deus os abençoe!

    …”tenha cuidado a quem você pede conselhos. Eu recebo conselhos de pessoas que estão onde eu quero chegar” (Robert Toru Kiyosaki)

    • Fala Alex, tudo bem? Obrigado por estar aqui conosco e pelas palavras! Ficamos felizes em poder contribuir com sua evolução! Espero que o nosso material ajude sempre. Qualquer duvida nos envie e-mail para [email protected] Conte conosco em sua jornada! Grande Abraço!

  23. Idchip disse:

    Conteúdo excelente, parabéns!