Vendi e subiu! O que devo fazer?

Oportunidades no mercado de ações
Como enxergar todas as oportunidades do mercado?
20 de junho de 2019
operar day trade
Perguntas Certas ao operar Day Trade
22 de junho de 2019
Quando comprar ações

Quando um trader passa a ler o Mercado através do Tape Reading, é muito comum surgir um entusiasmo por conta das novas oportunidades que até então ele não enxergava, e agora, apoiado em variáveis de causalidade com o Mercado, ele aumenta o reportório de estratégias em seu operacional.

Normalmente, esse aumento no repertório de estratégias provém de operacionais contra o movimento prévio, em especial a absorção e a inversão de fluxo. Contudo, como nada é certo no Mercado, haverá situações em que você enxergará um cenário condicional para atuar nesses parâmetros, mas o Mercado não se desenvolverá da forma esperada e será preciso tomar uma atitude.

Mas o que você deve fazer? Stopar a posição e passar a atuar a favor do movimento, ou aguardar novo cenário condicional e operar novamente contra o movimento prévio?

Eu diria que não há certo ou errado. Esse tipo de decisão está intimamente ligado àquilo que lhe traz confiança. Entretanto, a fim de colaborar com sua decisão, vou expor aqui os critérios que utilizo quando me encontro nesse tipo de situação.

1° Critério: avalie a continuidade do movimento

A maioria dos traders já consistentes gosta de operar contra o movimento, pois nesse tipo de operação a percepção de mudança no padrão de atuação do Mercado é muito mais nítida do que nas operações a favor do rompimento. É por isso que a taxa de assertividade em operações desse tipo costuma ser mais elevada. Além disso, dias de Mercado direcional são menos frequentes.

Contudo, naquelas situações em que o Mercado ganha níveis de preços sucessivos, indo, por exemplo, do 1,00 ao 4,00 de forma ininterrupta e surge um vendedor que interrompe esse movimento prévio, são cenários claros de inversão de fluxo e você passa a ter um bom motivo para atuar vendido.

Nessa situação que descrevi, o que eu espero do Mercado é que o vendedor continue agredindo as ordens de compra e o preço volte mais 2 ou 3 ticks. Se isso não ocorrer, eu já passo a considerar que estou errado na operação e que o melhor é stopar a posição.

Contudo, só vou pensar em compra caso o ímpeto do comprador se intensifique, isto é, se quem estava comprando, ao notar a presença de contraparte, fica ainda mais agressivo em consumir liquidez na venda. Nessas condições, fica evidente a urgência do comprador e passo a considerar atuar a favor do movimento.

2º Critério: fique atento à escassez da compra

Se o primeiro critério é intensificação da agressão de compra, o segundo critério que utilizo é a escassez da atuação prévia. Para mim, não basta que o comprador apresente intensidade apenas onde surgiu contraparte, é preciso que ele continue atuando com a mesma agressividade também nos níveis de preço seguintes.

Caso isso não aconteça, eu passo a prestar atenção se a quantidade de lotes por ele comprada vai diminuindo. Quanto menor a quantidade de lote executada e quanto maior o intervalo das agressões, maiores são os sinais de que estão acabando os lotes do comprador.

Diante dessa circunstância, mantenho minha atenção na venda e aguardo aparecer um novo parceiro para novamente atuar contra o movimento prévio.

Percebe como diferenças tão sutis mudam complemente uma tomada de decisão?

É por isso que reafirmo novamente: é fundamental entender que, em se tratando de Mercado, cada momento é único e imprevisível. Não temos como adivinhar o que vai acontecer. Mas é nossa responsabilidade reagir de forma compatível com o que ele nos mostra. Só assim conseguimos trilhar um caminho vencedor no trading.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *