Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosInicianteO que é um Scalper?

O que é um Scalper?

Dentre as diversas modalidades de trading (swing trade, day trade, position trade, entre outras), o Scalping é sem dúvidas uma das estratégias mais arrojadas para operar day trade, visto que a ideia principal consiste em auferir lucro em cima das flutuações de curtíssimo prazo do mercado.

A própria tradução do nome em inglês já demonstra o apetite ao risco: o scalper é um “cambista” que busca se aproveitar de uma repentina mudança nas condições essenciais de formação do preço e assim, posicionar-se antecipadamente para aproveitar esse pequeno momento de volatilidade no mercado.

Nesse sentido, a incerteza e a divergência de opinião no mercado são as maiores aliadas de um Scalper que, na maioria das vezes, realizará diversas operações ao longo do dia, buscando pequenos ganhos, cujo somatório final trará um ganho substancial.

Pela própria natureza dessa estratégia, o scalper precisa ter uma capacidade de “ultra foco”, mantendo-se atento, sem deslizes de concentração, por bastante tempo. As janelas de oportunidade para esse tipo de operação abrem e fecham em pouquíssimo tempo (geralmente em menos de um minuto), de modo que qualquer distração pode custar caro ao scalper. Além disso, obviamente, é indispensável o acesso a uma rápida e potente plataforma de negociação, já que devido ao dinamismo da operação, até um delay de pouquíssimos segundos interferirá na rentabilidade do trade.

O que é Preciso para se Tornar Um Scalper?

Para ter sucesso no scalping, é vital para o trader ter agilidade e executar suas ordens com rapidez. Mais do que o conhecimento de mercado, a velocidade de execução das ordens é o principal diferencial entre fazer e/ou perder dinheiro no mercado.

Esse nível de execução só é atingido após o acúmulo de muitas horas de tela, momento em que o olho passa a ter velocidade o suficiente para acompanhar as rápidas mudanças no preço e assim, enxergar as oportunidades de scalping. Conforme o trader vai aumentando o percentual de assertividade em suas operações, sua confiança aumenta e ele passa a ser capaz de agir sem hesitação a cada oportunidade identificada. Nesse sentido, ressaltamos a importância do scalper drills, nossa ferramenta prática de leitura de tela assista, na formação de traders de sucesso.

Além dessa habilidade refinada de execução, o scalper, em geral, trabalha com um conhecimento fundamental: o Tape Reading.

Tivemos a oportunidade de falar em outros artigos que o Tape Reading consiste na correta leitura do fluxo de ordens do mercado. Operar em cima dessas variáveis faz o trader enxergar o que, de fato, está acontecendo no mercado, para então ter a possibilidade de atuar junto dos participantes que efetivamente estão impactando o preço. Sem dúvidas, é a atuação direcional e persistente de um grande player a causa principal de um movimento de mercado. Daí a importância de saber ler o fluxo de ordens.

Como os ganhos em cada operação são pequenos, é essencial ao scalper ter uma boa margem de acerto em suas operações (algo em torno de 80%), caso contrário, ele correrá o risco de devolver tudo aquilo que já ganhou no mercado.

Scalping Sempre Funciona?

Sabendo as características básicas dessa modalidade de trading, é natural o trader iniciante acreditar que está diante de uma estratégia imbatível. Essa impressão se dá por uma série de fatores. Vejamos:

  • O scalper se aproveita de informações restritas aos grandes players do mercado, que em geral, possuem melhores condições de análise e interpretação de dados.
  • O scalper entra e sai rapidamente do mercado, aproveitando-se de uma pequena flutuação no preço, causada por agressões persistentes em dois ou mais níveis de negociação.

Mas calma que não é bem assim. Isso porque os grandes players podem também realizar blefes no mercado, colocando uma oferta de compra ou venda “escondida”, que desorienta quem fixa a leitura de mercado somente em uma ou outra informação disponível no book de ofertas. Muitas vezes, o simples envio de uma grande ordem pode gerar um efeito “manada” no ativo, fazendo com que outros traders rapidamente se coloquem naquela mesma posição.

Outro tipo de blefe seria pendurar, simultaneamente, ofertas de compra e de venda para atrair a ponta de maior apetite naquele momento. Muitos players fazem isso para identificar qual lado está mais disposto a piorar o seu lote de execução, isto é, pagar mais caro, no caso da compra, ou vender mais barato, no caso da venda.

Mas o que fazer para evitar cair em blefes? A ideia central que você deve ter em mente é olhar para o book de ofertas como um todo, sem se prender apenas a uma ou outra oferta, e assim, buscar ter um entendimento mais preciso do que está ocorrendo no mercado. Por exemplo: para não ser enganado por ofertas “escondidas”, você pode ficar de olho no spread entre o primeiro valor de compra e o primeiro de venda que, caso seja grande demais, pode indicar uma oferta de venda de grande volume sendo executada em um preço intermediário que você ainda não percebeu olhando somente para o book de ofertas.

Como é possível perceber, mesmo tendo um conhecimento apurado de mercado e de Tape Reading, é possível cometer erros nesse tipo de operação e sair perdendo. Portanto, quem quer ser um Scalper deve, primeiro de tudo, ter em mente o desejo de desenvolver suas habilidades de atenção prolongada e leitura do fluxo de ordens até o momento em que esses comportamentos se tornem hábitos, quase tão inconscientes quanto o de respirar. 

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.