Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIntermediárioComo buscar uma perda no Day Trade?

Como buscar uma perda no Day Trade?

Como você costuma se sentir após perder em uma sequência de trade? Ou então perder mais do que o planejado em um trade específico? Pela minha experiência, certamente há uma mistura de emoções, não é mesmo? Sentimos nervosismo, falta de confiança, urgência em buscar o resultado etc.

Quando nos levamos pelo emocional, são dois os caminhos que tendemos a seguir. O primeiro seria aumentar o número de operações, não porque o Mercado esteja dando mais oportunidades, mas sim por conta da ansiedade de recuperar o financeiro perdido. São situações onde começamos a caçar operações e a fazer trades sem sentido (isto é, sem lógica operacional alguma). O objetivo deixa de ser operar bem e passa a ser simplesmente recuperar aquilo que você perdeu. Com essa mentalidade, a única certeza é de que você estará cavando a própria cova com uma pá maior.

Na minha concepção, a resposta ideal para essa situação seria questionar a qualidade da operação, de modo a se colocar novamente em um estado de neutralidade com o Mercado. Por exemplo: se você não estivesse perdendo, você realizaria uma entrada nessa condição e a este preço? Pode parecer óbvio, mas é esse tipo de indagação que te faz recuperar a consciência e voltar a operar corretamente.

 O segundo problema que o trader enfrenta quando se encontra diante de uma série perdedora nada mais é do que uma consequência do primeiro: passar a querer do Mercado. A principal característica dessa situação é o ato de pendurar lotes na tela de forma aleatória, sem nenhum critério objetivo. Sempre digo que o trading é mais reativo do que ativo. Não há a nada de errado em operar pendurando ordens, desde que essa atitude seja uma consequência daquilo que o Mercado mostrou, e não do que você gostaria que ele fizesse.

Foque no que você faz de melhor

O grande erro que percebo nos traders que se encontram nessas situações, os quais eu mesmo já cometi, é o de ficar inventando operação. Fazer operações que normalmente eles não fariam só vai piorar as coisas.

Quando nos encontramos em uma situação difícil, a melhor atitude é avaliar os danos e colocar em pauta apenas aquilo que funciona a nosso favor. Assim sendo, temos de focar apenas nos nossos cenários condicionais mais assertivos e esquecer qualquer outro tipo de operação.

Eu sei que pode soar estranho continuar aplicando aquilo que, no dia, não vem dando resultado, mas no trading é assim: aquilo que te faz perder hoje é o que te mantém vivo amanhã.

Manter sua lógica, manter aquilo que te faz consistente é o que dará segurança para seguir em frente, porque um dia de Mercado não apaga todo um histórico de resultados já construído. Ao invés de mudar de estratégia, você deve é ser mais seletivo na hora de clicar, pois o que o Mercado está mostrando é que, naquele dia específico, seus parâmetros de entrada exigirão mais relativização. Por exemplo: você opera inversão de fluxo. Isso quer dizer que, depois de um tempo lendo a tela, você sabe que quantidade de lotes negociada na ponta contrária tem força para interromper um movimento contínuo. Isso é um indicativo de entrada de parceiro. Mas em um dia de mercado direcional, será preciso que negociem um lote maior que o habitual, caso contrário não haverá impacto no preço. É esse tipo de relativização que você deve fazer.

Avalie se sua estratégia tem uma relação de causa e efeito com o preço

Já disse isso em outra oportunidade e novamente trago este assunto à tona: uma estratégia só será duradoura se tiver causalidade com o deslocamento de preço.

Por isso, é fundamental que sua estratégia esteja pautada em variáveis que realmente impactem o preço. Caso contrário, você correrá o risco de estar operando fora da realidade do mercado.

Quanto maior o grau de causalidade de sua estratégia, maior será a sua confiança. Conforme você for acumulando horas de tela, você será capaz de medir a força do movimento em cima do que essas variáveis mostrarem, o que lhe dará segurança para alongar o trade, ou mesmo entrar com um lote um pouco maior que o habitual.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes


Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.