Pesquisar
Close this search box.
[wp-notification-bell-logged-out]
[wp-notification-bell-logged-out]
Pesquisar
Close this search box.
ArtigosIniciantePor que a maioria dos Traders fracassa: DESCONTROLE

Por que a maioria dos Traders fracassa: DESCONTROLE

Recentemente, eu e minha equipe participamos de um evento de alta performance em Vitória. Depois de dias intensos em diversas atividades, era chegada a hora de voltar para casa e matar a saudade de nossas famílias.

Pois bem, é justamente na volta para casa que aconteceu o fato que contextualizará o artigo de hoje. O voo de Vitória para São Paulo transcorreu sem maiores emoções. Já tínhamos chegado em São Paulo e o avião preparava-se para pousar. Chovia pouca coisa neste dia, nada que nos preocupasse. Ao descer e se aproximar cada vez mais do solo, com todos nós já vendo as luzes da cidade, o piloto simplesmente arremeteu!

Vou te confessar uma coisa: eu morro de medo de morrer de avião. E neste dia, pude ver que não era o único… Várias pessoas rezando, gritando, as aeromoças se esforçando para controlar a situação. Foram minutos intermináveis de agonia e aflição para todos que estavam naquela aeronave.

É impossível estar 100% do tempo no controle da situação

Eu te contei essa história porque ela traz um componente direto com o que eventualmente encontramos no mercado: a imprevisibilidade. No caso daquele voo, o piloto precisou arremeter porque a pista estava molhada, e ele foi orientado a pousar em outro aeroporto. Mas para isso seria preciso pousar no Rio de Janeiro, reabastecer a aeronave e aí sim seguir para nova rota de pouso.

Quando eu e os demais passageiros ficamos sabendo dos motivos e do novo plano de voo, finalmente conseguimos chegar à tranquilidade. O problema, tanto no voo, quanto no mercado, está em não saber o que está acontecendo. São aquelas situações em que não estamos mais no controle e viramos “passageiros da agonia”

Esses são os piores momentos que podemos viver. Fazer algo ou estar em um ambiente onde não temos ideia do que acontece é, sem dúvida alguma, a pior sensação que existe, pois além da falta de controle, não temos como saber o que acontece e nem as medidas que serão tomadas por quem for o responsável pela situação.

E pra falar a verdade, só fiquei 100% tranquilo quando estava já em terra, dentro do meu carro, com as mãos no volante (o que é uma contradição, já que estatisticamente, há muito mais acidentes de carro do que de avião). Foi só nesse momento que senti estar novamente no controle de tudo.

Como ter o controle no mercado?

Seja em situações corriqueiras ou mesmo nas mais impactantes, quando temos clareza e confiança naquilo que fazemos, o domínio da situação é praticamente certo.

No mercado é a mesma coisa. Pode ter certeza que ao longo da sua trajetória no trading haverá situações em que você será pego desprevenido e o mercado virá violentamente contra a sua posição. É a partir desse instante que você mostrará o tipo de trader que é: se profissional ou amador.

Se escolher ser um bom profissional, será preciso, mais do que qualquer outra coisa, uma base sólida de conhecimentos pautada em fundamentos de mercado. Somente quem masteriza os fundamentos do trading estará preparado para reaver o controle da situação, quando for surpreendido por algo atípico no mercado.

Você pode escolher seguir dicas, chats ou até mesmo pessoas renomadas. Mas se não formar uma base sólida de conhecimentos de mercado, quando a imprevisibilidade der as caras, você sentirá o mesmo que senti quando o avião arremeteu, isto é, vai virar passageiro da agonia.

E não se esqueça de uma diferença fundamental: ao contrário do avião, a pessoa que você seguir nem sempre estará tão exposta quanto você. Quem terceiriza decisões no mercado estará arriscando o próprio dinheiro, economias suas e de suas famílias, sem ter controle algum perante a situação. É uma situação onde só você tem muito a perder, pois quem estiver dando a dica, continuará dando lucro para a instituição que o emprega e recebendo salário no fim do mês.

Portanto, dê um pequeno passo, mas um passo correto. Masterize os fundamentos e assuma de uma vez por todas o controle nas operações.

Então é isso aí… espero que tenha gostado do artigo!

Grande Abraço e Atitude Vencedora,
André Antunes


Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Mais vistos

Vire um Trader em 24 horas.
Você vai aprender os fundamentos para qualquer pessoa ganhar dinheiro fazendo Day Trade em Mini Dólar e Mini Índice.

Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da LGPD e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento. Para mais informações acesse nossa Politica de Privacidade.